Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marvin Tortas
Marvin Tortas
15 Out, 2020 - 18:07

Fórmula 1 regressa a Portugal: o guia completo da corrida do ano

Marvin Tortas

24 anos depois de Jacques Villeneuve ter cruzado a linha de meta no Estoril, a categoria rainha do automobilismo regressa a Portugal para uma corrida no Algarve.

McLaren Formula 1

É um regresso há muito ambicionado pelos fãs do automobilismo em Portugal. Desde 1996 que os circuitos portugueses não recebiam uma etapa da categoria rainha do desporto automóvel. E no ano em que completa 70 anos, entre 23 e 25 de Outubro de 2020, a Fórmula 1 vai voltar a Portugal.

Guia completo do GP de Portugal 2020

Tudo o que precisa saber sobre a corrida do ano

Durante este hiato de 24 anos, continuamos a receber várias provas de MotoGP no Circuito do Estoril (entre 2000 e 2012). Os montes do Algarve e as Serras de Fafe continuaram a receber o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC). O Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, o WTCC (onde brilha o português Tiago Monteiro), foi brindando espectadores pelo histórico Circuito da Boavista, e mais recentemente, no Circuito de Vila Real.

Mas para os maiores fãs de desporto automóvel, a Fórmula 1 é a categoria rainha. É o pináculo da engenharia automóvel. É onde estão os 20 melhores pilotos do momento, e onde centenas gostariam de estar. Mais do que uma corrida, é um espetáculo que move milhões.

Longe vão os tempos onde Ayrton Senna, num carro com 1000 cavalos de potência e sem quaisquer ajudas, brilhava com o seu estilo de condução à chuva. Também distante vai o tempo onde o meticuloso, o estratega, o mentalista Michael Schumacher dominava com o seu Ferrari toda a concorrência.

A Fórmula 1 hoje está diferente. Mais tecnológica. Mais adaptada aos tempos modernos. Os potentes V12 deram lugar a mais modestos, mas ainda mais potentes V6 híbridos.

Red Bull Formula 1

Hoje, a Fórmula 1 não se ganha, como se diz na gíria, no braço. Hoje as provas são ganhas, sobretudo, na estratégia, no muro das boxes. Mas os carros, esses, são os mais rápidos, mais exigentes fisicamente, de sempre.

Para muitos, a Fórmula 1 perdeu a sua essência. Para outros, adaptou-se às necessidades e exigências do século XXI. É uma Fórmula 1 diferente daquela que se corria no Estoril nos anos 90, é certo, mas nem por isso menos interessante.

São outras as atrações desta “nova” Fórmula 1. E em ano de pandemia, onde tantos passaram por tanta tristezas, a Fórmula 1 estar de volta a Portugal é sem dúvida uma grande alegria.

Veja também