Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Isadora Freitas
Isadora Freitas
02 Out, 2018 - 00:00

10 festivais de comida de Outono na Europa a não perder

Isadora Freitas

À procura de ideias para uma escapadinha com um sabor diferente? Deixamos-lhe aqui uma lista de 10 festivais de comida de Outono na Europa.

10 festivais de comida de Outono na Europa a não perder

Com o Outono, as ruas vestem-se não só de tons quentes mas também de festivais diversos onde é celebrada a cultura dos diferentes sítios. Aqui, deixamos-lhe uma lista de alguns dos mais famosos festivais de comida de Outono na Europa, para que possa partir numa viagem feliz e, sem dúvida, deliciosa. Preapare as malas, abra o apetite e faça-se à estrada para uma aventura gastronómica.

10 festivais de comida de Outono na Europa para visitar

festivais de comida de Outono na Europa

1. Kookeet Bruges, Bélgica

29 Setembro a 1 Outubro 2018

O Kooket Bruges é um festival de comida gourmet onde mais de 100.000 visitantes todos os anos se deliciam com pratos excepcionais da autoria de 31 top chefs de Bruges e um chef convidado. A melhor parte é que, aqui, a comida – de qualidade inquestionável e preparada com produtos biológicos da região – está disponível a preços democráticos.

2. Taste Svalbard, Noruega

4 a 6 Outubro 2018

O Taste Svalbard é o festival de comida de Outono na Europa na cidade mais a Norte que irá encontrar – Longyearbyen, na Noruega. Renda-se à cultura local e aproveite para experimentar algumas das peculiaridades aqui servidas, como é o caso do paté de fígado de rena.

3. Tbilisoba, Geórgia

7 e 8 de Outubro 2018

Tbilisoba é um festival que celebra o aniversário da capital da Geórgia, Tblisi, num fim-de-semana em que o sol ainda brilha e as cores da natureza parecem combinar com o espírito festivo da cidade. Aqui, irá encontrar frutas, vegetais, queijos, churchkhela fresca (que é um delicioso doce nacional), carne assada, pão e, claro, vinho. Não faltam também peças artesanais únicas, performances de teatro, música Folk e fogo-de-artifício. Prepare a máquina fotográfica e faça-se a este país tão convidativo.

4. Festival da Ostra de Falmouth, Inglaterra

11 a 14 Outubro 2018
De quinta-feira a domingo, o Falmouth Oyster Festival, em Cornwall, é um oásis de rua no que diz respeito a marisco. Há mais para absorver do que comida, porém. Aqui, poderá assistir a um majestoso desfile e participar em diferentes competições enquanto se delicia com a especialidade óbvia do festival, a ostra.

5. Festival Nacional da Castanha, Itália

19 a 21 Outubro 2018

O Festival Nacional da Castanha em Cuneo é um dos mais importantes festivais de comida em Itália, celebrando diferentes produtos típicos da região de Piemonte – desde ravioli e panquecas a polenta e cogumelos fritos. De 19 a 21 de Outubro, o ar desta província italiana irá encher-se de aromas irresistíveis, sendo um deles o das castanhas assadas. Aqui, todos os anos são consumidos entre 25.000 e 30.000 quilogramas deste delicioso alimento. Renda-se aos sabores de Itália e aproveite para explorar as diferentes bancas de artesanato e participar em workshops, actividades culturais, exposições e concertos.

6. Festival da Salsicha Csabai, Hungria

19 a 22 Outubro 2018
Com a sua primeira edição em 1997, o Festival da Salsicha Csabai é agora uma deliciosa tradição anual na Hungria e um dos festivais de comida de Outono na Europa a não perder. Com música ao vivo e diferentes concursos, é um festival na cidade de Békéscsaba onde se poderá deliciar com as tradicionais salsichas e uma selecção de vinhos regionais.

 7. Festival da Trufa, Croácia

20 e 21 Outubro 2018
Outubro é o melhor mês para provar as trufas brancas, que são as mais caras e das mais deliciosas. A península de Ístria, na Croácia, é casa de vários petiscos gourmet mas a trufa é, sem dúvida, a sua maior estrela. De 20 a 21 de Outubro, renda-se à magia deste nobre ingrediente e participe em feiras, demonstrações culinárias, leilões e exibições que celebram a versatilidade e o sabor único da trufa.

 8. Festa da Flor do Açafrão, Espanha

27 e 28 de Outubro
Na província espanhola de Toledo, há um festival dedicado a enaltecer a importância do açafrão e da cultura da região de Castela–Mancha. A Fiesta de la Rosa del Azafrán em Consuegra é uma celebração da gastronomia, artesanato, história e tradições locais, organizada todos os anos no último fim-de-semana do mês de Outubro. Com um programa diversificado, que inclui um festival de Folk e um concurso de poesia, é o festival ideal para se render ao sabor exótico do açafrão.

9. Festival da Malagueta, França

27 e 28 Outubro 2018
Espelette é uma vila típica do País Basco, com ruas plenas de história e casas com pormenores coloridos. Aqui, o chamado piment d’Espelette faz parte do quotidiano das famílias há várias décadas e, todos os anos, no último fim-de-semana de Outubro, o seu sabor único é celebrado num festival que desafia o palato. Aproveite ainda para assistir a espectáculos de dança e concertos de música tradicional e não se esqueça de provar a pipérade, uma especialidade local de pimentos salteados, tomate e ovo.

10. Festival S.O Good, França

16-18 Novembro 2018
Outro dos festivais de comida de Outono na Europa que o farão levitar é este em Bordeaux, no sul de França. O Festival S.O Good celebra, de 16 a 18 de Novembro, a cultura regional , levando-o a provar foie gra, diferentes queijos, enchidos, vinhos e outras delícias gastronómicas feitas de forma artesanal por chefs locais.

Veja também: