ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Nuno Margarido
Nuno Margarido
06 Fev, 2018 - 10:57

FIFA 2018 ou PES 2018: qual o melhor?

Nuno Margarido

Qual é o melhor videojogo de futebol que existe, atualmente, no mercado? FIFA 2018 ou PES 2018? Descubra as diferenças.

FIFA 2018 ou PES 2018: qual o melhor?

Os verdadeiros fãs de videojogos de futebol têm dificuldades em fazer esta escolha: FIFA 2018 ou PES 2018? Qual deles o melhor? A escolha mais óbvia é: os dois.

Contudo, se o porquinho mealheiro só permitir um deles, é preciso perceber qual é o melhor. Ou, futebolisticamente falando, os melhores atributos de cada um deles.

FIFA 2018 ou PES 2018: qual escolher?

FIFA 2018 ou PES 2018? Cada um destes videojogos possui características únicas, capazes de dividir a comunidade de fãs de videojogos de desporto. Os trunfos que saltam à vista podem ajudar os jogadores na hora da decisão, mas é preciso conhecê-los para que a escolha seja a acertada.

Jogabilidade

placeholder-1x1

A jogabilidade é considerada, por muitos, o atributo principal dos videojogos e também aquele que faz toda a diferença na hora do investimento. A fidelidade dos jogos em relação à vida real e a forma como os comandos são executados é, sem dúvida alguma, um ponto essencial para cada jogador.

O PES 2018 oferece uma experiência mais fluída, mas também menos realista, o que acaba por facilitar a experiência de quem experimenta este tipo de jogos pela primeira vez. No FIFA os comandos são mais complicados de executar e a Inteligência Artificial promete dificultar bastante a tarefa aos jogadores mais virtuosos.

Gráficos

Os gráficos dos videojogos também são algo bastante importante a ter em conta, pois é aquilo que permite transportar o jogador “para dentro” do jogo. Aqui, não há discussão possível: o FIFA recolhe a preferência dos utilizadores neste campo, com uma maior atenção aos detalhes em tudo o que diz respeito ao jogo.

Licenças

Esta tem sido uma das maiores batalhas dos dois videojogos nos últimos anos. Uma luta que o FIFA sempre soube dominar, uma vez que possui acordos com as principais ligas europeias e com muitos dos clubes mais importantes do mundo.

placeholder-1x1

Modos de jogo

O PES 2018 tem fortes argumentos neste campo com o modo Master League, que permite controlar um clube tanto dentro como fora do campo, e com o modo Rumo ao Estrelato, que permite controlar uma estrela em ascensão ou uma estrela do futebol mundial. No FIFA, o modo Ultimate Team continua a ser um verdadeiro sucesso, enquanto a inclusão do futebol feminino começa a dar os primeiros passos.

Online

Ambos os jogos oferecem experiências bastante satisfatórias no que diz respeito ao jogo online, até porque, com a atual velocidade da internet, já não faz sentido jogarmos apenas com quem está no mesmo sofá que nós.

Numa época em que os eSports começam a ganhar cada vez mais preponderância, nada como experimentar ambos os jogos para perceber qual o melhor. A luta, porém, parece estar a ser vencida pelo FIFA e em Portugal também já se joga desta forma.

Veja também: