Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
18 Out, 2019 - 12:23

Saiba como eliminar o mau cheiro do frigorífico de vez!

Helena Peixoto

Neste artigo vamos partilhar os 10 mandamentos que garantem como eliminar o mau cheiro do frigorífico. Fique atento!

eliminar o mau cheiro do frigorífico

Se há coisa desagradável é abrir este eletrodoméstico para tirar algo para comer e sentir um cheiro desagradável. Até porque muitas vezes a própria comida fica contaminada com este odor. Mas então, como eliminar o mau cheiro do frigorífico?

Por mais cuidados que tenha e limpezas que faça, há sempre um ou outro descuido ou mesmo algum alimento mais forte ou mais próximo do final de validade que contaminam todo o espaço do frio com um cheiro bem desagradável. E ninguém quer maus cheiros junto a todos os alimentos que vai ingerir!

Foi por isso que decidimos preparar este guia tão útil: aprenda como eliminar o mau cheiro do frigorífico, sem que tenha de fazer grandes processos ou de comprar produtos caríssimos.

PORQUE SERÁ QUE O MEU FRIGORÍFICO CHEIRA MAL?

Uma das melhores formas de saber como eliminar o mau cheiro do frigorífico passa mesmo por descobrir o que poderá estar a causar esta odor menos agradável. Nós vamos dar-lhe algumas hipóteses que importa descartar:

  • Verifique regularmente a validade dos alimentos que tem no frigorífico e faça a limpeza do que já passaram;
  • Analise o estado de conservação dos alimentos perecíveis, como frutas e vegetais e descarte o que já não estiver em boas condições;
  • Verifique também as borrachas do frigorífico, pois muitas vezes são estas as culpadas pelo cheiro menos agradável, e limpe-as regularmente;
  • Verifique o estado das gavetas do frigorífico, sendo que por vezes acumulam pequenas quantidades de restos de alimentos que, por mais pequenas que seja, podem sempre deixar algum odor menos agradável.

10 DICAS DE COMO ELIMINAR O MAU CHEIRO DO FRIGORÍFICO

frigorífico com mau cheiro

1. Armazenamento correto

Ganhe o hábito de armazenar todos os alimentos ou refeições em embalagens ou recipientes muito bem fechados; isto evitará que os odores invadam o frigorífico, além de ajudar a preservar melhor e por mais tempo os seus alimentos.

2. Limpeza regular

Sem isto, nada feito. É mesmo essencial garantir uma higienização regular do frigorífico. Limpe regularmente todas as prateleiras e compartimentos do seu frigorífico. A melhor forma de o fazer é usando um pano limpo, humedecido com água e um pouco de detergente neutro.

3. Inspeção regular

Faça uma revisão regularmente de tudo o que tem guardado no frigorífico, para que não corra o risco de ter alimentos fora de validade ou estragados guardados. E não de esqueça de enlatados, frascos e mesmo bebidas!

4. Boa organização

Uma boa organização do frigorífico é meio caminho andado para saber como eliminar o mau cheiro do frigorífico. Garantindo que os alimentos estão sempre no local apropriado e facilmente visíveis quando precisar de os utilizar, não vai correr o o risco de se esquecer deles durante muito tempo.

5. Solução para alimentos com odor mais forte

No caso daqueles alimentos que têm odores naturalmente mais fortes (ex: queijos, peixe fresco ou vegetais como aipo), experimente deixar uma chávena com café em pó numa das prateleiras e mudar o pó de 3 em 3 dias. O pó de café absorverá os odores e deixará o seu frigorífico livre de maus cheiros.

6. Bicarbonato de sódio

Outro produto muito útil e bem natural para absorver os maus cheiros do frigorífico é o bicarbonato de sódio: coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio num recipiente e surpreenda-se com os resultados.

7. Rodelas de laranja

Em alternativa, e especialmente se for fã de citrinos, pode também cortar rodelas de laranja e espalhar pelo frigorífico. Elas, além de absorverem os maus cheiros, vão deixar um aroma agradável no seu frigorífico.

8. Água e vinagre

Na sua rotina de limpeza do frigorífico, experimente utilizar esta solução: faça uma mistura de partes iguais de água e vinagre e aplique-a com a ajuda de um pano por todas as áreas do frigorífico. Vai cheirar tão bem!

9. Carvão vegetal ativado

Sim, é verdade! O carvão vegetal ativado é uma solução natural excelente para combater cheiros menos agradáveis no frigorífico! Coloque carvão vegetal activado em pó num recipiente aberto dentro do frigorífico e vá trocando o carvão de 3 em 3 dias aproximadamente. Ele vai absorver todos os cheiros.

10. Vinagre de maçã

Todos sabemos as inúmeras utilizações possíveis do vinagre. E eliminar o mau cheiro do frigorífico não é exceção! Coloque numa panela uma medida de vinagre de maçã para cada três de água e deixe ferver. Assim que começar a borbulhar, tire-a do lume e verta para um recipiente de vidro resistente. Coloque a tigela dentro do frigorífico, feche a porta e espere quatro a seis horas. Está feito!

Com estas dicas para eliminar o mau cheiro do frigorífico conseguirá acabar de vez com aqueles momentos desagradáveis em que abrir a porta faz pensar em tudo, menos em alimentos saudáveis. Além disso, um frigorífico limpo, organizado e a cheirar bem favorece a confeção de refeições saudáveis.

Coloque já em prática estas dicas e tenha um frigorífico impecável e cheiroso.

Veja também