Ana Duarte
Ana Duarte
25 Mai, 2018 - 12:38
Google Lens: a ferramenta de pesquisa visual que parece vir do futuro

Google Lens: a ferramenta de pesquisa visual que parece vir do futuro

Ana Duarte

A Google Lens usa Inteligência Artificial para fazer o reconhecimento visual de qualquer conteúdo e dar-lhe informação. As potencialidades são imensas.

O artigo continua após o anúncio

A Google Lens é uma ferramenta inteligente de reconhecimento visual de conteúdo através de fotografias e da câmara do smartphone que foi apresentada durante a conferência Google I/O de 2017, tendo sido uma das novidades mais relevantes da Google desse ano.

Na conferência anual Google I/O de 2018, a empresa americana anunciou melhorias neste recurso: um novo design e novas possibilidades, com capacidade de leitura em tempo real e seleção inteligente de texto.

Google Lens: reconhecimento inteligente de conteúdo

A Google Lens é uma tecnologia potenciada por Inteligência Artificial (IA), que usa a câmara do smartphone e a app Google Photos, com recurso a machine learning, não apenas para identificar um objeto, mas também para perceber em que consiste aquilo que está a ser detetado e oferecer informação extra e até outras ações com base no que é visto.

Esta ferramenta permite que, ao apontar o telemóvel para alguma coisa – por exemplo, uma flor – e ao usar a Google Photos, o dispositivo lhe diga que está a ver uma flor e também quais são as floristas nas proximidades.

Outro exemplo (bastante útil) do que a Google Lens pode fazer é a facilidade de se ligar a uma rede Wi-Fi através de uma fotografia. Basta tirar uma fotografia à parte do router onde está escrita a password, copiar a mesma e ligar à rede.

Google Lens

Fonte da imagem: Google/Divulgação

Mas, afinal, o que consegue a Google Lens fazer?

1. Seleção inteligente de texto: ao apontar a câmara do telemóvel para um texto e depois selecionar esse texto através da Google Lens, pode copiar o texto de forma a que consiga usá-lo no dispositivo.

2. Pesquisa inteligente de texto: quando seleciona texto através da Google Lens, pode também usar o Google Assistant para fazer uma pesquisa sobre esse conteúdo. Isto pode ser útil caso esteja a tentar saber o significado de uma palavra, por exemplo.

O artigo continua após o anúncio

3. Procura de roupa e decoração: se vir um vestido do qual gosta enquanto está a fazer compras, pode usar esta ferramenta para identificar a peça e encontrar artigos semelhantes e ter mais opções de compra.

4. Pesquisas acerca do que está à sua volta: ao apontar a câmara ao que o envolve, a Google Lens vai detetar o que está a ver e dizer-lhe que plantas o rodeiam, que tipo de carros estão a passar, que tipo de cães estão a ladrar, etc.

Como usar a Google Lens

Basta tirar uma fotografia com o telemóvel, por exemplo, e abrir a app Google Photos (a Google Lens não é uma aplicação individual). Depois, selecione o ícone referente à Google Lens. O resto é automático: usando IA, a ferramenta vai identificar o que está na fotografia e dar mais informação. Está disponível em todos os gadgets Android e iOS (é preciso ter instalada, pelo menos, a versão 3.15 da Google Photos).

A Google Lens está também disponível, desde maio de 2018, diretamente através da app da câmara de dispositivos compatíveis da LGE, Motorola, Xiaomi, Sony Mobile, HMD/Nokia, Transsion, TCL, OnePlus, BQ, Asus e Google Pixel.

De acordo com a Google, esta ferramenta estará disponível em língua portuguesa até ao final de maio de 2018.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp