Assunção Duarte
Assunção Duarte
20 Jun, 2023 - 14:53

DuckDuckGo: este motor de busca não guarda histórico de pesquisas

Assunção Duarte

O DuckDuckGo é fácil de utilizar como o Google, protege a privacidade das suas pesquisas e pode surpreendê-lo fazendo-o sair da sua “zona de conteúdo”.

Motor de busca duckduckgo

DuckDuckGo é um motor de busca americano já com 13 anos no mercado. Nos últimos tempos tem assistido a um crescimento sólido na sua base de utilizadores. 

Com mais de 102 milhões de pesquisas diárias desde o início de 2021, o DuckDuckGo, dificilmente poderá ultrapassar o concorrente Google que atinge mais de 5 mil milhões de pesquisas por dia.

Mas tudo indica que é cada vez mais um jogador de peso no reino dos motores de pesquisa e que pode vir a fazer frente ao Google, Bing ou Yahoo. Fomos saber porquê.

DuckDuckGo: mais privacidade do que o Google 

Este motor de busca faz da privacidade dos seus utilizadores a sua bandeira diferenciadora no mundo dos motores de pesquisa. A empresa não guarda o histórico das suas pesquisas, não regista o endereço de IP a elas associado nem os seus logins de servidor. 

Mais ainda, não existe a necessidade de fazer qualquer conta DuckDuckGo. Ela pura e simplesmente não existe e esta é a vantagem competitiva que mais tem conquistado os utilizadores.

A outra tem a ver com o que é partilhado com os sites que visita. Quando clica num dos links sugeridos no Google, mesmo que o faça em janela de modo privado, os termos que utilizou na sua pesquisa para lá chegar são enviados para esse o site. 

Já no DuckDuckGo, é garantido que ao clicar no link que lhe interessa o acesso é feito de forma a impedir o envio dos termos que utilizou na pesquisa.

Sendo assim, os sites que visitar a partir da pesquisa do DuckDuckGo sabem que o seu computador os visitou, mas não sabem qual foi a pesquisa que fez para lá chegar. Vai ficar mais difícil “perseguirem-no” sem conseguir um perfil mais pormenorizado sobre a sua navegação.

DuckDuckGo: pode fugir da “bolha filtro” de pesquisa Google

Ao não arquivar informação sobre as suas pesquisas, o DuckDuckGo não vai criar um perfil acerca da sua vida como utilizador da internet. Isso significa que o que lhe vai devolver na pesquisa apenas dependerá das palavras que introduzir na mesma e não do seu histórico de utilização anterior. 

Dois utilizadores diferentes deverão obter exatamente os mesmos links se efetuarem a pesquisa da mesma maneira. A isto chama-se sair da “bolha filtro” que no Google nos mostra resultados diferentes dos que mostra aos outros utilizadores quando pesquisam a mesma coisa que nós.

Passado algum tempo, acabamos por começar a receber resultados reduzidos apenas aos nossos hábitos de pesquisa, a partir das mesmas fontes e muita informação interessante e importante pode estar a passar-nos ao lado. 

Homepage do DuckDuckgo

Escape à publicidade direcionada

Já todos nós nos cansámos de ser perseguidos por anúncios sobre mobília depois de termos pesquisado sobre um mesa que queremos comprar para a sala, ou de estarmos recebermos preços “estranhos” para viagens, depois de termos marcado um hotel online. Com o DuckDuckGo não existe esse risco porque não há publicidade direcionada. 

Aqui a publicidade também existe, é assim que o motor se sustenta, mas apenas relacionada com a pesquisa individual que o utilizador está a fazer a cada momento.

Se pesquisar “cabeleireiro” poderá ver anúncios relacionados com o tema, mas depois de fechar a pesquisa, esses anúncios não vão continuar a persegui-lo nos próximos dias. Isto porque o DuckDuckGo promete esquecer por completo aquilo que esteve a pesquisar.

De onde vêm os resultados da pesquisa?

À semelhança dos concorrentes, o DuckDuckGo permite pesquisar sites, imagens, vídeos, notícias, lojas e até mapas integrados com navegação fornecida pelo Apple Maps. Também apresenta resultados de dicionário e um sistema de “Respostas Instantâneas” associado à Wikipédia. 

A empresa afirma que obtém resultados de mais de 400 fontes, inclusive links mais tradicionais de vários parceiros como o Bing. Mas, como os resultados não são personalizados, o conselho é ser bastante específico na sua pesquisa para ajudar o DuckDuckGo a encontrar aquilo que procura.

DuckDuckGo: vale a pena experimentar?

Vantagens

  • Com menos hábitos de pesquisa registados, a sua pegada digital vai reduzir e os seus dados pessoais ficarão menos vulneráveis ​​a hackers ou a empresas de marketing digital
  • Com o Google estamos sempre a aceitar novos termos e condições de uso do serviço e das contas a ele associadas. No DuckDuckGo isso não acontece, quer seja utilizador no site da web ou nas aplicações que disponibiliza para iOs e Android
  • A pesquisa é mais rápida que no Google, onde as páginas são mais pesadas a carregar
  • Não há o risco das autoridades policiais ou do governo acederem à informação do DuckDuckGo porque não existe informação guardada para ser acedida.

Desvantagens

  • Se está habituado e gosta de receber resultados de pesquisa personalizados e adaptados apenas aos seus interesses, esta não é a melhor opção. Para utilizar o DuckDuckGo é preciso ficar mais ativo na pesquisa e desaprender os hábitos a que o Google o habituou.
  • Se é fã do preenchimento automático de palavras que pesquisa muitas vezes ou se conta com o histórico dos sites que pesquisou para se relembrar de conteúdos que quer guardar, talvez o DuckDuckGo não seja para si.

Mas vale a pena experimentar e começar a cruzar os dois motores nas suas pesquisas aproveitando o que o DuckDuckGo diz que atrai mais utilizadores: um motor de pesquisa útil que não é intrusivo.

Veja também