ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
23 Nov, 2020 - 19:59

Fisco alerta: SMS dando conta de reembolso de 105 euros é fraudulenta

Ekonomista

Autoridade Tributária alerta para mensagens falsas enviadas em seu nome com o intuito de “convencer” o destinatário a aceder a páginas maliciosas.

Homem a ver SMS no telemóvel

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alerta, numa nota no Portal das Finanças, para o envio de SMS falsas em seu nome, nas quais é pedido que se carregue em links para obter o reembolso de impostos no valor de 105 euros. “Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas”, avisa.

O objetivo é “convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”, sendo que este “em caso algum deverá efetuar essa operação”, explica a AT.

Na mesma nota, são apresentados ainda alguns exemplos do conteúdo destas mensagens. “Reembolso de 150 euros para si”, pode ler-se logo no início de uma delas seguido de “clique aqui para aceder ao reembolso”.

Se recebeu uma mensagem deste tipo deve ignorá-la e apagá-la. A Autoridade Tributária e Aduaneira recomenda, a este propósito, a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática, também disponível no Portal das Finanças.

Veja também