Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
04 Mai, 2018 - 11:45

6 hábitos simples para ser mais sustentável. Consegue segui-los?

Teresa Campos

Os nossos comportamentos diários interferem na nossa saúde, mas também na saúde do nosso planeta. Chegou a hora de pôr em prática maneiras simples de ser sustentável. Contamos consigo?

6 hábitos simples para ser mais sustentável. Consegue segui-los?

As grandes mudanças fazem-se, frequentemente, com gestos bem pequenos, mas cheios de significado e impacto. O que hoje lhe propomos são maneiras simples de ser sustentável e, assim, contribuir para a melhoria da sua vida, mas também da vida do planeta que todos habitamos. Garantimos que nenhuma destas medidas o vai fazer gastar mais tempo ou dinheiro, pelo menos a longo prazo. Ponha-as em prática e seja um cidadão mais consciencioso.

6 maneiras simples de ser sustentável e eco-friendly

1. Fazer compras com sacos de pano

sustentavel

Fonte: Zara/Divulgação

Fazer compras com sacos reutilizáveis evita que, cada um de nós, “lance” para o ambiente mais de 300 sacas de plástico por ano. Sim, leu bem. Cada um de nós gasta, em média, 300 sacas de plástico anualmente. Por isso, se ainda não se rendeu aos sacos de pano, deve mesmo fazê-lo.

Além de evitar que muito desse plástico vá parar aos mares e oceanos – pondo em risco uma série de espécies -, previne ainda o abate florestal e o uso de combustíveis fósseis. Já imaginou o impacto ambiental positivo se cada um de nós mudar os seus maus hábitos? Agarre já uma saca feita de materiais naturais como algodão ou juta e boas compras! Ah, e não se esqueça de a lavar e reutilizar vezes sem conta!

Onde comprar? Pano Cru >>

2. Usar garrafas e copos reutilizáveis

Investir em garrafas e copos reutilizáveis reduz significativamente o gasto de cartão e plástico e, logo, diminui a poluição ambiental, já para não falar da poupança na manufatura e transporte. Já existem embalagens reutilizáveis à venda, com cores e padrões super divertidos; funcionalidades muito úteis como manter as bebidas quentes ou frias; e ainda têm a vantagem de serem feitas a partir de materiais reciclados. É caso para perguntar: já tem a sua? Vale lembrar também para abandonar as palhinhas!

Onde comprar? Círculo Bio >>

3. Evitar o plástico

Faça uma auditoria nos armários lá de casa e substitua o plástico pelo vidro, seja para armazenar alimentos nos armários ou frigorífico. Que tal aproveitar também para ter uma alternativa ao café em cápsula? Apesar das cápsulas serem recicláveis, existe um elevado custo envolvido, sobretudo para o meio ambiente, pois o processo de reciclagem demanda um uso elevado de água. Em alternativa, que tal a cafeteira italiana moka ou a cafeteira na prensa francesa?

Onde comprar? Ikea >>>

4. Reciclar tecnologia

sustentavel

Longe vão os tempos em que reciclar se resumia ao vidro, plástico ou cartão. Hoje em dia, é possível encontrar pontos de recolha de quase todos os objetos: pilhas, cápsulas de café e, também, tecnologia. Com o avanço tecnológico é cada vez mais comum vermos o nosso hardware ser ultrapassado, o que faz com que compremos produtos mais atualizados, tornando-se os equipamentos anteriores em lixo eletrónico. Para isso, existem ecopontos como o eletrão, destinados a receber todos os eletrodomésticos fora de uso como televisões, por exemplo. Não sabia? Então, trate de lá depositar todos os “monos” eletrónicos que tem aí por casa.

Onde reciclar? Eletrão >>

5. Desinfetar a casa com detergentes naturais

Para a limpeza da casa, usamos uma série de produtos, grande parte deles carregados de componentes tóxicos e, até, químicos potencialmente cancerígenos que até podem interferir com o próprio sistema hormonal. Por todas estas razões, no momento de ir às compras, deve escolher detergentes com ingredientes naturais ou, se preferir, fazer você mesmo os seus produtos de limpeza usando elementos como vinagre, bicarbonato de sódio ou limão. Eficaz, barato e, acima de tudo, seguro para si e para o seus.

Onde comprar? Efeito verde >>

6. Escovar os dentes com uma escova de bambu

Prepare-se? Acredita que a escova de dentes de plástico e borracha que habitualmente utiliza leva mais de 200 anos a desaparecer? Sim, é verdade. São precisos dois séculos para que ela se deteriore por completo. Durante esse período, escusado será dizer que ela irá poluir o ambiente, inclusive o próprio oceano e as suas espécies. A solução? Adquirir uma escova de dentes de bambu. Este material é amigo do ambiente e não contém nem pesticidas, nem fertilizantes.

Onde comprar? Babu >>

Já põe em prática alguma destas medidas? Ótimo. Então, está na hora de adotar as restantes maneiras simples de ser sustentável. Irá sentir-se melhor e mais feliz, o que se vai refletir na sua vida diária. Mude os seus hábitos e partilhe estas maneiras simples de ser sustentável com os seus amigos.

Além dessas dicas, há mais formas de reduzir a pegada ecológica. Que tal adotar os transportes públicos ou ir para o trabalho de bicicleta? Ou, quem sabe, reduzir no consumo de carnes vermelhas? Contribua para a vida verde e para melhorar a sua saúde.

Veja também: