Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luana Freire
Luana Freire
18 Out, 2018 - 14:53

Golden Retriever: principais doenças da raça e cuidados a ter

Luana Freire

Conhecido por ser dócil e afável, o Golden Retriever não exige cuidados exagerados, mas é importante conhecer algumas doenças comuns (e evitá-las).

Golden Retriever: principais doenças da raça e cuidados a ter

O seu porte é atlético, o seu faro é poderoso e o seu coração é gigante. Por isso mesmo, estes cães de origem do Reino Unido ganharam o mundo e tamanha fama levou à procriação acelerada e com pouco controlo. O resultado? Apesar de bastante espertos e ativos, até de excelentes companhias para ter em casa, tornaram-se susceptíveis a alguns problemas de saúde. Mas, afinal, quais são as doenças mais comuns na raça Golden Retriever, como evitá-las e quais os tratamentos existentes? Saiba tudo aqui.

Golden Retriever: doenças mais comuns da raça como evitar e cuidados

O Golden Retriever, não é segredo, adora brincar ao ar livre e a atividade física regular é parte da receita para manter o seu estado zen dentro de casa. Inteligentes, amáveis e obedientes, os cães dessa raça estão a ganhar cada vez mais espaço nas casas das pessoas e, claro, no coração das famílias.

O sucesso desses patudos levou ao aumento nas vendas e, como consequência, ao aumento na procriação. Com uma reprodução crescente e sem um controlo efetivo tornou alguns desse animais mais susceptíveis a doenças hereditárias – ainda que, em regras gerais e como todos os cães de raça, esses peludos tenham uma saúde considerada bastante resistente.

Diante desta situação, torna-se essencial que os futuros donos do animal de estimação verifiquem a saúde dos pais do filhote a comprar/adotar, a fim de conhecer melhor os riscos e de garantir, através de acompanhamento cuidado, que sejam maiores as possibilidades do peludo ter uma vida saudável. Além disso, é necessário também que o dono tenha alguns cuidados especiais com a raça.

Doenças comuns no golden retriever

Existem algumas doenças que são consideradas como mais comuns em cães da raça Golden Retriever, como a displasia coxo-femural, a dermatite úmida aguda, a piodermite, a catarata e a atrofia progressiva da retina. De entre os problemas de saúde citados, alertamos para alguns que são de origem hereditária e outros que são provocados pela má higienização do cão.

A displasia coxo-femural é desencadeada por haver uma má formação das articulações, provocando luxações em áreas especialmente afetadas. Mas, nem só na herança genética reside a culpa pelo aparecimento desta doença, uma vez que o problema pode aparecer como consequência de lesões (sobrecarga de atividade física e excesso de caminhadas em chão particularmente liso ou com declínio).

A piodermite e a dermatite são problemas de saúde que afetam o pelo e a pele do animal. A dermatite pode ser provocada por algum descontrolo imunológico ou endócrino. A piodermite pode ter origem na má higiene do pelo e na ausência de escovagens, que tornam mais fácil o aparecimento de germes na pele, causando comichão intensa e, por isso, feridas.

Já a atrofia progressiva da retina e a catarata são patologias especialmente perigosas e que podem mesmo causar a cegueira total do animal. O acompanhamento periódico feito por um veterinário vai tornar possível identificar o problema de saúde atempadamente e, assim, aumentar as chances de uma cura.

riscos de covid-19 com doenças pré-existentes
Veja também 9 doenças comuns que podem aumentar o risco de COVID-19
golden retriever
Vacinação dos cães: conheça o plano que não pode falhar
Veja também Vacinação dos cães: conheça o plano que não pode falhar

Cuidados essenciais a ter com o seu Golden Retriever

É extremamente importante que, antes de realizar a compra ou a adoção de um Golden Retriever, se informe e certifique a respeito da linhagem do animal – ou seja, que perceba se as suas origens são saudáveis. Caso isso não seja possível e que não saiba nada sobre os pais do filhote, ou caso sejam identificados potenciais problemas de saúde, o ideal é que passe a fazer o acompanhamento do seu animal de estimação. A atenção com a saúde do seu patudo deve ser redobrada e visitas regulares ao consultório do veterinário são indispensáveis. Duas vezes ao ano é o mais indicado, ou sempre que se mostrar necessário.

O dono do animal deve, ainda, estar especialmente atento a todas às necessidades do animal, de forma a evitar problemas de saúde comuns que poderiam ser evitados com um pouco de cuidado. O exercício físico, por exemplo, é essencial para que esses cães se sintam bem dispostos, tranquilos e felizes, no entanto, o excesso pode desencadear traumas ósseos. Banhos regulares, uma vez ao mês, bem como escovagens diárias do pelo também vão evitar que apareçam problemas de pele. Não esqueça, ainda, que o seu animal deve ser seco corretamente depois do banho.

Todos esses cuidados, quando somados a altas doses de carinho e a muitas festinhas, podem mesmo transformar o futuro do seu Golden Retriever. Não duvide e aposte na prevenção. Uma vida feliz e com qualidade é o mínimo que pode oferecer ao seu melhor amigo de 4 patas – e todos os cães merecem essa atenção especial.

Veja também