Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Pedro Andrade
Pedro Andrade
01 Ago, 2018 - 14:31

5 formas de ganhar dinheiro com a sua casa (sem vendê-la)

Pedro Andrade

Está à procura de um rendimento extra? Então, saiba como ganhar dinheiro com a sua casa (sem vendê-la). Pode fazer a diferença no final do mês.

5 formas de ganhar dinheiro com a sua casa (sem vendê-la)

Entre o valor do empréstimo, juros e restantes gastos mensais, ter habitação própria não é “pera doce”. Contudo, há formas de ganhar dinheiro com a sua casa (sem vendê-la).

Existem diversas formas de rentabilizar a sua habitação e garantir um rendimento extra todos os meses. Basta estar preparado para garantir algumas mudanças na sua vida.

Como ganhar dinheiro com a sua casa (sem vendê-la)

formas de ganhar dinheiro com a sua casa (sem vendê-la)

1. Arrendar um quarto

Se os seus rendimentos estão cada vez mais curtos ao final do mês e já não sabe como reduzir as suas despesas, pode optar por arrendar o espaço (um quarto, por exemplo) a terceiros.

Esta é uma boa forma de aumentar os seus rendimentos e gerar lucro com a sua casa. Se vive numa cidade universitária ou num centro urbano com bastante procura, arrendar um espaço da sua casa a preço convidativo (sem entrar em especulações do mercado) pode ser uma boa opção para muitos e bons anos.

Ainda assim, esteja atento às leis do arrendamento e saiba quais os procedimentos legais a seguir para garantir o correto cumprimento deste tipo de prestação de serviços.

2. Hospedagem temporária

Serviços como o AirBnb conquistaram meio mundo e podem ajudá-lo a amealhar “uns trocos” com a sua casa, principalmente se vive em zonas turísticas e bastante apelativas.

Nestes casos, pode alugar a sua casa (ou apenas um quarto) durante períodos específicos (por dias ou semanas), consoante a sua preferência. Ainda assim, deverá sempre conferir as leis de alojamento local fornecidas pelo Turismo de Portugal.

3. Alugar um espaço da sua habitação

Se não quer ser senhoria, mas ainda tem um espaço extra em sua casa que gostaria de rentabilizar, pode fazê-lo para garantir rendimentos extra. É o caso da sua garagem, por exemplo. O aluguer mensal poderá ajudá-lo a colmatar as suas despesas de forma simples e rápida.

4. Produzir e vender os seus próprios produtos

Se tem espaço para criar os seus produtos agrícolas, esta pode ser uma boa opção para si. As crescentes preocupações com a origem e qualidade dos alimentos têm servido para aumentar a popularidade dos produtos biológicos e, assim sendo, poderá apostar na produção dos seus próprios alimentos.

Comece por vender aos familiares, amigos e estenda a sua rede de clientes aos vizinhos. Está na altura de se tornar um autêntico empreendedor e de conquistar novas formas de rendimento.

5. Trabalhar sem sair da sua habitação

Outra das formas de ganhar dinheiro com a sua casa, sem vendê-la, é ter um computador e ligação à Internet. Não faltam opções para rechear a sua conta bancária diretamente do conforto do seu lar. Quer saber como? Nós explicamos como ganhar dinheiro extra.

Veja também: