Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Mesquita
Catarina Mesquita
25 Jun, 2018 - 11:00

Conheça de perto a geração Z

Catarina Mesquita

Já ouviu falar da geração Z? Em Portugal, são dois milhões de jovens, nasceram entre 1995 e 2012 e não vivem sem ter tecnologia no bolso. Conheça mais.

Conheça de perto a geração Z

A geração Z é composta por jovens que nasceram entre 1995 e 2012, e que não vivem sem a internet ou o telemóvel. Este grupo, que em Portugal chega a ser constituído por 2.566.327 jovens, sucede aos millenials e está a ser objeto de estudo. Os primeiros elementos desta geração Z nasceram quase em simultâneo com o Google e já passaram a infância com o Facebook e a Wikipédia. Na verdade, os mais novos desta geração, nascidos em 2012, não sabem o que é viver sem Instagram ou sem Twitter. Saiba mais sobre esta geração de jovens.

O que é a Geração Z?

geração z

Como a podemos caracterizar?

Estes jovens cresceram com a internet de forma constante, no bolso, e essa realidade, inevitavelmente, influencia a forma como vivem e como olham o mundo à sua volta, além do modo como socializam e agem perante tudo o que vai acontecendo.

São jovens que se habituaram ao facto de que quando precisam saber de algo, basta aceder ao smartphone e pesquisar no google, tirando as dúvidas que possuem dessa forma. Desta forma, não dependem dos mais velhos para que aprendam algo de novo, pois sentem que basta procurarem. Na verdade, o Youtube está repleto de vídeos que explicam praticamente tudo e a geração Z está consciente disso.

São também mais práticos e com os pés mais no chão do que a geração anterior. Não nos esqueçamos de que nasceram num mundo que já se encontrava em crise, com os ataques terroristas como uma realidade e não como algo distante ou desconhecido.

Mostram-se independentes, com iniciativa, empreendedores, lutando por objetivos concretos e abraçando o mundo como aldeia global, aceitando e abraçando a diversidade. Devido ao retardar da idade da reforma, esta geração convive com o facto de que os seus avós trabalham. Sem ajuda de avós, os casais têm também menos filhos e as famílias vão tornando-se mais pequenas.

Que idade possuem estes jovens no momento?

Atualmente, os jovens que compõem a geração Z possuem entre 6 e 23 anos.

Para que usam, essencialmente, a tecnologia?

Cerca de 87% daqueles que compõem esta geração usam a tecnologia todos os dias para jogar, para comunicar de forma imediata, para usar as redes sociais, para usar o Youtube e para enviar e receber e-mails.

Estes jovens não valorizam o contacto pessoal?

Não se trata disso. Na verdade, a geração Z privilegia o contacto com as outras pessoas, uma vez que os seus membros já nasceram rodeados de tecnologia, nas suas mais variadas formas. Ou seja, habituaram-se a tentar conjugar tudo e, apesar de usarem muito a internet para comunicarem, também gostar de estar presencialmente com os amigos.

E no que se refere a hábitos de vida saudáveis?

A geração Z valoriza uma alimentação saudável e tem consciência do mal que o açúcar pode causar. Pensemos no quanto o sushi está na moda, assim como a comida gourmet, por exemplo. Paralelamente, em festas de anos, já se vê muito as espetadas de fruta, em detrimento de doces.

Sendo uma geração ainda em formação, não se sabe tudo sobre estes jovens, sendo que muitos são ainda crianças. Assim, a geração Z poderá vir ainda a surpreender muito. Por cá, esperamos com expectativa.

Veja também: