Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
23 Set, 2020 - 16:02

Fragas de São Simão: o espetacular passadiço que não pode perder

Márcio Matos

As Fragas de São Simão têm uma série de encantos para explorar. Um verdadeiro paraíso em Figueiró dos Vinhos, que conta agora com um imponente passadiço.

Passadiço nas Fragas de São Simão

Cravadas no coração de uma das fantásticas aldeias do xisto, as fragas de São Simão constituem um paraíso natural que todos os anos vai conquistando adeptos. Agora, para que a experiência seja ainda mais completa, está prestes a ser inaugurado um espetacular passadiço que convida a uma caminhada entre o verde da vegetação e a dureza das pedras.

As fragas de São Simão ficam em Figueiró dos Vinhos, mais concretamente junto às aldeias de Casal de São Simão e da Ponte de São Simão. Entre as fragas, fica uma praia fluvial, uma das principais atrações deste destino.

Contudo, nas imediações há muito para ver e fazer. Além dos desportos radicais que pode fazer junto às fragas de São Simão, há trilhos pedestres para percorrer e património local para descobrir. Usufrua da Natureza no seu estado mais puro!

Fragas de São Simão: um segredo bem guardado

Miradouro nas Fragas de São Simão

Estas fragas ficam em Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos. Pelo caminho, passará pela água da ribeira de Alge, que fica a caminho do Zêzere, e é absolutamente cristalina, sendo possível observar tudo o que esta ribeira guarda nas suas profundidades.

A paisagem é verdejante, marcada pelos loureiros e sobreiros que dão à serra um aroma único. É por aqui que chega à serra da Lousã. Aí há um miradouro através do qual é possível admirar os mais belos cenários envolventes.

Passadiço de São Simão

Da responsabilidade da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, e com um investimento superior a 350 mil euros, o novo passadiço vai permitir ligar a aldeia, a praia fluvial e o miradouro, criando um canal único para a fruição de toda a envolvente.

Este passadiço será complementar ao espetacular Caminho do Xisto do Casal de São Simão. Este caminho pedestre desenvolve-se na envolvente da aldeia, passa pelas Fragas de São Simão e respetiva praia fluvial, pelas povoações de Além da Ribeira, Ponte do Brás Curado e Saonda.

Ao longo das Ribeiras de Alge e do Fato, ricas em vegetação ripícola, podem observar-se as antigas levadas que transportavam a água para as azenhas. O percurso possui uma variante que permite encurtar a sua distância, para um total de 2,7 quilómetros, atalhando por Além da Ribeira, onde as azenhas ainda moem os cereais.

Vista da praia fluvial de Cardigos
Veja também Praia fluvial de Cardigos, um pequeno paraíso em Mação

Praia Fluvial das Fragas de São Simão

A 15 minutos das aldeias de Casal de São Simão e da Ponte de São Simão fica a praia fluvial, inaugurada no ano 2000, e acessível através de um agradável percurso pedestre. O nome da praia não é surpreendente, já que ela se encontra entre duas imponentes fragas (esculpidas pelo rio) de mais de 50 metros de altura, onde é possível praticar escalada com diversas vias equipadas, rappel ou slide.

As pedras de menor dimensão servem para tomar banhos de sol ou saltar para o rio. Junto à praia, mais para sul, há muitas levadas e mantos da flora original da região.

Esta é uma praia com Bandeira Azul, Acessível e Vigiada durante toda a época balnear (geralmente até 15 de setembro) e, durante o mês de agosto, costuma haver transporte gratuito à tarde, com saída do Terminal às 14h30.

Infra-Estruturas

  • Espaços verdes e sombras
  • Água fria para banhos
  • Parque de Merendas
  • WC com chuveiros
  • Churrasqueira
  • Bar/Restaurante de apoio à praia
  • Desportos radicais (rappel, slide ou escalada)
  • Parque de estacionamento (num declive, a 300 metros da praia)
  • Parque de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida (junto à praia)
  • Praia acessível para cadeiras de rodas
  • Ponte Pedonal sobre a Ribeira de Alge
  • Mini parque infantil
  • Caminhos pedestres
  • Fonte de água potável
  • Moinho “do Pires”
  • Miradouro das Fragas de São Simão (no acesso à praia fluvial)
  • Moinho das Fragas
Aldeia de Casal de São Simão

Outros locais de interesse

  • Torre Comarcã: Construída em 1506, é um símbolo do município. Subindo ao cimo, é possível aceder a uma das mais belas vistas panorâmicas da vila.
  • Jardim Municipal: Datado de 1930, este jardim marca pela sua simetria e cor, num espaço fresco e agradável, onde as crianças podem brincar nos locais próprios para esse efeito.
  • Convento de Nossa Senhora do Carmo: Do século XVII, este Imóvel de Interesse Público apresenta uma simplicidade exterior, em contraste com a riqueza do interior da igreja. Aí, pode encontrar altares em talha dourada, estatuária de grande valor, as sepulturas dos fundadores, painéis de azulejos, entre muitos outros atrativos.
  • Igreja Matriz: Construída no final do séc. XV, este Monumento Nacional conjuga vários estilos arquitetónicos (Manuelino, Maneirismo, Barroco e Romantismo). No interior, no altar-mor, há um retábulo pintado por José Malhoa.
  • O Casulo de Malhoa: Construído no final do século XIX, este é um edifício romântico que remete para as estadias em Figueiró dos Vinhos do artista português José Malhoa.
  • Foz de Alge – Albufeira do Castelo do Bode: Entre a Ribeira de Alge e a Albufeira do Castelo de Bode é possível fazer uma série de atividades, como praticar desportos aquáticos, pesca e provar o melhor da gastronomia local.

Como chegar

Partindo de Figueiró dos Vinhos, deverá seguir na direção de Aldeia Ana de Aviz. A cerca de 3 quilómetros vire à esquerda, via EN 237, e siga no sentido das placas que indicam Fragas de São Simão (cerca de 5 quilómetros), até encontrar um pequeno parque calcetado com uma cerca de madeira.

Veja também