Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Filomena Morais
Filomena Morais
17 Jun, 2020 - 11:08

Emergências do dia a dia: como reagir e lidar com estas situações

Filomena Morais

Há emergências do dia a dia que podem surgir a qualquer momento, não sendo possível prever ou evitar. Veja como lidar com elas.

mulher com uma das emergências do dia dia mais comum: fumo a sair do forno

Há determinadas emergências do dia a dia que acontecem sem aviso, mas que deve estar preparado. São situações inesperadas e para as quais, muitas vezes, ficamos sem reação.

Aprenda a lidar com o inesperado e saiba o que deve fazer nestes momentos de “urgência” que, apesar de serem verdadeiros imprevistos que atrapalham a rotina, podem não ser muito complicados de resolver. Contudo, deve estar sempre preparado.

6 emergências do dia a dia para que deve estar preparado

mulher com corte no dedo depois de cortar legumes

Cortes ou queimaduras

Os acidentes na cozinha acontecem amiúde, e os cortes e queimaduras são os mais frequentes. Se se queimou, deve imediatamente passar a queimadura por água fria e, depois, passar um creme hidratante. Se for muito grave, contacte de imediato o 112.

No caso dos cortes ligeiros, deve desinfetar o corte com álcool ou outro desinfetante e depois cobrir o corte com um penso rápido. Se for mais profundo, deve ir de imediato para o hospital, sem esperar a ver se passa, pois essa espera pode significar contaminações e infeções difíceis de curar.

Perda de energia

Quando a eletricidade da sua casa vai subitamente abaixo e os seus vizinhos continuam a ter luz, o problema só pode ser do seu contador.

Provavelmente o disjuntor do seu quadro elétrico ter-se-á desligado. Isto pode acontecer por ter contratada uma potência inferior à que necessita, ou porque acabou de ligar algum eletrodoméstico que exigiu de mais da rede.

Assim, o ideal é ter sempre uma lanterna num sítio específico e de fácil acesso. Depois, é só abrir o quadro e voltar a ligar o interruptor principal do seu quadro elétrico.

Torneira a pingar

Ter uma torneira a pingar constantemente pode ser não apenas irritante. Sim, este problema significará um aumento significativo no consumo de água.

Ainda que o mais indicado seja chamar um canalizador, pode sempre verificar se o problema é fácil de resolver. Em primeiro lugar, desligue o passador de água referente a essa torneira; depois, desatarraxe a torneira e volte a atarraxar. Muitas vezes é sé este o problema. Consegue acreditar?

Mas, se verificar que o vedante está gasto, o melhor é mesmo chamar o canalizador.

Fumo no forno

Se um pedaço de alimento ou líquido verter da assadeira, o mais provável é que o forno se encha de fumo. Se isto acontecer e ainda estiver a cozinhar os seus alimentos, coloque uma camada generosa de bicarbonato de sódio por cima do alimento ou líquido que caiu e isso fará parar o fumo.

Depois de terminar o cozinhado, poderá lavar o forno como habitualmente.

Ovos partidos no chão

Parece simples, mas esta é uma das emergências do dia a dia que pode mesmo transtornar qualquer um. Se já deixou cair ovos ao chão, sabe que limpar é uma grande confusão. Na verdade, parece que quanto mais limpamos, mais sujamos.

O ideal é espalhar um pouco de sal por cima dos ovos partidos e esperar alguns minutos. O sal fará com que os ovos fiquem solidificados e, depois, a limpeza é muito mais rápida e eficaz.

A frigideira está a arder

Se de repente a sua frigideira começar a arder, a primeira coisa a fazer é desligar o fogão e tapar a frigideira com um testo. Contudo, se não for seguro tapar a frigideira dessa forma, sob perigo de se queimar, molhe um pano de cozinha, escorra-o e depois atire-o para cima da frigideira.

Se o caso for mais grave, e se tiver um extintor por perto pode usá-lo. Em último caso ligue para o 112 e explique bem a situação.

Se uma ou mais destas emergências do dia a dia lhe acontecer, já sabe como reagir e solucionar o problema rapidamente. Contudo, avalie sempre primeiro a situação e não hesite em chamar ajuda profissional. Por vezes pensamos ter a situação sob controlo e acabamos por agravar o problema.

É importante saber reagir e quando devemos, ou não, agir. Lembre-se que a sua forma de atuação mais segura e eficaz pode passar por chamar profissionais especializados.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].