Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
03 Mai, 2018 - 16:55

A evolução de modelos históricos para os dias de hoje: 10 carros icónicos

Júlia Rocha

O mundo automóvel está em constante mudança, aliando o caráter da 1ª geração à alta tecnologia. Veja a evolução de modelos históricos nos dias de hoje.

A evolução de modelos históricos para os dias de hoje: 10 carros icónicos

Há modelos de carros que estão na memória de todos, presos a determinados eventos, datas, acontecimentos históricos e culturais. A evolução tecnológica do mundo automóvel apanhou também estes modelos de carros icónicos, cujos traços originais são reconhecidos por todos. Torna-se interessante fazer o exercício de comparar a versão mais antiga ao modelo que conhecemos hoje. Veja a evolução de modelos históricos nos dias de hoje.

A evolução de modelos históricos nos dias de hoje: 10 carros icónicos

1. Fiat 500

Um carro bastante (re)conhecido. O original Fiat 500 começou a ser produzido no final dos anos 50, tornando-se um símbolo italiano, pequeno, mas cheio de estilo. Em 2007, regressou com um design ligeiramente diferente, mas com o mesmo sentido de estilo.

 

 

2. Ford Fiesta

São muitos os portugueses cujo primeiro carro foi um Fiesta. Um daqueles carros icónicos que toda a gente conhece, vai hoje na sua oitava geração. Começou a ser produzido em 1976 e não devem existir intenções de parar a produção. Em pouco mais de 40 anos já foram vendidos mais de 17 milhões de exemplares.

 

 

3. Opel Corsa

Na mesma linha do Fiesta, quem não se reconhece a conduzir um Opel Corsa? De certeza que não foram poucas as pessoas que confiaram neste automóvel, que começou a ser produzido em 1982. É também um dos carros mais vendidos da marca. O que é bom, não tem idade.

 

 

4. Renault Clio

Um dos modelos mais emblemáticos da marca francesa Renault, o Clio chegou ao mercado automóvel em 1990. As linhas retas que caracterizavam as primeiras gerações começaram a arredondar, mas a confiança dos condutores manteve-se. Vai hoje na quarta geração, lançada em 2012.

 

 

5. Volkswagen Golf

O primeiro Golf foi lançado em 1974 e desde logo se tornou um carro bastante popular. Um carro difícil de descrever que se enquadra em tantos cenários diferentes, desde o mais familiar ao mais desportivo. Este modelo vai hoje na sétima geração e continua a ter o mesmo caráter que num daqueles casos surpreendentes de evolução de modelos históricos nos dias de hoje.

 

 

6. Seat Ibiza

A fabricante Seat começou a produzir o Ibiza em 1984. O carro, que recebeu o nome da afamada ilha espanhola, vai hoje na quinta geração. É um carro bastante popular, que continua a ser o maior representante da sua marca.

 

 

7. Toyota Corolla

Um dos automóveis mais velhos que consta desta lista, o Corolla começou a ser produzido em 1966 e marcou a viragem para a marca japonesa Toyota. Um carro familiar bastante acessível, foi mudando durante as várias gerações, estando neste momento na sua décima primeira versão. Sim, 11 evoluções do Toyota Corolla até aos nossos dias, de um dos carros mais vendidos do mundo.

 

 

8. Porsche 911

O modelo mais conhecido da Porsche nem sempre foi como o conhecemos. A primeira versão foi lançada em 1963. O design foi-se atualizando até à sétima geração, que vemos hoje em dia a sair das fábricas.

 

 

9. Peugeot 205

Este carro tornou-se num ícone da marca do leão, quando foi lançado em 1983. Como se sabe a evolução da Peugeot faz-se também nos números e este modelo vai no atual 208. Os 200 são carros pequenos, mas potentes.

 

 

10. Honda Civic

A primeira geração dos Honda Civic, lançada em 1972 não seria reconhecida hoje em dia por muita gente. As diferenças estéticas são o que mais diferencia os modelos desde então, até à atual décima geração.

 

 

Veja também: