Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
28 Mai, 2020 - 14:01

Já pensou fazer champô em casa? Saiba como!

Catarine Martins

Fazer champô em casa pode até não ser consensual. Mas se sente curiosidade e quer experimentar algo novo para cuidar dos fios, venha daí.

Como fazer champô em casa

Numa altura em que cada vez mais pessoas procuram alternativas saudáveis, não só a nível da alimentação, mas também a nível de cosméticos, fazer champô em casa já não parece tão estranho como há alguns anos atrás.

Embora a prática não seja consensual, esta pode ser uma boa opção sobretudo para quem tem o couro cabeludo sensível ou para quem faz, frequentemente, alergias com o uso de champôs normais.

Quer seja o seu caso, quer queira apenas experimentar para ver como sente o cabelo após a lavagem com o champô caseiro, mostramos-lhe abaixo algumas receitas.

Este pode até ser um bom programa para fazer em família, e ensinar aos mais pequenos algo novo enquanto se divertem.

Fazer champô em casa: 5 receitas para experimentar já

1. Champô de abacate

Sofre com os cabelos secos e com aquele aspeto baço e sem vida? Então, vale a pena experimentar fazer este champô caseiro com abacate.

O abacate, como provavelmente saberá, é rico em lipídeos, aminoácidos e fonte de óleos naturais, apresentando uma grande variedade de vitaminas e minerais como vitamina A, E, C, K, fósforo, cobre, manganês, magnésio ou zinco. E isso traduz-se num ingrediente maravilhoso para quem procura hidratação.

Nesse sentido, por ser altamente nutritivo, promete devolver à fibra capilar a hidratação, saúde e brilho.

Ou seja, se já experimentou tudo e não vê melhoras nos cabelos, porque não criar o seu próprio champô de abacate?

2. Champô de aloé vera

Se é daquelas mulheres que acredita nos benefícios dos ingredientes naturais, vale a pena experimentar fazer este champô de aloé vera.

Pensado especialmente para quem tem cabelo fino, quebradiço ou com tendência a queda, promete restaurar os fios, devolvendo-lhe o volume e brilho.

Com efeito, o aloé vera (ou babosa), é conhecido por ajudar na produção de colagénio. E, o colagénio tem uma ação importante na fibra capilar, estimulando o crescimento saudável do cabelo.

Para além disso, o aloé vera é também rico em água e minerais, o que faz dele um excelente aliado para um cabelo forte e hidratado.

Veja abaixo o passo a passo de como fazer o champô a partir desta planta e experimente.

3. Champô de coco

Se sente os seus cabelos frágeis, secos e quebradiços e já experimentou todos os champôs que há à venda, que tal fazer o seu próprio champô em casa?

Este à base de coco, ingrediente conhecido pelo seu poder nutritivo, promete devolver aos fios de cabelo a hidratação perdida. Contudo, não é indicado para quem tenha cabelos oleosos.

Junte os ingredientes necessários, siga o tutorial e comprove a diferença por si mesma. O mais provável é nunca mais querer comprar champô.

Mulher a usar champôs para couros cabeludos sensíveis
Veja também Os 5 melhores champôs para couro cabeludo sensível

4. Champô sólido

Sabia que é possível fazer um champô sólido em casa, à base de ingredientes naturais?

Prepare-se para perder algum tempo, mas o resultado é um champô único e à sua medida, perfeito para desintoxicar o couro cabeludo.

Veja o passo a passo e, no caso de não ter algum ingrediente, pode substitui-lo por um similar.

Depois de pronto, é só usá-lo normalmente para lavar os cabelos e comprovar as melhorias por si própria.

5. Champô seco

Quer fazer champô seco em casa? Só precisa de amido de milho, pó talco e arroz.

Veja o tutorial abaixo e surpreenda-se com os resultados. Nunca mais vai precisar de comprar champô seco. Incrível, certo?

Agora que já sabe como fazer champô em casa, acabaram-se as desculpas para não ter um cabelo ainda mais bonito e saudável.

É certo que dá mais trabalho do que comprar já pronto, mas por outro lado sabe exatamente quais os ingredientes presentes no seu champô.

Preparada para lançar mãos à obra e experimentar?

Veja também