Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
02 Set, 2019 - 14:38

Estocolmo: uma escapadinha de sonho ao som dos Abba

Márcio Matos

Estocolmo, capital da Suécia, é uma cidade surpreendente, cheia de encantos e carregada de história. Sempre com a banda sonora dos míticos Abba.

Estocolmo: uma escapadinha de sonho ao som dos Abba

A capital da Suécia é um destino perfeito para uma escapadinha, sendo o local ideal para tomar contacto com alguns dos aspectos mais interessantes da cultura escandinava. Estocolmo é um cidade onde história e modernidade se entrelaçam, criando uma atmosfera única, capaz de resistir a tudo. Até ao frio.

Claro que uma das grandes atrações da Suécia, e de Estocolmo, são os míticos Abba, banda que já vendeu centenas de milhões de discos e que têm direito a um notável museu na cidade. Prepare-se para uma viagem inesquecível.

Estocolmo: um excelente destino de férias

estocolmo

Muitas ilhas e meia centena de pontes, cultura, arte, educação, boa comida e muitas atividades divertidas farão com que dificilmente esqueça a sua visita a em Estocolmo. Ao percorrer a cidade, perceberá que são inúmeras as razões que fazem deste um destino muito estimulante.

Ao visitar esta cidade, é indispensável ficar a conhecer um pouco da sua história e perceber por que é tão importante valorizar as referências ao universo viking. Estas estão muito presentes em diferentes partes da cidade, seja em algumas ruas especiais, seja no museu do Vasa, seja num restaurante muito particular, chamado Aifur.

O que fazer

Um cruzeiro pode ser uma forma bem agradável de conhecer a cidade. Pode fazer o Cruzeiro Sob Pontes, que demora 2 horas, pelo Arquipélago de Estocolmo, ou optar por um cruzeiro com guia. Tem ainda a oportunidade de explorar o transporte anfíbio e assim ficar a conhecer por terra e por água boa parte das riquezas da cidade.

Uma atividade bem diferente e absolutamente original é a Estocolmo: Game Show Experience, em que poderá divertir-se com a família e os amigos. Esta proposta permite experimentar o mundo louco da televisão, repleto de luzes, adereços, campainhas e até um apresentador para tornar a experiência mais real.

Os mais corajosos, podem sempre explorar o passeio fantasma e o tour histórico (onde há espaço para serem contadas muitas estórias sobre assassinatos, mitos, mistérios, doenças, execuções e fantasmas).

Outras opções bem divertidas são o Tour de Segway ou a Excursão de Bicicleta por Estocolmo.

estocolmo

O que visitar

Estocolmo possui diversos pontos turísticos de elevado interesse, a saber:

  • Museu Nobel (dedicado ao inventor sueco Alfred Nobel, cuja maior invenção foi a dinamite);
  • Palácio de Estocolmo (pode visitar ou simplesmente admirá-lo ao cruzar a ponte Skeppsholm);
  • Museu de Arte Moderna (com obras de nomes ilustres como Picasso, Dalí, Matisse, entre muitos outros);
  • Museu do Vasa (o mais visitado da Escandinávia);
  • Museu Skansen, um museu ao ar livre construído em 1891 (é o mais antigo museu a céu aberto de todo o mundo);
  • O imperdível ABBA The Museum (dedicado à banda sueca que venceu com a música Waterloo o Festival da Eurovisão de 1974 e encantou o mundo inteiro).

Onde comer

Entre os restaurantes de Estocolmo, há um que se destaca entre os demais. A razão para tal é muito simples: esse é um restaurante que vai muito além da comida que serve, ele vale pelo seu todo, pela experiência que proporciona. Ora, esse restaurante é o Aifur, um restaurante (e bar) viking, com um ambiente encantador.

Tem também música ao vivo, o que permite passar um momento absolutamente inesquecível. Possui uma área relativamente extensa e pode receber até 150 pessoas em simultâneo. Outras boas opções para conhecer a gastronomia local são: Meatballs for the People, Lisa Elmqvist, The Flying Dog Beer Palace, Kajsas Fisk e Wedholms Fisk.

Onde dormir

Entre os 8 hotéis de cinco estrelas da cidade, destaca-se o Bank Hotel. Contudo, existem muitas opções mais acessíveis como, por exemplo, os seguintes hotéis de 4 estrelas: Radisson Blu Waterfront Hotel, Hotel Downtown Camper by Scandic, The Sparrow Hotel ou Hotel Hotel Skeppsholmen.

Estas são, apenas, algumas das muitas razões que tornam a cidade de Estocolmo numa cidade irresistível. A maior cidade sueca revela-se um destino que proporciona diferentes experiências enriquecedoras e que, por isso, constitui sempre um excelente destino.

Veja também: