Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
27 Ago, 2018 - 15:01

Conheça os benefícios da fralda de pano

Inês Pereira

A preocupação com o meio ambiente estendeu-se às fraldas e até neste campo há escolhas a fazer. Está na hora de saber tudo sobre a fralda de pano.

Conheça os benefícios da fralda de pano

Quando o assunto é maternidade, e todas as escolhas relacionadas com esta altura tão feliz, todos têm uma opinião. Desde o nome da criança até à questão da amamentação, a discussão parece não ter fim. E, claro, nem as fraldas ficam de fora, especialmente numa altura em que a fralda de pano tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos.

Mas será que esta é a escolha ideal para o seu rebento? Saiba tudo sobre o mundo das fraldas de pano, conheça os benefícios desta opção e descubra a resposta a esta pergunta.

Fralda de pano: todos os benefícios

fralda de pano

Numa altura em que a preocupação com o meio ambiente parece ser cada vez maior e tem cada vez mais peso nas decisões do dia-a-dia, não é de admirar que até os produtos para bebés obriguem a algumas escolhas. Talvez por esse motivo, opções como as fraldas reutilizáveis e as fraldas de pano comecem a ganhar terreno nas casas das famílias portuguesas, deixando para trás as típicas fraldas descartáveis.

Ora, a fralda de pano, feita de tecido confortável (algodão, por exemplo), é uma fralda que pode ser utilizada vezes sem conta, uma vez que basta lavar para que possa ser usada novamente. Estas fraldas têm um formato diferente das fraldas de pano de antigamente, assemelhando-se às fraldas descartáveis a que estamos habituados.

Tratando-se de uma fralda lavável, os benefícios são, obviamente, vários. Desde o bem-estar do bebé ao ambiente, passando pelo orçamento familiar, estas fraldas parecem conquistar graças às vantagens que acarretam.

Entre os principais benefícios do uso da fralda de pano está o facto de ser extremamente confortável para o bebé, já que o tecido é pensado ao pormenor. Por ser de pano, esta fralda obriga também a um número maior de trocas, o que garante a secura da região e contribui para o bem-estar da criança – sim, pode mesmo dizer adeus às alergias e afins. A melhor parte? Já nem vai precisar do creme anti assadura.

Talvez não saiba, mas as fraldas descartáveis têm químicos na sua composição, o que não acontece no caso do pano. Deste modo, evita o risco de que estas toxinas estejam em contacto com a pele do bebé ou, na pior das hipóteses, entrem na sua corrente sanguínea.

Apesar de o investimento inicial não ser baixo, a longo prazo a escolha da fralda de pano fica mais em conta e pesa menos no orçamento da família. Isto porque é um produto lavável e que pode ser utilizado centenas de vezes. No caso de querer aumentar a família, as fraldas podem até ser utilizadas pelo segundo filho.

Por fim, a utilização da fralda de pano representa uma grande vantagem para o meio ambiente. Ao optar por não utilizar fraldas descartáveis está a evitar a produção de 40 mil toneladas de lixo por ano, só em Portugal.

Veja também: