Luísa Santos
Luísa Santos
17 Ago, 2018 - 02:15
Google guarda localização dos utilizadores mesmo sem autorização

Google guarda localização dos utilizadores mesmo sem autorização

Luísa Santos

A notícia é avançada pela The Associated Press, que desenvolveu um estudo que garante que, mesmo com a localização desligada, a Google sabe onde está.

O artigo continua após o anúncio

A Google guarda a sua localização mesmo que não o autorize. Segundo um estudo levado a cabo pela The Associated Press, pode até desativar os serviços de localização que a Google saberá, ainda assim, onde está e qual o percurso que fez até lá chegar.

A Google guarda a sua localização mesmo que não queira

maps

Pode desativar a sua localização e até mesmo optar por não utilizar o Google Maps, que existem outras aplicações que vão guardar um histórico dos locais pelos quais passou. Pode, ainda, ter instalado um serviço que impede que esse tracking ocorra, que tudo indica que, mesmo assim, a Google vai saber disso.

De acordo com a The Associated Press, a Google tem acesso a todo esse histórico de localização, independentemente de ter um smartphone Android ou iOS – basta que, no fundo, recorra a apps da Google e as utilize no seu iPhone, por exemplo.

É recomendado, por isso, que tente manter esse tipo de informação e dados pessoas seguros e o mais privados possível. A The Associated Press chega mesmo a aconselhar que apague todo o seu histórico relacionado com a Google para que a empresa não tenha acesso à sua localização.

Existem muitas aplicações através das quais a Google tem acesso aos sítios por onde passa. Por isso, não está só em causa a utilização do Google Maps, mas sim de outras apps, como a da meteorologia que, graças às suas atualizações (que determinam onde se encontra para que a previsão do tempo seja o mais próxima possível da realidade), fornecem também a sua localização à Google.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp