Share the post "Geo Tour 2018: uma experiência desportiva nos trilhos mais lindos de Portugal"
Se gosta de bicicletas todo-o-terreno e provas de resistência, talvez valha a pena estar atento à programação do Geo Tour 2018.
O que é o Geo Tour 2018?
O Geo Tour 2018 – Rotas Míticas, é um circuito BTT que terá lugar nas magníficas Aldeias do Xisto. O circuito, com duração de dois dias, é uma prova de resistência, em autonomia e guiada por GPS que pode ser realizada em dupla ou solo. A prova é composta por subidas exigentes e single-tracks desafiantes. Por isso, é importante possuir preparação física adequado à competição.
O evento pode ser considerado mais do que apenas uma competição: o Geo Tour 2018 é o resultado da combinação perfeita entre a vontade de aventura e os trilhos de alta qualidade.
O polo central da prova fica sob a responsabilidade da cidade do Fundão e do seu concelho. Porém, durante os dois dias de competição, quem participar no Geo Tour 2018 terá a oportunidade de conhecer as rotas de beleza sem igual, como as Serras do Zêzere e da Gardunha, entre elas a Grande Rota do Zêzere, a Rota das Aldeias Históricas, as Aldeias do Xisto e a Serra da Gardunha, além de caminhos menos conhecidos que atravessam montes, rios e ribeiras. Para os amantes de BTT, trilhos de alta qualidade e de uma paisagem única, a boa notícia é que os famosos trilhos do Cabeço do Pião estão também incluídos no roteiro da competição.
Este ano será a 6º edição do Circuito BTT e a edição do Geo Tour 2018 tem algumas novidades para os competidores. A maior delas é a inclusão do concelho da Pampilhosa da Serra, a vila que servirá de alojamento para a comitiva no fim do primeiro dia de provas.
Etapas Geo Tour 2018
Como a proposta da competição é permitir um regresso às origens, as duas etapas da prova terão as suas partidas realizadas em localidades distintas. É importante lembrar que cada etapa possui cerca de 85km e 2000 de AC, totalizando 170km e um total acumulado de subida de 4000 metros.
A primeira etapa ligará a cidade do Fundão e a vila da Pampilhosa da Serra. Lá será realizado o descanso e terá início a segunda etapa, com a chegada final ao Fundão.
Pontos de interesse
Um dos mais belos trilhos do país, o single-track que leva até a aldeia da Barroca, o famoso Cabeço do Pião, é obrigatório numa das etapas. Bem como o single-track da Pampilhosa da Serra que, com uma extensão total de 6km, será uma das grandes atrações do Geo Tour 2018.
A segunda etapa vai possibilitar a passagem pelos trilhos da Barragem de Santa Luzia e, na subida da serra, as paisagens exuberantes das Minas da Panasqueira.
Pode consultar o programa do Geo Tour 2018 – Rotas Míticas – Circuito BTT Aldeias do Xisto aqui.
Book in Xisto é a plataforma que o ajuda a conhecer o centro do país. Explore-a e visite uma das zonas mais bonitas de Portugal.
Veja também: