Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
15 Fev, 2019 - 11:32

10 filmes para quem é fashionista: criatividade, moda e estilo

Márcio Matos

Conheça quais são os melhores filmes para quem é fashionista e fique a par das cores, criatividade, estética e design que marcam as tendências da moda.

10 filmes para quem é fashionista: criatividade, moda e estilo

Consideram-se filmes para quem é fashionista, películas que permitem dar a conhecer um pouco de um universo no qual a criatividade, as cores, a estética e a beleza são o grande propósito e, por isso, adquirem um justo protagonismo. Renda-se a filmes para quem é fashionista de grande beleza e que mostram o mundo da moda, tal como ele é, sempre com muito sentido de humor.

10 filmes para quem é fashionista: a moda retratada pela sétima arte

1. Prêt-à-Porter (1994)

O primeiro dos filmes para quem é fashionista que lhe apresentamos foi realizado e escrito  por Robert Altman, juntamente com Barbara Shulgasser, esta película é protagonizada por duas atrizes que deixam a sua marca na história do cinema: Sophia Loren e Julia Roberts. A trama decorre em Paris, cidade de referência no universo da moda, durante a Semana do Prêt-à-Porter, ou seja, do pronto-a-vestir.

A inesperada morte do Chefe do Conselho da Moda de Paris, Olivier de la Fontaine, leva a uma série de acontecimentos imperdíveis. Naomi Campbell, Adriana Karembeu, Claudia Schiffer e Linda Evangelista emprestam toda a sua beleza e elegância a esta película imperdível, especialmente para todos os amantes da moda.

2. Zoolander (2001)

Ben Stiller e Owen Wilson são uma dupla de sucesso de Hollywood e repetem neste filme a partilha de protagonismo que experimentaram noutras películas. Stiller é, também, o realizador deste filme. A lista de bons atores a integrar o elenco é extensa e conta com nomes como os de Christine Taylor, Will Ferrell, Milla Jovovich, David Duchovny, Jon Voight, Donald Trump, Christian Slater.

A película aborda o universo da moda e dos modelos de uma forma cómica. Nomes como os do estilista Tommy Hilfiger, do designer de moda americano Tom Ford ou, mesmo, das míticas modelos Heidi Klum e Claudia Schiffer contribuem para dar uma visão mais real do universo fashion que, neste caso, consegue arrancar umas quantas gargalhadas ao espectador.

3. De Repente, Já nos 30! (2004)

Esta comédia original e enternecedora foi realizada por Gary Winick e tem em Jennifer Garner, Mark Ruffalo, Judy Greer as estrelas do cartaz. Trata-se de um verdadeiro conto de fadas para adolescentes em que, de repente, uma menina de 13 anos surge como uma adulta de 30 anos, a trabalhar numa revista de moda e com grandes responsabilidades na determinação da estética da revista. As peripécias são mais que muitas, como se pode imaginar…

4. Marie Antoinette (2006)

Sofia Coppola é uma realizadora de sucesso que conta com bons filmes. Entre eles, está este Marie Antoinette que conta com Kirsten Dunst, Jason Schwartzman e Rip Torn nos principais papéis. Esta é uma versão mais pop da rainha que assumiu o trono, ainda na sua adolescência. Uma jovem austríaca que com 14 anos casa com o delfim de França e sofre com o contexto da época. Aparentemente com o mundo aos seus pés, Antoinette acaba por viver num universo frívolo e num ambiente hostil, no qual é recebida, aquando da chegada à corte. Toda a estética do filme é interessante e as roupas possuem grande protagonismo.

5. O Diabo Veste Prada (2006)

Um elenco de luxo onde brilham nomes como os de Anne Hathaway, Meryl Streep e Adrian Grenier. O realizador é David Frankel e ele convida-nos a entrar no universo da moda e das revistas da área.

Miranda Priestly (Meryl Streep) é uma poderosa e arrogante editora de uma revista internacional de moda de enorme relevo, enquanto Andrea Sachs é uma jovem inocente, desinteressada por este universo, e que entra para um mundo completamente novo e, ao princípio, nada meigo para ela.

6. Sexo e a Cidade (2008)

Sarah Jessica Parker (S.J.P.), Kim Cattrall, Cynthia Nixon e Kristin Davis são quatro atrizes que marcaram uma geração. Primeiro com a série homónima que granjeou     imenso sucesso e, posteriormente, com os filmes.

Michael Patrick King é o realizador do Sexo e a Cidade. Carrie Bradshaw (S.J.P.) é escritora e autora de uma coluna de sucesso que tem na moda a sua obsessão. As roupas e os sapatos escolhidos são sempre destacados, num filme com uma estética muito própria e onde a roupa e os acessórios são tema e foco constante.

7. Louca por Compras (2009)

O nome deste filme realizado por P.J. Hogan pode não dizer tudo sobre o filme, mas certamente revela muito do que nele poderá encontrar. Isla Fisher, Hugh Dancy, Krysten Ritter são algumas das estrelas que poderá ver nesta película.

Becky Bloomwood é uma jovem louca por compras e moda, que devora revistas de moda e adora perder-se no impulso de compras de produtos que lhe dão apenas uma felicidade momentânea. Tem o sonho de trabalhar para uma revista de moda conhecida internacionalmente. Será que irá conseguir?

8. Coco Avant Chanel (2009)

Filme realizado por Anne Fontaine, ele tem no seu elenco os seguintes atores: Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde e Alessandro Nivola, entre outros. Este é um filme sobre a vida e a obra de uma pessoa talentosa e conta o percurso de uma jovem talentosa, antes de esta se tornar na famosa estilista francesa Gabrielle Coco Chanel, criadora de um autêntico império no mundo da moda.

9. O Grande Gatsby (2013)

Leonardo DiCaprio é a principal estrela deste filme realizado por Baz Luhrmann. Outros protagonistas como Carey Mulligan e Joel Edgerton também contribuem para o sucesso desta película, recheada de boas performances.

Nesta produção, a juventude da elite de Nova Iorque exibe o seu luxo, elegância e riqueza. Jay Gatsby é um misterioso milionário que leva uma vida invejada por muitos e onde as melhores roupas e jóias estão, naturalmente, presentes.

10. A Modista (2015)

O último dos grandes filmes para quem é fashionista que lhe sugerimos conta com a grande estrela de Titatic, Kate Winslet, também protagonista deste filme de Jocelyn Moorhouse. Esta película, que tem outros atores de relevo como Judy Davis, Liam Hemsworth e Hugo Weaving, explora a vida da sofisticada Myrtle Tilly, uma mulher bem-sucedida, conhecedora dos segredos da alta-costura que regressa à pequena cidade australiana onde nasceu. Um filme onde a vingança possui grande estilo…

Veja também: