Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
05 Jan, 2024 - 13:55

Dor nos seios: sinal de alarme ou normal? Saiba tudo

Catarina Milheiro

Conheça 7 das causas mais comuns para o aparecimento da dor nos seios e saiba o que fazer diante das diferentes possibilidades.

A dor nos seios pode ser causada por algumas alterações hormonais, como aquelas que surgem na menstruação, na menopausa ou até na gravidez, como consequência da utilização de medicamentos ou da troca de anticoncecional, por exemplo.

As causas podem ser várias e distintas, por isso mesmo torna-se crucial para a mulher conhecer cada uma delas e estar atenta para que não deixe passar algo que pode ser importante ou até grave para a saúde.

De uma forma geral, por norma, a dor nos seios é leve e acontece de forma periódica acabando por melhorar ao fim de uns dias. Contudo, tudo depende da causa à qual está associada e é normal que sejam observados alguns sintomas como por exemplo a saída de secreções pelo mamilo, sensação que calor ou até vermelhidão no local.

Por isso, saiba que se a dor ou algum tipo de desconforto nos seios permanecerem por mais de 15 dias ou se não parecerem estar relacionados com a menstruação ou com a menopausa, o ideal é consultar o médico para que seja possível identificar corretamente a causa e fazer-se um diagnóstico acertado.

7 causas mais comuns para o aparecimento de dor nos seios

1.

Menstruação

Antes e após a menstruação, as alterações hormonais podem provocar dor nos seios de algumas mulheres. Mas isto não significa que se trata de algo grave, ainda que seja capaz de incomodar todos os meses.

Nesse caso, é normal que a mulher sinta pequenas pontadas nos seios ou que tenha a sensibilidade aumentada, sobretudo no bico da mama. Além disto, saiba que quando a dor é leve ou moderada e dura entre 1 a 4 dias, é considerada normal.

Contudo, se durar mais de 10 dias e irradiar para o braço ou zona da axila, deverá ser avaliada por um médico.

2.

Sinal de gravidez

Sabia que os seios podem ficar mais sensíveis no início e no fim da gravidez? Tal deve-se ao facto de haver um crescimento das glândulas mamárias e da produção de leite materno.

Por isso, se suspeita que pode estar grávida, este poderá ser um dos primeiros sintomas. Para aliviar o desconforto, colocar algumas compressas mornas pode ajudar a aliviar bastante o desconforto.

3.

Menopausa

Uma das principais causas da dor nos seios é a menopausa. São várias as mulheres que dizem sentir os seios doridos ou com uma enorme sensação de calor quando estão a entrar na menopausa.

Este tipo de dor nos seios acontece porque se dão alterações nos níveis das hormonas de estrogénio e progesterona, que têm tendência para variar muito durante a primeira fase da menopausa, afetando assim o tecido mamário e causando algum desconforto.

Nestes casos, pode ajudar se optar por usar um soutien com um bom suporte e até diminuir a quantidade de cafeína ingerida por dia.

4.

Início da puberdade

Para as meninas mais novas entre os 10 e os 14 anos de idade, que se encontram a entrar na fase da puberdade, as dores no seios também podem surgir. Tal acontece porque os mesmos se começam a desenvolver e se tornam doridos.

Se for este o caso, um bom banho de água morna pode ajudar a aliviar o desconforto.

5.

Quistos mamários

Algumas mulheres têm um tecido mamário irregular, também conhecido por terem seios fibrocísticos, que podem causa dor sobretudo antes da menstruação aparecer.

Ora, este tipo de problema não está relacionado com o cancro, mas sim com a formação de nódulos nos seios que podem crescer ou desaparecer sozinhos. Aliás, quando a mulher se encontra menstruada é normal que sinta com maior facilidade este tipo de quistos, uma vez que podem estar inflamados.

Se a dor for constante e não tiver a certeza, o ideal é ser vista pelo seu médico a fim de ter um diagnóstico assertivo.

6.

Amamentação

Uma das causas mais comuns para as dores nos seios é a amamentação. Durante este período e quando os seios estão cheios de leite, é normal que fiquem mais duros e bastante doridos até. No entanto, se a dor for aguda e localizada no bico da mama, saiba que poderá significar uma fissura – algo que provoca dor intensa e até sangramento, em alguns casos.

Por isso, se a mama estiver com leite, o melhor a fazer passa por tirar o mesmo com uma bomba. E no caso de ter os mamilos muito doridos, é essencial observar muito bem a área para verificar se existe algo que possa estar a causar mastite, um problema mais grave.

Se estiver nestas circunstâncias o mais correto a fazer é ligar para o seu médico a fim de perceber o que deve ou não fazer.

7.

Alteração do anticoncecional

Sabia que ao começar a tomar ou mudar de anticoncecional pode surgir uma dor nos seios? A mesma pode até ser leve ou moderada e afeta sobretudo os dois seios ao mesmo tempo. Para além disto, não se assuste se sentir uma enorme sensação da calor nessa zona – é normal.

Experimente tomar um banho com água morna ou colocar levemente algumas compressas mornas sobre os seios – deverá sentir-se mais aliviada.

Veja também

Artigos Relacionados