Sofia Ramos
Sofia Ramos
22 Abr, 2018 - 00:00
Escapadinhas para o Dia da Mãe: 9 destinos perfeitos

Escapadinhas para o Dia da Mãe: 9 destinos perfeitos

Sofia Ramos

Procura escapadinhas para o Dia da Mãe? Surpreenda a sua mãe, ou a mãe dos seus filhos, com uma viagem inesperada: basta escolher o destino certo.

O artigo continua após o anúncio

As mães não são todas iguais no que diz respeito às preferências de viagens. Por isso, se procura destinos de escapadinhas para o Dia da Mãe, deixe-se guiar pelo nosso artigo, onde sugerimos um lugar diferente para cada tipo de mãe. A sua é vaidosa? É aventureira? Ou é um bom garfo? Veja as nossas propostas e Feliz Dia da Mãe!

9 escapadinhas para o Dia da Mãe, a pensar nos vários tipos de mães

Para a mãe aventureira: Marrocos

Deserto do Saara, Marrocos

Estamos a falar de escapadinhas para o Dia da Mãe, ou seja, numa viagem curta que se converta, no máximo, num fim de semana alargado. Assim, na escolha dos destinos tivemos em conta locais relativamente próximos. A nossa primeira sugestão vai para Marrocos, a pouco mais de uma hora de voo de Lisboa.

Paisagens áridas e exóticas, aromas e sabores singulares, artesanato vibrante: um destino perfeito para mães que gostam de partir à descoberta e não dizem que não a atividades emocionantes, como por exemplo fazer um tour de camelo ou moto pelo deserto ao pôr do sol, ou a deixar-se levar pela dinâmica dos coloridos mercados.

Para a mãe clássica: Paris

Haverá destino mais elegante, intemporal e romântico do que Paris? Desconfiamos. E temos a certeza de que uma viagem à cidade do rio Sena, da Catedral de Notre Dame e do Museu do Louvre, fará as delícias de uma mãe que tenha preferência pelos destinos clássicos.

Uma escapadinha não permite calcorrear toda a cidade, mas faça questão de incluir no programa visitas à Torre Eiffel, ao bairro de Montmartre e à avenida dos Champs-Élysées. De fora não podem ficar as ruas icónicas como a de St. Honoré, ou a Boulevard Haussman, onde estão as famosas Galerias Lafayette.

Para a mãe foodie: San Sebastian

Gastronomia Basca

A sua mãe não perde um programa do 24 Kitchen? É viciada em livros e revistas de cozinha? Então não hesite em escolher San Sebastián, no País Basco espanhol, para celebrar o Dia da Mãe. Aqui, há desde simples bares de tapas – ou pintxos, como os bascos dizem – onde o desfile de iguarias é estonteante, até restaurantes com estrelas Michelin.

Para além dos petiscos variados e criativos, um prato característico de San Sebastián – ou Donostia, em basco – é a “parrilla” de marisco, servida em enormes travessas nos restaurantes junto à marina. O amor dos locais pela comida é tanto, que dizem que ali quando há um casamento, o tema de conversa entre os convidados não é o vestido da noiva, mas a comida servida.

Para a mãe artista: Madrid

É na capital espanhola que se encontram alguns dos museus mais famosos do mundo, onde a pintura assume um papel especial. Assim, se a sua mãe, ou a mãe que pretende surpreender, é especialmente sensível à arte e à cultura, Madrid irá encaixar que nem uma luva.

O artigo continua após o anúncio

O triângulo cultural dourado madrileno é composto pelo Museu do Prado, pelo Centro de Arte Moderna Rainha Dona Sofia e pelo Museu Thyssen-Bornemisza. Três espaços fabulosos, a pouca distância um dos outros, onde podem ser contempladas algumas das obras de arte mais relevantes de sempre. O quadro “Guernica”, de Picasso, ou “As Meninas” de Diego Velásquez, são apenas dois exemplos.

Para a mãe ecologista: Açores

São Miguel, Açores

Está sempre a chamar a atenção para as luzes acesas, separa criteriosamente o lixo e não vai às compras sem levar os sacos de casa: eis a mãe que se preocupa com o ambiente e que irá adorar uma escapadinha nos Açores, esse santuário natural de uma beleza magnética.

São Miguel com as lagoas maravilhosas; a Terceira com os campos viçosos a perder de vista; o Faial com o imponente vulcão dos Capelinhos, ou o Pico, com a sua montanha desafiante, são apenas quatro das ilhas açorianas prontas para receber uma aventura em família inesquecível, em contacto com o melhor da natureza.

Para a mãe stressada: Porto Santo

A maior parte das mães anda sempre a correr. É o trabalho, é a casa, são os filhos e tudo o resto que se mete pelo meio. Assim, por muito calma que uma mãe possa ser, há alturas em que precisa de parar, respirar fundo e desligar-se da rotina. Nesta lista de destinos a pensar em escapadinhas para o Dia da Mãe, decidimos por isso incluir um lugar tranquilo, à beira-mar, onde os spa são excelentes.

Falamos de Porto Santo, no arquipélago da Madeira, cuja praia com nove quilómetros de areia dourada e águas calmas permite relaxar e recarregar baterias. Para além disso, a areia e as propriedades destas águas atlânticas oferecem imensos benefícios terapêuticos. Quase todos os hotéis oferecem spas e serviços de massagem e talassoterapia de elevada qualidade, onde a sua mãe vai adorar ser mimada.

Para a mãe irrequieta: Londres

Picadilly Circus, Londres

Para uma mãe que gosta de estar a par das últimas tendências e detesta estar parada, uma escapadinha à capital inglesa é a prenda ideal. Os museus e as galerias de arte têm uma dinâmica espantosa, há sempre lojas novas e apetecíveis e os mercados são sempre vibrantes e surpreendentes, mesmo que não seja a primeira vez.

E depois há os museus, as peças de teatros e os musicais, os concertos e uma vasta oferta de workshops de todo o tipo, capaz de alegrar a mais dinâmica e curiosa das mães.

Para a mãe vaidosa: Milão

Ainda nesta lista de propostas de escapadinhas para o Dia da Mãe, falamos-lhe de Milão, essa meca da moda onde ir às compras é um desporto praticado afincadamente pelas celebridades e pelas pessoas mais ricas do planeta, sobretudo na Via Monte Napoleone.

O artigo continua após o anúncio

Mas a sua mãe não precisa de ser rica para levá-la a Milão, afinal, ver as montras ainda é grátis. Nesta cidade cosmopolita do norte de Itália, há outros motivos de interesse, para além das lojas exclusivas, dos restaurantes finos e dos hotéis sofisticados. A Catedral, o Teatro alla Scalla, o Castello Sforzesco ou a Galeria Vittorio Emanuele merecem uma visita.

Para todas as mães: Aldeias do Xisto

Escapadinhas para o Dia da Mãe

Por fim, apresentamos-lhe as Aldeias do Xisto do interior da região centro de Portugal. Entre Coimbra e Castelo Branco, estas aldeias estão espalhadas pela Serra da Lousã, Serra do Açor, região do Zêzere e Tejo-Ocreza. Para aquelas mães que adoram caminhadas na natureza, passear de barco, fazer piqueniques em família ou simplesmente relaxar e aproveitar o clima solarengo do país, esta é uma excelente opção para uma escapadinha.

As aldeias têm uma excelente oferta de alojamento, praias fluviais lindíssimas, diversas atividades de lazer e entretenimento e os restaurantes da região servem o melhor da gastronomia típica. Na nova plataforma de booking das aldeias – Book in Xisto – poderá reservar uma estadia nas terras do interior com um simples clique. Espreite e Feliz Dia da Mãe!

Veja também: