Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Tatiana Carvalho
Tatiana Carvalho
09 Nov, 2017 - 07:00

6 dicas para evitar que os filhos fiquem doentes

Tatiana Carvalho

Preocupado com o frio? Veja alguns cuidados extra que pode ter para ajudar a prevenir doenças.

COVID-19 e sintomas raros em crianças

Com a chegada dos meses mais frios, chegam as preocupações dos pais com a saúde dos filhos. Aumenta o número de idas ao pediatra e o uso de remédios para gripes e constipações.

Algumas dicas podem fazer a diferença quando o objetivo é evitar que as crianças fiquem doentes, confira algumas delas.

Dicas para evitar que os filhos fiquem doentes

Evite os laticínios

placeholder-1x1

Caso a criança apareça com tosses, nariz congestionado ou uma constipação, é importante considerar a restrição do consumo de laticínios. Produtos derivados do leite podem fazer com que o muco se torne mais consistente e piorar ainda mais a tosse e a congestão nasal.

Aposte nas sopas

placeholder-1x1

A ideia de que as sopas fazem bem à saúde e ajudam a curar uma constipação não é mito. Além dos nutrientes e dos ingredientes saudáveis, a comida quente ajuda a cuidar do trato respiratório. Porém, atenção: a dica só vale para as refeições preparadas em casa já que, normalmente, as sopas que são compradas prontas possuem um alto índice de sódio e conservantes que não fazem bem aos pequenos.

Mantenha a roupa de cama lavada

placeholder-1x1

Cuidar da roupa de cama pode dar muito trabalho. No entanto, lençóis e almofadas são habitações perfeitas para os germes. Considere trocar e lavar a roupa de cama todas as semanas, principalmente se o seu filho estiver doente.

Use álcool gel

placeholder-1x1

Pense em tudo o que uma criança toca na escola, na rua, no carro. São tantos germes que fica impossível manter sempre tudo desinfetado. O uso do álcool gel não substitui a lavagem das mãos com água e sabonete, mas ainda é melhor do que não lavar de nenhuma maneira. O produto não elimina a bactéria, mas funciona como um isolamento da mesma até que a lavagem com água seja possível.

Mantenha-os ativos

placeholder-1x1

Estudos comprovam que crianças que se exercitam regularmente ficam menos doentes e, quando adoecem, os seus sintomas são menos severos. Isto não quer dizer que nos meses mais frios os filhos devam estar na rua a correr. Mas existem atividades físicas que podem sem praticadas de modo divertido, de maneira a evitar o sedentarismo.

Esqueça as bebidas com açúcar

placeholder-1x1

Bebidas açucaradas como sumos industrializados e refrigerantes não fazem mal apenas pelas calorias. Podem, também, causar obstrução nasal. Nestes casos, os sprays nasais de solução salina podem ajudar a eliminar o muco e a limpar as vias respiratórias.

Veja também: