Luana Freire
Luana Freire
29 Abr, 2019 - 09:26
Ementa vegetariana para uma semana 100% sem carne

Ementa vegetariana para uma semana 100% sem carne

Luana Freire

Se quer aderir ao regime vegan ou, simplesmente, experimentar, siga a nossa sugestão de ementa vegetariana, só com receitas práticas.

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Trazemos-lhe uma ementa vegetariana, para uma semana descomplicada e sem carne.

Mesmo que não queira aderir por completo a este tipo de dieta, não deixe de provar estes pratos verdadeiramente deliciosos e capazes de agradar mesmo aos mais fervorosos amantes de um suculento bife. Renda-se às iguarias vegan e descubra um novo mundo, cheio de sabores, aromas e texturas maravilhosos. Se, por outro lado, pratica este regime alimentar, inove nas receitas com as nossas sugestões muito simples e fáceis de fazer.

Tipos de dietas vegetarianas e vantagens associadas

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Quase sempre, a dieta vegetariana está associada aos estilos de vida considerados como mais saudáveis. Se ainda não aderiu a este tipo de dieta e está com dúvidas sobre como funciona e como começar, chegou ao sítio certo.

A nossa primeira dica para quem quer começar é: não passe do 8 ao 80 de repente. Comece por experimentar seguir uma dieta vegetariana num dia da semana, de seguida faça o mesmo aos fins de semana e, assim, gradualmente, chegue ao ponto em que vai comer apenas produtos de origem vegetal.

Também é importante que decida, informado, qual tipo de dieta vegetariana quer seguir.

Os 5 tipos de vegetarianos:

  1. Vegan – dieta que elimina todo e qualquer alimento de origem animal, sendo guiada com base em alimentos de origem vegetal.
  2. Lacto-vegetarianos – dieta à base de alimentos de origem vegetal, mas que permite a inclusão de latcicínios.
  3. Lacto-ovo-vegetarianos – dieta vegetariana que permite comer, além dos lacticínios, também os ovos.
  4. Quasi-vegetarianos – dieta que elimina os alimentos de origem animal, mas permite o consumo de peixe, ovos e lacticínios.
  5. Semi-vegetarianos – vegetarianos que, ocasionalmente, comem carne.

Quais são, afinal, os benefícios da dieta vegetariana?

  • redução do IMC (Índice de massa corporal);
  • redução dos níveis de pressão arterial ;
  • menos colesterol mau;
  • menor risco de sofrer de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes tipo 2, alguns cancros, pedras nos rins, etc.

Ementa vegetariana: sugestões de segunda a domingo

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SEGUNDA-FEIRA

Almoço: Falafel de grão e ervas

Jantar: Hambúrguer de legumes

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TERÇA-FEIRA

Almoço: Massa integral com legumes

Jantar: Risotto de legumes

QUARTA-FEIRA

Almoço: Quiche com batata doce

Jantar: Caril vegetariano

QUINTA-FEIRA

Almoço: Hambúrgueres vegan

Jantar: Creme de inhame

SEXTA-FEIRA

Almoço: Salada de grão de bico

Jantar: Francesinha vegetariana

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SÁBADO

Almoço: Tabule oriental

Jantar: Risotto de quinoa com cogumelos

DOMINGO

Almoço: Tofu com natas

Jantar: Arroz com pinhões e amêndoas torradas

Ter um menu semanal preparado é um dos primeiros passos para dias mais organizados e com menos tempo desperdiçado a pensar o que há de fazer para almoçar ou jantar. Portanto, siga a nossa ementa vegetariana e verá que terá sempre soluções equilibradas e leves para as suas refeições diárias. Estes pratos irão deixar de água na boca mesmo os mais desconfiados relativamente a regimes alimentares mais alternativos.

Para quem estiver, ainda, a equacionar a possibilidade de aderir a este regime alimentar, é bom ficar a conhecer o movimento Meatless Mondays, que defende que deixar de comer carne durante um dia da semana não só é benéfico para a nossa saúde, como tem um impacto positivo no nosso planeta.

Pesquise um pouco mais sobre esta iniciativa e não se esqueça que os nossos hábitos alimentares são uma escolha individual, mas devem ter sempre em conta não só a nossa saúde, como a sustentabilidade dos recursos mundiais, cada vez mais escassos.

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