Luísa Santos
Luísa Santos
22 Mai, 2019 - 09:13
Google Pixel 3a: o smartphone de gama média da Google

Google Pixel 3a: o smartphone de gama média da Google

Luísa Santos

A empresa de serviços tecnológicos lança agora um smartphone de gama média: o Google Pixel 3a, com características de topo e uma câmara do outro mundo.

O artigo continua após o anúncio

Para além dos inúmeros serviços que oferece, a Google vai mais longe ao lançar telemóveis verdadeiramente espantosos, capazes de concorrer com as melhores marcas no mercado. O Google Pixel 3a vem satisfazer um setor de gama média que, até então, ainda não tinha sido explorado.

Review Google Pixel 3a: um incrível smartphone de menor preço

O Pixel 3a acaba de ser lançado e pretende fazer a diferença no mercado, não só pelas excelentes especificações técnicas que apresenta, mas também pelo seu preço competitivo. Esta não é a primeira vez que a Google lança smartphones, sendo que tanto o Pixel 3 como a sua versão XL tiveram muito sucesso entre os consumidores.

Os novos modelos (Pixel 4 e 4 XL) devem estar para chegar, mas enquanto se confirma o feito, o Google Pixel 3a atrai a atenção dos mais curiosos. Este é um telemóvel de gama média que tem a câmara que sempre quis no seu smartphone.

Design e construção

Em termos estéticos, o Pixel 3a em pouco varia dos seus “irmãos mais velhos”, uma vez que o seu design é muito semelhante e, simultaneamente, muito característico da Google. A ausência do botão home é notável como, de resto, tem vindo a acontecer com os telemóveis lançados mais recentemente.

O sensor de impressão digital situa-se na parte traseira do smartphone, que apresenta uma construção muito polida, em plástico duro, e disponível em 3 cores: branca, preta e roxa clara. Tal como tem vindo a acontecer com os restantes modelos da Google, também neste caso existe a versão XL, com um ecrã naturalmente maior.

Ecrã

O ecrã do Pixel 3a não é full view, ainda assim não tem margens grandes entre o vidro e o smartphone. Estas, mais reduzidas, dão lugar a um display OLED de 5.6 polegadas, relativamente simples de utilizar com apenas uma mão.

Com resolução de 1080 x 2220 píxeis, o ecrã deste telemóvel reserva uma parte superior para situar tanto a câmara frontal como o altifalante que permite a realização de chamadas. O mesmo espaço está reservado na parte inferior, ainda que sem botão home.

ecra do google pixel 3a

Fonte da Imagem: Google/Divulgação

O artigo continua após o anúncio

Processamento e memória

Ainda que estejamos perante um smartphone de gama média, nem por isso a capacidade de processamento se deixa comprometer. Prova disso é o Qualcomm SDM670 Snapdragon 670 (10 nm) que garante a eficácia suficiente em qualquer utilização – seja a navegar nas redes sociais, ver vídeos ou jogar jogos mais pesados.

Como seria de esperar, o Google Pixel 3a vem equipado com o Android 9 Pie, a versão mais recente deste sistema operativo, cuja fluidez de funcionamento se deve, também, aos 4GB de memória RAM que o Pixel 3a inclui para garantir uma boa performance. Em termos de memória interna, existem 64GB sem possibilidade de expansão.

Câmara

É este um dos pontos fortes da Google que, para além de produzir alguns dos melhores smartphones hoje em dia, quis incluir incluir uma câmara topo de gama num smartphone de média gama. A câmara traseira tem apenas uma lente de 12.2MP que, graças à variedade de efeitos que inclui, consegue captar as melhores fotos que alguma vez tirou.

Para além de poder controlar o efeito bokeh em tempo real (ou seja, definir a quantidade de desfoque que quer ver no fundo de uma foto), esta lente está equipada com Dual-LED flash, HDR (High Dynamic Range) e panorama. A gravação de vídeo também não ficou esquecida, que pode ser feito a 2160p a 30fps, 1080p a 30, 60 ou 120fps.

Um dos melhores modos da câmara principal é o modo noite, capaz de detetar, em tempo real, ambientes mais escuros, que rapidamente ilumina para uma melhore experiência fotográfica. A câmara frontal, por sua vez, dedicada às selfies, tem 8MP e conta também com a tecnologia HDR. Para além de fotografias muito nítidas, grava ainda vídeos a 1080p a 30fps.

google pixel 3a tem 3 cores

Fonte da Imagem: Google/Divulgação

Bateria

O Google Pixel 3a carrega da forma convencional, pelo que não suporta carregamentos wireless. A bateria de tem 3000 mAh e está equipada com uma tecnologia fast charging de 18W, por isso não precisa de esperar horas para ter o telemóvel totalmente carregado.

Preço

O Google Pixel 3a tem um preço inicial de 399$ (aproximadamente 355€), um valor muito competitivo quando comparado com modelos de gama média de outras marcas. O smartphone já pode ser comprado nos Estados Unidos da América e em Inglaterra e prevê-se que a chegada às lojas portuguesas esteja para breve.

O artigo continua após o anúncio

Esta é uma clara aposta da Google num novo setor com um produto que, idealmente, irá competir com verdadeiros topos de gama de marcas concorrentes. Com eficiência de desempenho garantida, boa memória e uma câmara repleta de novos modos fotográficos, tudo indica que as vendas serão favoráveis.

 Especificações técnicas
 Ecrã 5.6” FHD+ (2220 x 1080 píxeis) OLED de 441 ppi
 Processador Qualcomm® Snapdragon™ 670 (2.0 GHz + 1.7 GHz, 64-bit Octa-Core)
 Bateria 3000 mAh
 Memória RAM 4GB
 Câmara Traseira (Principal) 12.2MP dual-pixel (abertura de ƒ/1.8)
 Câmara Frontal (Secundária) 8MP (abertura de ƒ/2.0)
 Preço A partir de 355€

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp