Márcio Matos
Márcio Matos
22 Jun, 2018 - 11:30
9 deslumbrantes cidades medievais europeias que deve visitar

9 deslumbrantes cidades medievais europeias que deve visitar

Márcio Matos

Património exemplarmente conservado é o que pode encontrar nestas cidades medievais europeias. Se é um apaixonado por história, visite-as!

O artigo continua após o anúncio

Esqueça, por uns minutos, os paraísos tropicais e os destinos exóticos, e concentre-se no património histórico de épocas passadas que algumas cidades guardam. Agora, apresentamos-lhe 9 cidades medievais europeias que são um testemunho vivo do urbanismo, da arquitetura e da cultura da Idade Média, conservada até aos nossos dias. Dedique algum tempo à história e troque as feiras medievas por cidades medievais, onde tudo o que vir é 100% real.

9 magníficas cidades medievais europeias para visitar nas férias

Siena, Itália

Siena

Fonte: Pixabay/RossanoValeri

Siena possui algumas das mais interessantes paisagens urbanas medievais e um dos mais emblemáticos símbolos da arquitetura italiana: a Catedral de Siena. Passeie pela zona de Chianti e admire as construções do século XVII, pátios tradicionais e almoce uma deliciosa pizza feita em forno de lenha. Admire ainda as colinas e vinhas de Chianti e passeie pelo burgo, onde irá identificar traços que subsistem desde os tempos medievais.

York, Inglaterra

cidades medievais

Fonte: PxHere

Nesta cidade, poderá encontrar muralhas medievais e igrejas dignas de uma visita, como é o caso da Catedral de York. Contando com mais de dois mil anos de história, York foi, na Idade Média, um dos grandes centros de comércio do país. Explore as ruelas antigas e as casas e pubs que o levarão até a um ambiente medievo. Mas não se deixe enganar pela aparente calma, esta é uma cidade cheia de movimento e agitação.

Castle Combe, Inglaterra

Castle Combe é uma bonita aldeia medieval, situada na Grã-Bretanha, e cercada por zonas campestres, ótima para uns passeios a pé ou de bicicleta. A vila deve o seu nome a um castelo do século XII, que deve conhecer, mas saiba que bem perto há, também, a Igreja de St. Andrew que remonta aos séculos XIII e XV. Tudo merecedor de uma visita, claro.

Óbidos, Portugal

Óbidos

Fonte: Pixabay/erykpawlowski90

A vila de Óbidos é, nada mais nada menos, o presente de casamento que D. Dinis ofereceu à Rainha Isabel em 1282. Esta é uma das mais românticas cidades medievais, cheia de ruas pitorescas decoradas com buganvílias e rodeadas pelas muralhas do castelo que foi erguido no século XII. Uma casa de charme, dentro da muralha, com comércio local, artesanato, galerias e restaurantes típicos permite desfrutar do ambiente da vila medieval e do castelo e dos músicos de rua.

O artigo continua após o anúncio

Edimburgo, Escócia

Edimburgo é uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa, com ruas de pedra que lhe conferem um charme inigualável. Aqui, encontrará o Castelo de Edimburgo, construído no topo de um rochedo. É um dos castelos mais visitados – pasme-se! – no mundo inteiro. Fique alojado no centro da cidade e deslumbre-se com a vistas únicas que este burgo medieval escocês oferece.

Dubrovnik, Croácia

Além de estar classificada como Património da Humanidade, Dubrovnik tem servido de cenário a vários episódios da famosa série Game of Thrones. Para os seguidores da série, será fácil perceber do tipo de paisagens de que estamos a falar. A nossa sugestão é que procure a zona mais alta da cidade e que, a partir dela, se maravilhe com a vista sobre o burgo medieval, que fica, aliás,  a uma curta distância da praia.

Bruges, Bélgica

Bruges

Fonte: Pixabay/hpgruesen

Durante a Idade Média, Bruges foi o porto mais importante de toda a Europa, além de ser uma das cidades mais habitadas e com maior crescimento. A sua arquitetura medieval continua intacta e, por isso, merece ser visitada – de preferência de bicicleta.

Carcassonne, França

Carcassonne é uma cidade medieval, localizada dentro de uma fortaleza, e que foi reconstruída no século XIX. Esta é uma cidade cheia de história e não é por acaso que recebe milhões de turistas todos os anos. Tente ficar alojado nas imediações do centro medieval, para assim poder apreciar o casario envolvente, os jardins e os pontos turísticos “mais medievais”, como o Castelo Medieval de Carcassonne.

Praga, República Checa

praga

Praga foi um dos principais centros económicos da Europa medieval e conserva esta sua história no seu património exemplarmente conservado, de que são exemplo o centro antigo, a ponte Charles e o castelo de Praga, um dos cartões de visita da cidade.

Dublin, Irlanda

dublin

A capital irlandesa conserva ainda as suas ruas de pedra e as suas construções mais antigas que remontam à Idade Média. Um interessante exemplar é o Temple Bar: o bairro medievo mais bem conservado da cidade.

Espalhadas por toda a Europa, há cidades medievais que atestam, de forma muito evidente, esse período negro da história europeia – marcado pela fome, peste e guerra -, mas que do ponto de vista artístico e cultural teve também o seu interesse. Tenha uma lição de história ao vivo, visitando estas cidades medievais que ainda mantém o seu traço de verdadeiros burgos e onde se vai sentir como que a recuar no tempo.

O artigo continua após o anúncio

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp