Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
21 Fev, 2019 - 14:09

Esqueci-me da palavra passe do PC, o que fazer?

Luísa Santos

Se a frase ‘esqueci-me da palavra passe do PC’ já saiu da sua boca, tenha calma. Existem soluções rápidas que podem resolver o problema.

Esqueci-me da palavra passe do PC, o que fazer?

Não saber a password de acesso ao seu computador pode ser, de facto, preocupante, já que lhe impede toda e qualquer navegação – uma vez que não consegue mesmo entrar no dispositivo. Respire fundo, porque existem algumas dicas que lhe podemos dar para resolver o problema “esqueci-me da palavra passe do PC“.

Esqueci-me da palavra passe do PC: o que fazer no Windows

Cada sistema operativo tem as suas especificidades quando a questão passa pela recuperação de uma password. Falando do Windows em primeiro lugar, existem algumas tentativas que pode levar a cabo e que, idealmente, irão solucionar o seu problema.

laptop

Faça reset à password da sua conta Microsoft

Se tiver uma, claro está, já que existem utilizadores que, ainda que tenham computadores Windows, não têm uma conta Microsoft. Se esse não for o seu caso e se este tema lhe soa familiar, não perca mais tempo e aceda à sua conta Microsoft a partir de outro dispositivo (computador, tablet ou smartphone).

É importante que saiba que, antes de prosseguir para a próxima fase, deve ter um computador com Windows 8 ou 10, sendo que as versões anteriores não suportam esta funcionalidade.

Claro está que este método só funcionará se o login do seu computador for feito com o e-mail que tem associado à sua conta Microsoft. Se, porventura, utilizar um nome específico, não vai conseguir fazer este reset.

Use o seu Password Reset Disk

Ou “disco de redefinição de palavra passe”. Pode ser uma expressão longa, mas é-lhe certamente familiar se definiu um disco para este efeito antes de configurar o seu novo computador pela primeira vez. Ao ligar novamente o disco, que pode até ser uma pen USB, facilmente conseguirá recuperar a sua credencial de acesso.

Peça ajuda a outro administrador

Se não for o único administrador do seu computador, peça a essa pessoa uma pequena (grande) ajuda. Sabemos que é raro isto acontecer, mas não é de todo impossível. Havendo mais do que uma pessoa com esse atributo, o seu problema pode ser rapidamente resolvido.

Formate o sistema

Esta é a solução pela qual não quer, de todo, optar, mas que é a última que lhe sugerimos. Em situações de emergência, e se nenhuma das outras dicas ajudar, terá mesmo de limpar o sistema por completo de forma a poder aceder novamente ao seu computador.

“Esqueci-me da palavra passe do PC, e agora?” Formate o disco totalmente. Esta ação irá fazer com que tudo aquilo que tem guardado no computador desapareça por completo, não conseguindo ter mais acesso a esse conteúdo. Porém, isto também irá fazer com que configure o Windows novamente, o que lhe permite definir uma nova palavra passe.

Esqueci-me da palavra passe do PC: o que fazer no MacOS

Ainda que muitas das soluções apresentadas possam, também, ser aplicadas em computadores Apple, existem outras mais específicas que merecem igual explicação.

computador

Consulte a “dica da palavra passe”

Ou “password hint“, se tiver o computador configurado em Inglês. Se bem se lembra, teve de definir algo do género antes de usar o dispositivo pela primeira vez. Pode ser uma dica, uma expressão ou pergunta que facilmente lhe soa familiar e com a qual relaciona a palavra passe da qual não se recorda.

Para tal, basta errar três vezes a password de entrada no sistema para poder ter acesso a essa dica. Depois, só precisa de seguir estes passos:

1. Clique no símbolo da Apple, no canto superior esquerdo, e abra a “Preferências do Sistema”;

2. Entre em “Utilizadores e Grupos” e clique no cadeado para fazer alterações;

3. Carregue três vezes no botão “Desbloquear” para que a dica apareça no ecrã.

Utilize o Recovery Mode

Se já tentou várias vezes introduzir a password esquecida e se não tem qualquer dica associada à mesma, o mais seguro é recorrer ao Recovery Mode do seu Mac. Para tal, siga estes passos:

1. Desligue o computador (carregue no símbolo da Apple e escolha “Desligar”);

2. Para o ligar novamente, clique na respetiva tecla ao mesmo tempo que pressiona as teclas Comando (cmd) + R;

3. O Mac irá reiniciar, agora, em Recovery Mode e só deve soltar as teclas assim que vir a barra de loading;

4. Clique em “Utilitário de Discos” e aceda ao Terminal;

5. Escreva a expressão “resetpassword” e carregue no Enter;

6. Selecione o disco onde tem a sua conta configurada (usualmente, é a hard drive principal);

7. Escolha a sua conta de utilizador para redefinir a password;

8. Defina uma nova palavra passe e siga os passos indicados (incluindo a nova “dica de palavra passe”);

9. Guarde as alterações que fez e desligue o computador (tal como descrito no primeiro passo);

10. Volte a ligá-lo, apenas carregando no botão inicial, e introduza a sua nova credencial.

Use o Target Disk Mode

Este método só irá funcionar se tiver outro computador Apple ou conheça alguém que tenha, isto porque é possível aceder à hard drive do seu computador através de outro dispositivo da marca americana. Para tal, siga os passos abaixo:

1. Desligue o Mac (carregue no símbolo da Apple e escolha “Desligar”);

2. Ligue o seu Mac a outro através de um cabo Thunderbolt (ou um cabo Firewire, no caso do seu computador ser mais antigo);

3. Volte a ligar o seu Mac enquanto pressiona a tecla “T” ao mesmo tempo.

4. O Target Disk Mode irá iniciar e vai permitir que guarde toda a informação do seu computador pessoal.

Veja também: