ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Teresa Campos
Teresa Campos
04 Mai, 2021 - 10:33

Sesta: um hábito que pode fazer muito pela sua saúde

Teresa Campos

Existem vários benefícios da sesta para o nosso organismo, saúde e bem-estar. Perceba por que deve dormir depois do almoço.

Pai e filho a dormir a sesta

Dormir pouco pode trazer vários problemas para a nossa saúde. Diariamente, o nosso corpo dá-nos vários sinais de que precisa de descanso e de repouso, embora por vezes não saibamos interpretar corretamente esses sinais. Por isso, os benefícios da sesta são muitos, quer para crianças, quer para adultos. Além de poder ajudar a “compensar” uma noite menos bem dormida, descansar após o almoço pode tornar-nos mais produtivos e dar-nos mais energia.

Para colher o máximo de benefícios da sesta, ela não deve exceder os 30 minutos. Este período de tempo é suficiente para permitir que o organismo repouse e os neurónios do cérebro recuperem. Fique a conhecer todos os benefícios da sesta e alguns sinais de que tudo aquilo de que está a precisar é de… dormir de tarde.

4 grandes benefícios da sesta para o nosso bem-estar e saúde

Contribuir para o crescimento

Sobretudo nas crianças, o sono favorece a produção da hormona do crescimento. Por isso, a Sociedade Portuguesa de Pediatria aconselha a sesta até aos 6 anos de idade. O repouso após ao almoço pode melhorar a capacidade de aprendizagem, memorização e abstração.

Aumentar a produtividade

Uma sesta ajuda não só a recuperar do cansaço, como refresca a mente, o que pode favorecer a inteligência. Tornamo-nos mais capazes de assimilar novas informações, aumentando as nossas faculdades cognitivas.

Além disso, dormir após o almoço torna-nos mais criativos e imaginativos, protegendo o uso excessivo dos circuitos neurais. O tempo de reação, o raciocínio lógico e o reconhecimento de símbolos também são melhorados.

O corpo fica mais alerta e a capacidade produtiva aumenta. Os níveis de energia são superiores e, como tal, a eficiência no trabalho é também maior.

Dicas para comer antes de dormir

Fortalecer o coração

A sesta ajuda a combater o stress e a melhorar a saúde cardiovascular. Um repouso até 45 minutos é suficiente para diminuir os níveis de pressão arterial. Logo, a sesta é especialmente recomendada para quem sofre de hipertensão. Descansar após o almoço pode mesmo reduzir o risco de morte por doenças do coração, sobretudo em homens jovens e saudáveis.

Combater o stress

Após uma sesta de 30 minutos, é comum a pessoa sentir-me mais feliz e com mais energia. Assim, o indivíduo consegue estar mais focado e bem-disposto. Por isso, a sesta também pode motivar a prática desportiva, pois após o descanso o corpo fica com mais energia e mais predisposto para a atividade e para o exercício físico.

Deste modo, a sesta ajuda a relaxar e a diminuir os níveis de hormonas de stress presentes no organismo. Dormir após o almoço, reduz as tensões, melhora a capacidade de tolerância e controla a impulsividade.

Sono saudável
Veja também Rotinas de sono saudáveis para crianças e adultos

6 sinais de que precisa de uma sesta

Sentir fome

Não dormir o número de horas necessárias pode interferir na produção de grelina, a hormona que contribui para o surgimento da sensação de fome. Por isso, a falta de repouso pode refletir-se num aumento do apetite. Assim, fazer uma sesta ajuda a controlar a saciedade.

Ter problemas de memória

Os problemas de memória e as dificuldades de aprendizagem e de controlo de emoções podem estar associadas à falta de descanso e de repouso.

Registar problemas de concentração

Sentir dificuldades em tomar decisões; falhar na coordenação motora; e ter um tempo de reação mais demorado, pode ter origem num défice no número de horas de sono. Até a visão turva e os problemas de focagem podem surgir devido à falta de repouso.

Estar mais emotivo

Por vezes, a emotividade excessiva, as reações exacerbadas e os sentimentos, como a impaciência, a melancolia, a ira ou a raiva, podem favorecer discussões que podiam ser evitadas com algum descanso e repouso. O sono e a sesta contribuem para o melhor funcionamento do córtex frontal do cérebro, responsável pela regulação das nossas emoções.

mulher ao computador com mãos na cabeça de cansaço

Diminuir as defesas

Algumas doenças crónicas e infeciosas podem surgir quando o sistema imunitário está mais frágil e isso pode acontecer por falta de descanso. É que é durante o repouso que o organismo é capaz de restabelecer as suas defesas.

Sofrer de desequilíbrios hormonais

A instabilidade hormonal pode traduzir-se de várias maneiras, como através da flacidez da pele ou do surgimento de rugas. Por vezes, a falta de sono pode estar na génese destas manifestações.

Veja também