Márcio Matos
Márcio Matos
01 Jun, 2018 - 12:11
Guia local: 30 coisas para fazer em Lisboa e conhecer a capital de uma forma diferente

Guia local: 30 coisas para fazer em Lisboa e conhecer a capital de uma forma diferente

Márcio Matos

Construímos um guia local: 30 coisas para fazer em Lisboa – que serve, especialmente, para quem pensa conhecer a cidade a 100%. Preparado? Confira tudo o que lhe falta fazer.

O artigo continua após o anúncio

Já alguém dizia que se demorava uma vida para conhecer uma pessoa. Neste caso, aplicamos o dito à cidade, mais precisamente, à cidade de Lisboa. Fizemos especialmente para si um guia local: 30 coisas para fazer em Lisboa e esperamos, sinceramente, que ele lhe seja útil nas próximas expedições pela capital. Estamos certos de que será, pois “saímos da caixa” e fomos para lá daquilo que vem habitualmente nos guias turísticos.

Para nós, a mais valia deste guia local: 30 coisas para fazer em Lisboa é mostrar-lhe como a capital é uma cidade viva e dinâmica, em constante mudança e que alia, como nenhuma outra, o antigo e o moderno.

Guia local: 30 coisas para fazer em Lisboa e explorar a cidade ao máximo

1. Tomar café dentro de um… autocarro

Passamos a explicar: o Village Underground é um espaço em Alcântara que reúne 14 contentores marítimos e 2 autocarros da Carris, reaproveitados como sedes de empresas criativas. É precisamente aí que um autocarro foi transformado em café, onde pode desfrutar de um snack original e comprovar toda a originalidade do espaço.

2. Ir ao LX Factory

Próximo do Village Underground, no LX Factory há um pouco de tudo: eventos culturais, obras de arte urbana, cafés, bares, restaurantes. O melhor? É que tudo é super criativo e diferente, da forma mais positiva possível.

3. Comprar um livro

fazer em lisboa

Sem sair do LX Factory, tem de ficar a conhecer a livraria Ler Devagar, mesmo que não compre nenhum livro. É tão simples e bonita que já foi candidata a uma das livrarias mais belas do mundo.

4. Desvendar os segredos do Palácio Fronteira

Ainda pouco conhecido do público em geral – inclusive do lisboeta -, o Palácio Fronteira é um belíssimo exemplar arquitetónico que, na verdade, não fica nada atrás doutros edifícios de tipologia semelhante. A sua gestão e conservação é da responsabilidade da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.

5. Visitar o Palácio da Ajuda

Descubra tudo o que este espaço tem para oferecer, desde a sua história, à sua marcante arquitetura. No Palácio da Ajuda, há dezenas de salas visitáveis e vale mesmo a pena dar por lá um passeio em família.

6. Usufruir da vista a partir de um miradouro

fazer em lisboa

Belíssima a qualquer hora do dia, a paisagem lisboeta ganha outro encanto no momento do pôr do sol. Por isso sugerimos que vá até à Graça, ao Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, e desfrute ao máximo deste verdadeiro espetáculo da Natureza.

O artigo continua após o anúncio

7. Hospedar-se num local bonito

Por vezes, na hora de escolher o sítio onde nos vamos alojar, apenas pensamos nas questões do preço, proximidade ao centro e acessibilidades. Porém, fique a saber que há pormenores que podem valer bem mais a pena. O Four Seasons Hotel Ritz Lisboa proporciona, a partir do seu centro de fitness, uma das vistas mais esplendorosas sobre a capital, para além de todas as comodidades de alojamento que já lhe são conhecidas.

8. Beber uma ginjinha

E, claro, não pode faltar a tradicional ginjinha! Vai encontrá-la um pouco por toda a Lisboa, mas passe pelo Largo de São Domingos e experimente tomá-la num dos estabelecimentos mais típicos. Para além de ter outro sabor, será brindado com muitas histórias sobre a bebida e a cidade. Uma experiência obrigatória no guia local: 30 coisas para fazer em Lisboa.

9. Apreciar a street art

Já aceite, por quase todos, como uma manifestação artística que, ainda para mais, revitaliza espaços degradados da cidade, Lisboa tem vários bons exemplo. Espreite o mural de André Saraiva, no muro do Jardim Botto Machado (local da Feira da Ladra).

10. Entrar na Embaixada

Embaixada é a designação dada a um palácio neo-árabe situado no Príncipe Real que foi recuperado e funciona agora como galeria comercial. Aqui pode encontrar várias lojas e restaurantes, num espaço único e que mantém uma mística muito própria.

11. Comer… cereais

fazer em lisboa

Não, não é um petisco tipicamente lisboeta, mas a capital dispõe de um bar de cereais para os super fãs deste alimento. Entre as 09h e as 24h, o Pop Cereal Bar oferece este conceito super inovador que faz do Bairro Alto mais doce – e crocante!

12. Descobrir um parque de estacionamento

Claro que não falamos de um parque qualquer. Referimo-nos, mais concretamente, ao parque de estacionamento do Chão do Loureiro que funciona como uma verdadeira galeria de arte urbana. Estacione o carro e percorra as paredes cheias de cor, imagens e mensagens de reconhecidos autores de street art.

13. Regatear preços na Feira da Ladra

Uma boa compra numa feira deve sempre ser regateada. Os seus preços devem ser negociados e tem de tentar conseguir a melhor peça ao melhor custo. De terça-feira a sábado, encontre no Campo de Santa Clara um pouco de tudo (mesmo!): utilidades, roupas, livros, objetos de coleção, antiguidades e diversos artigos tanto novos, como usados.

14. Passeie pelo Parque das Nações

Há muito que aqui pode fazer, desde jantar em ótimos restaurantes, como simplesmente passear e admirar as mais belas vistas. Nessa caminhada, não deixe de passar pelo VIP Executive Art’s Hotel e espreitar o mural da sua fachada. É especialmente interessante, embora possa passar facilmente despercebido.

O artigo continua após o anúncio

15. Mergulhe no Oceanário

Bem, não mergulhe mesmo! Mas não deixe de visitar este espaço icónico da capital que é, nada mais nada menos, do que o segundo maior oceanário do mundo. O Oceanário é fenomenal, não acha?

16. Saborear os melhores pastéis de Belém

pastel de nata

Ir a Lisboa, mais concretamente a Belém, sem provar os famosos (e deliciosos!) pastéis, é como ir a Roma e não ver o Papa, certo? Então, entregue-se à gula nos Pastéis de Belém mais saborosos de Lisboa e arredores!

17. Tomar um copo num bar panorâmico

Vai encontrar alguns em Lisboa e o importante é encontrar um com espaço suficiente para estar à vontade e conseguir usufruir da melhor forma da vista. Passe pelo Lost In e diga de sua justiça.

18. Experienciar o ambiente de um bairro típico

Sabia que Alfama é um dos bairros mais antigos… De toda a Europa? Caminhe pelas ruas estreitas e viva o verdadeiro espírito alfacinha, tão bem perpetuado nestes espaços, onde a vizinhança se trata por tu e o bem receber é a principal característica.

19. Entrar na estação Alcântara-Mar

No túnel pedonal desta estação, encontra-se uma galeria de arte urbana, verdadeiramente surpreendente, mas que facilmente pode passar despercebida, já que não vem propriamente nos guias turísticos.

20. Ouvir fado

Lisboa é rica em casas de fado. Escolha uma entre as muitas disponíveis e ouça esta música tradicionalmente portuguesa, enquanto saboreia os deliciosos petiscos típicos da região.

21. Beber uma bica

fazer em lisboa

Que é como quem diz, beber um café. Se anda pela zona do Cais do Sodré, visite a Pensão Amor. Calma, agora já não é pensão, mas é um café muito charmoso e cuja história do estabelecimento e muito curioso e, por isso, merece sem dúvida uma visita.

22. Apaixone-se pelos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian

Com entrada gratuita, os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian são maravilhosos, tranquilos e um pulmão verde no meio da cidade. Para uma visita mais demorada, aproveite para visitar também o seu museu e maravilhosa coleção de arte.

O artigo continua após o anúncio

23. Ir até à Fundação Champalimaud

O edifício da Fundação Champalimaud é muito interessante do ponto de vista arquitetónico e está implantado num local que permite ter uma vista privilegiada e deslumbrante sobre o rio. Claro que assistir ao nascer e ao pôr do sol, são experiência únicas e que valem bem a pena.

24. Perder-se na Mouraria

Não se perda literalmente, mas deixe-se encantar pelas ruas sinuosas deste bairro típico que alia o mais tradicional dos bairros ao mais moderno da street art. Passe pelas escadinhas de São Cristóvão e delicie-se com tudo o que há para descobrir.

25. Passar pelo Martim Moniz

A zona do Martim Moniz é muito conhecida pela sua miscigenação cultural, patente desde logo na restauração. Portanto, se quer uma experiência gastronómica internacional, sem sair de Lisboa, esta área pode ser a mais indicada.

26. Ir do Mosteiro dos Jerónimos ao Centro Cultural de Belém

fazer em lisboa

Faça uma ponte histórico-cultural considerável e comece por visitar o monumental Mosteiro dos Jerónimos para, de seguida, mergulhar na contemporaneidade do Centro Cultural de Belém. Pelo meio, não deixe de espreitar o guaxinim. Sim, o guaxinim que ocupa a parte traseira do CCB.

27. Preste homenagem aos ilustres portugueses

Visite uma obra arquitetónica icónica, onde estão sepultadas algumas das figuras mais relevantes da história da música, da literatura e da política portuguesa. Vá ao Panteão Nacional.

28. Dar uma escapadela até Sintra

Sintra é a zona dos palácios, parques, conventos, mansões, e de uma natureza vibrante, de relva verde e serras românticas. Não há localidade comparável e a sua ambiência é a indicada para uma escapadela bem romântica a dois, claro.

29. Viva o Santo António

festas de lisboa

Aproveite o mês de junho para ir a Lisboa e viver ao máximo o Santo António, num doa bairros típicos da capital, claro. Sardinha assada, marchas e muita diversão marcam esta noite em honra do santo casamenteiro.

30. Não deixe de ir à “Brasileira”

O café que ficou mais famoso por ter na sua esplanada a estátua do conceituado poeta Fernando Pessoa. Sente-se junto a ele e tire uma selfie para eternizar o momento. Este é, sem dúvida, um essencial do guia local: 30 coisas para fazer em Lisboa.

E, assim, chegamos ao fim da lista. Ficou desapontado por, afinal, ainda não conhecer Lisboa como a palma das suas mãos? Não fique. Afinal, há sempre coisas novas a surgirem e, por isso, este guia local com 30 coisas para fazer em Lisboa precisa sempre de uma constante atualização. Agora já tem um e é fresquinho.

Organize os seus próximos fins de semana e faça pequenas escapadelas até à capital de forma a conseguir experimentar algumas destas sugestões que lhe deixámos no guia local: 30 coisas para fazer em Lisboa.

Se é residente na capital, então tem a tarefa facilitada. Cumpra uma das nossas propostas em cada dia do mês. Ah, e não se esqueça de levar o nosso guia consigo, para ir colocando um visto nos espaços visitados.

Veja também: