Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Tatiana Carvalho
Tatiana Carvalho
08 Jan, 2018 - 12:48

6 dicas essenciais para fazer exercício no inverno

Tatiana Carvalho

Veja tudo o que precisa de saber para fazer exercício no inverno de forma segura e confortável.

6 dicas essenciais para fazer exercício no inverno

A ideia de fazer exercício no inverno pode ser motivo de preguiça para muitas pessoas, mas a verdade é que não existe uma estação perfeita para a prática de desportos. Manter-se em movimento é sempre a melhor opção para a saúde do corpo.

6 dicas essenciais para fazer exercício no inverno

Use a roupa adequada

Roupas para o desporto possuem um design que vai além da estética: são desenhadas especificamente para cada tipo de exercício e clima. Quando considerar a roupa para fazer exercício no inverno tenha sempre em conta as condições do clima.

placeholder-1x1

Apesar de camadas de roupa isolarem o frio, num dia com mais vento, o ar gelado pode facilmente penetrar todas as camadas, e para isto seria importante considerar o uso de um casaco corta-vento, por exemplo. O mesmo vale para tecidos que absorvem humidade com mais facilidade e podem ficar gelados rapidamente.

É importante lembrar que, com temperaturas perto dos 0º centígrados, não é recomendada a prática de atividades físicas em espaços abertos.

Não deixe de aquecer o corpo

placeholder-1x1

Praticar atividades físicas ao frio sem aquecer é aumentar as probabilidades de desenvolver algum tipo de lesão muscular. A preparação é importante para que os músculos aqueçam de forma gradual.

Arrefecer é importante

Não deixe de lado o momento do arrefecimento após o exercício.

placeholder-1x1

Dê ao corpo a possibilidade de alongar de forma calma. O alongamento é muito importante, principalmente depois de fazer exercício no inverno, pois possibilita ao corpo voltar ao normal antes de entrar numa atividade sedentária, como sentar à mesa para trabalhar, por exemplo.

Proteja as mãos e a cabeça

placeholder-1x1

Grande parte do calor do corpo é perdido nas extremidades, por isso garanta sempre o uso de algum tipo de gorro ou boné, para aquecer a cabeça, e luvas para as mãos.

Uma dica: escolha materiais quentes, mas respiráveis para evitar a acumulação de suor. No caso das luvas opte por modelos com sensibilidade nas pontas dos dedos, assim não é necessário tirá-las de cada vez que quiser mudar a música no telemóvel.

Use proteção solar

placeholder-1x1

Não é porque está frio que o sol não queima e não agride a pele. Continue a usar protetor solar normalmente, mesmo no inverno.

Hidratar é essencial

Apesar de suarmos menos no inverno, não se deixe enganar: manter-se hidratado é essencial. A desidratação pode prejudicar a sua performance e fazer mal ao corpo.

placeholder-1x1

Como beber água fresca durante o inverno pode ser mais difícil, mantenha a água em temperatura ambiente dentro de casa e beba antes de sair se for necessário.

Veja também: