ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
09 Fev, 2021 - 12:07

Já pode registar faturas com código QR na nova app oficial e-fatura

Ekonomista

Fisco lança nova aplicação que permite aos contribuintes fazer o registo imediato de faturas por código QR ou consultar as deduções acumuladas.

Mulher a registar faturas através da nova app e-fatura

A Autoridade Tributária e Aduaneira anunciou esta terça-feira, num comunicado enviado à imprensa, que a nova aplicação oficial e-fatura já está disponível para download nas App stores para Android e iOS.

A nova aplicação visa descomplicar a tarefa de registo de faturas e colocar mais uma ferramenta útil nas mãos do contribuinte. Permite proceder ao registo imediato de faturas através da leitura de código QR, classificar as faturas emitidas com o seu número de identificação fiscal (associá-las ao tipo de dedução a que correspondem em sede de IRS) e ficar a par do montante de benefícios acumulados com as faturas.

“O lançamento desta App é mais um passo para promover a digitalização e a simplicidade no relacionamento entre os contribuintes e a Administração Fiscal”, refere o Ministério das Finanças na nota.

A nova aplicação surge num momento em que se começam a aproximar-se datas relevantes para a preparação do processo de entrega da declaração anual do IRS, nomeadamente:

  • Até 15 de fevereiro: registar ou atualizar os dados sobre o agregado familiar;
  • Até 25 de fevereiro: proceder ao registo ou confirmação das faturas emitidas em 2020 bem como a resolução de pendências.
Veja também