Isadora Freitas
Isadora Freitas
02 Abr, 2019 - 09:24
4 destinos imperdíveis para as férias da Páscoa em Portugal

4 destinos imperdíveis para as férias da Páscoa em Portugal

Isadora Freitas

Com vontade de fazer as malas e passar a quadra pascal fora? Sugerimos-lhe aqui 4 lugares muito especiais para passar as férias da Páscoa em Portugal

O artigo continua após o anúncio

A Semana Santa é, sem dúvida, uma quadra importante em território luso, não faltando, por isso, celebrações de norte a sul do país. Aqui, deixamos-lhe uma lista feliz de destinos para as férias da Páscoa em Portugal que não só o farão escapar à rotina como também o levarão a viver tradições com significado. Escolha o seu destino de eleição, faça as malas e celebre a quadra de forma diferente e inesquecível.

4 lugares apetecíveis para visitar nas férias da Páscoa em Portugal

1. Braga

férias da Páscoa em Portugal

A Semana Santa de Braga é sentida – por quem lá vive e todos os que por lá se passeiam – com grande solenidade, sendo quase obrigatória, neste época, a visita à famosa Sé de Braga. É aqui, na catedral mais antiga do país, que têm lugar as maiores celebrações religiosas da Páscoa, como a saída das procissões e a missa do lava-pés. Aproveite também para espreitar o Tesouro da Sé, onde irá encontrar objectos de sacerdotes que por aqui passaram, e explorar dos mais bonitos lugares da cidade, pleno de história e onde é palpável a chegada da estação das flores – os Jardins e o Museu de São Martinho de Tibães. Vencedor de vários prémios de restauro arquitectónico, o Mosteiro, que inclui a Igreja de São Martinho e é hoje palco de diversos eventos, terá actividades várias para desfrutar na Páscoa. Se interessado em teatro de marionetas, visitas animadas e oficinas de doces conventuais, consulte a agenda do Mosteiro e não perca a oportunidade de fazer algo fora da caixa.

2. Óbidos

férias da Páscoa em Portugal

É difícil resistir à imagem de uma vila medieval com a luz e o carácter único de Óbidos. Situada a sul das Caldas da Rainha e protegida pela Serra do Montejunto, esta é uma vila de pequenas ruas encantadas, casas brancas com flores nas janelas e muralhas com história e histórias fantásticas nelas encerradas. É, por isso, um destino a ter em conta ao planear as suas férias da Páscoa, época em que aqui são recriados os últimos momentos da vida de Cristo. Explore as vielas de outros tempos e não vá embora sem provar a famosa ginginha de Óbidos, servida num saboroso copo de chocolate.

3. Castelo de Vide

férias da Páscoa em Portugal

A vila alentejana de Castelo de Vide é, sem dúvida, um dos lugares mais especiais para passaras as férias da Páscoa em Portugal, muito por causa da visível herança judaica, não só nas casas, mas também em pequenos detalhes do quotidiano. Aqui, a quadra vive-se numa combinação feliz entre o calendário judaico e os rituais católicos, sendo vasto o programa para a Semana Santa. Na noite de sábado, 20 de Abril, não perca a oportunidade de assistir à Vigília Pascal, em que centenas de pessoas se irão juntar no Lageado com chocalhos de várias formas e sonoridades.

Deixe-se, pois, levar pela beleza da paisagem alentejana, de onde espreita o casario branco de Castelo de Vide, e perca-se pelas ruas íngremes da vila que alberga história.

4. Fundão

férias da Páscoa em Portugal

No Fundão, terra de belíssimas e deliciosas cerejas, o ciclo de tradições pascais – a Quadragésima – é um verdadeiro ex-líbris da cidade e combina o espírito de recolhimento com diferentes actividades, como peças de teatro, concertos e exposições. Opte por calçar as botas para uma subida ao desaparecido Santuário da Senhora da Serra, poisado na Penha da Gardunha, juntar-se ao “Cinema na Paróquia” ou explorar a Feira Enogastronómica da Primavera, onde estarão reunidos, no dia 20 de Abril, diversos produtos regionais de qualidade. Perca-se ainda pelas paisagens em flor de bicicleta e espreite a obra de arte urbana de Bordalo II, feita de materiais desperdiçados, no Largo da Estação.

Veja também: