ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Luana Freire
Luana Freire
02 Mar, 2022 - 15:29

Como fazer o pão crescer mais rápido: 10 dicas

Luana Freire

Com estas dicas e truques, diga adeus ao pão raso, pouco fofo e espalmado. Saiba como fazer o pão crescer mais rápido e de forma eficiente.

fazer-pao-crescer-mais-rapido

Diga adeus às experiências menos felizes na cozinha no que toca à confeção dos seus pãezinhos. Quem nunca, depois de mil tentativas falhadas, acaba por desistir e acabar por optar pela padaria?

E grande parte das causas destas experiências falhadas tem a ver com o facto de o pão não crescer como devia e no tempo que devia. Mas com os truques que temos para si sobre como fazer o pão crescer mais rápido e de forma consistente, nunca mais vai querer outra coisa.

Bons cozinhados!

10 DICAS PARA FAZER O PÃO CRESCER MAIS RÁPIDO


pão caseiro fatias
1.

Dê uma “tareia” no pão!

Não é mito. Uma das dicas de ouro para saber como fazer o pão crescer mais rápido é mesmo trabalhando a massa de forma “agressiva” e durante uns bons minutos. O ideal é que bata o pão sobre uma superfície enfarinhada ou dentro de uma bacia. Mas há uma técnica: empurre a massa com a palma da mão e puxe novamente para onde ela estava.

2.

Dê tempo ao tempo

O pão precisa de tempo e cada tipo de pão reage de forma diferente. É importante que siga as indicações das receitas, mas pode haver a necessidade de se adaptar. Um pão que esteja num local onde a temperatura é mais quente é natural que cresça mais rapidamente do que num local onde está sempre muito frio. Vá observando a evolução e tenha paciência.

3.

Toalha húmida

Se quer que o seu pão cresça mais rápido, na hora de o colocar a descansar coloque uma toalha de cozinha humedecida por cima da taça. Ela deve estar levemente molhada mas não encharcada. Isto vai ajudar a criar um microclima e fazer crescer a massa mais rápido.

4.

Deixe a massa descansar

É mesmo mesmo importante deixar a massa de pão a descansar antes de a colocar a assar. Só assim ela tem tempo de crescer e de ativar as propriedades importantes para se tornar um pão saboroso, leve e arejado.

5.

Pré-aqueça o forno

Este passo é essencial para saber como fazer o pão crescer mais rápido: não o coloque num forno ainda frio! A temperatura deve estar já bem estabelecida e entre os 175ºC e 260°C, dependendo da receita que escolheu.

6.

Não abuse no sal

Sim, claro que no pão é sempre necessário colocar uma pitadinha de sal. Mas não abuse! O sal em demasia anula o efeito do fermento, sabia? Coloque a quantidade imprescindível e, de preferência, deve ser um dos últimos ingredientes a adicionar.

7.

Opte por frutos secos biológicos

Os frutos secos tradicionais têm na sua composição propriedades que funcionam de modo inverso aos fungos do fermento que fazem o pão crescer. É por isso que é preferível que opte pelas versões biológicas dos mesmos.

8.

Use fermento biológico seco instantâneo

Compre fermento biológico seco instantâneo, porque este produto é passível de ser ativado mais rapidamente. Isto não invalida, claro está, que siga todas as indicações da receita, desde bater no pão ao tempo de repouso e colocação no forno.

9.

Se usar o microondas…

Experimente colocar um copo ou taça adaptada ao microondas com 240ml de água dentro do equipamento. Aqueça-o na potência alta durante dois minutos e após esse período, junte a tigela com a massa do pão. Deixe a massa repousar cerca de 30 a 45 minutos e volte a aquecer a água novamente. Aguarde mais 15 minutos e o pão deve estar bem crescido.

10.

Se usar o forno…

A mesma técnica utilizada no microondas para saber como fazer o pão mais rápido pode ser utilizada no forno. A única coisa a alterar está no recipiente onde a coloca (que não pode ser, obviamente, um recipiente de plástico).

Veja também