Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
12 Jun, 2020 - 11:38

Hotéis de charme em Portugal: 10 espaços inesquecíveis

Mónica Carvalho

Procura um hotel bonito e acolhedor? O nosso país tem uma oferta incrível de lugares assim. Descubra 10 dos melhores hotéis de charme em Portugal.

Hotéis de charme em Portugal

Para relaxar e desligar-se da azáfama diária, nada como passar uns dias num dos melhores hotéis de charme em Portugal. E numa altura em que muitos optam por passar férias cá dentro, então, o melhor mesmo é aproveitar os locais encantadores que permitem recuperar energias e descansar em espaços paradisíacos.

A oferta deste tipo de alojamento é cada vez maior, sendo o nosso país uma referência até a nível internacional. Com um encanto incomparável e um poder de sedução irresistível, estes espaços vão ao encontro aos seus desejos de tranquilidade e bem-estar.

No entanto, tantas e tão atrativas opções, podem dificultar a escolha. Nesse sentido, e para o ajudar a selecionar o ambiente que mais condiz com a sua personalidade ou o gosto da sua família, decidimos selecionar 10 dos melhores hotéis de charme em por terras lusas – de Norte a Sul, incluindo Açores e Madeira.

Seja qual a for a sua decisão, garantimos-lhe que irá encontrar uma atmosfera convidativa, decoração cuidada, elevada qualidade do serviço e conforto acima da média.

Conheça 10 hotéis de charme encantadores

1

Carmo’s Boutique Hotel (Ponte de Lima)

As proprietárias dizem que se inspiraram na Provença francesa para criar este espaço. Muitos clientes referem que alguns pormenores fazem sentir como se estivessem em Bali. Por isso, inspirações à parte, o que é certo é que este local intimista e elegante, usufrui de uma localização privilegiada.

Bem no coração do Alto Minho, o Carmo’s Boutique Hotel é um daqueles hotéis de charme que permite descobrir tradições, passear por locais de património cultural, deslumbrar-se com a costa Atlântica e com a arquitetura histórica do Norte de Portugal.

O hotel de charme tem apenas 15 quartos e 3 tendas suite, de estilo glamping, pelo que oferece a tranquilidade e sossego que procura, longe de multidões e enchentes que poderão ser uma ameaça ao seu bem-estar.

2

1872 River House (Porto)

Temos fãs da Invicta desse lado? E de hotéis de charme? Então, se esta é uma das suas zonas preferenciais e se os seus pensamentos já fluem como as correntes do rio Douro, considere umas férias no 1872 River House.

O hotel localiza-se nas icónicas margens do rio Douro, sendo perfeito para aproveitar a vista para a Ribeira e para a ponte Dom Luís.

Ainda que seja um dos locais mais procurados pelos turistas, neste hotel de charme poderá viver a vida com calma, sem pressa, ao seu próprio ritmo ou embalado pela movida portuense no caso de querer partir à descoberta de novas aventuras e novas pessoas.

Todos os quartos do 1872 River House contam uma história diferente, cada uma com a sua mobília portuguesa restaurada e adaptada a cada espaço. Quer saber uma boa notícia? Está a decorrer uma campanha de 15% de desconto nas reservas até 31 de Julho.

3

Casa da Ínsua (Penalva do Castelo)

A Casa da Ínsua é o primeiro alojamento que usa em Portugal a marca “Parador”, isto é, integra a prestigiada rede espanhola de Paradores de Turismo e faz parte da cadeia Montebelo Hotels & Resorts. Indicações que o tornam num dos hotéis de charme ideais para descobrir a região Centro de Portugal.

Localizado em Penalva do Castelo, a cerca de 30 quilómetros de Viseu, esta unidade de alojamento está inserida na Quinta da Ínsua, uma quinta de produção vinícola premiada, em plena rota dos Vinhos do Dão, com forte ligação ao Parque Natural da Serra da Estrela.

Além da produção de vinho, na quinta, existe produção própria de queijo Serra da Estrela, azeite, compotas e maçãs de Bravo Esmolfe.

Boa comida é, como vê, algo que também não faltará numa estadia na Casa da Ínsua.

4

Rio do Prado (Óbidos)

O Rio do Prado é mais do que um simples empreendimento turístico. Distingue-o dos demais a forte aposta na componente sustentável, sendo implementadas várias medidas ecológicas no decorrer do dia-a-dia, funcionando ainda como local com dimensão educativa e cultural.

Todas as suites dispõem de lareira interior e exterior, zona para duche, mini-bar, ar condicionado, máquina de café, TV e Wifi. No caso de famílias mais numerosas existe também a possibilidade de ficarem alojados em suites comunicantes. Um clássico entre os hotéis de charme.

5

Areias do Seixo (Torres Vedras)

Este espaço afirma-se como perfeito para reencontrar o equilíbrio e descansar na companhia da natureza – na verdade, isto em muito se enquadra na nossa definição de hotéis de charme para passar uns dias de férias.

O alojamento Areias do Seixo possui apenas 15 quartos cuja decoração, design e layout prometem uma viagem para “paragens distantes, com toda a privacidade”, até porque, nenhum deles possui televisão. Que mais pode querer para esquecer o mundo?

Além disso, estão ainda disponíveis villas e townhouses autónomas, que salvaguardam a privacidade para estadias em família.

6

LX Boutique Hotel (Lisboa)

O LX Boutique Hotel está localizado no coração da cidade de Lisboa na zona do Cais do Sodré, outrora o distrito da luz vermelha de Lisboa e agora, uma estrela em ascensão na cidade. Logo, já pode imaginar a vista absurdamente imperdível para o Rio Tejo, com a máxima elegância e de estilo contemporâneo.

Outra das grandes vantagens deste espaço é o facto de permitir rapidamente passear pelas margens do rio, deliciar-se com as ementas de ótimos restaurantes, passar o tempo em galerias de arte ou até dar azo ao seu lado mais comercial e fazer umas comprinhas pelas lojas da baixa lisboeta.

7

Fortaleza do Guincho (Cascais)

A Fortaleza do Guincho é um luxuoso hotel de cinco estrelas, com um restaurante premiado com uma estrela Michelin.

Localiza-se no topo de uma falésia com vista para o Oceano Atlântico e proporciona um ambiente caloroso e acolhedor para umas férias em família ou para desfrutar de um retiro romântico a dois.

8

Sublime Comporta (Comporta)

A Comporta é um dos locais mais concorridos em época de verão, pelas praias de sonho na região e pela vida lenta e tranquila do Alentejo que fazem com as férias saibam mesmo a férias. E não podiam faltar hotéis de charme.

A Sublime Comporta está rodeada de “pinheiros mansos, lagoas secretas, dunas selvagens, arrozais extensos e mais de 60 quilómetros de praias de areia branca da costa Atlântica.” Assim, bem pode imaginar a serenidade que se respira e o conforto que sentirá.

Os quartos, suites e vilas estão divididos por vários edifícios, o que contribui ainda mais para a “sensação de exclusividade do hotel”, e entre as quais se incluem as vilas, todas com piscina privada e terraço.

9

Terra Nostra Garden Hotel (São Miguel, Açores)

Saímos do continente rumamos às ilhas, mais propriamente à ilha de São Miguel, nos Açores, onde se localiza o Terra Nostra Garden Hotel, que é, para muitos, um local que faz lembrar os contos de fada da nossa infância, mais parecendo mesmo um bosque encantado onde tudo é possível de acontecer.

Já foi por várias vezes considerado como o melhor hotel dos Açores e um dos melhores “Green Retreats” do mundo, segundo a Condé Nast Traveler. Para isto, em muito contribui o facto de estar situado no Vale das Furnas, em comunhão total com a natureza.

10

Estalagem da Ponta do Sol (Funchal, Madeira)

A infinity pool da Estalagem da Ponta do Sol é apenas um dos seus trunfos. Magnificamente situada na ponta de uma escarpa, esta unidade de alojamento promete ser o refúgio perfeito para umas férias relaxantes e perfeitas, sobretudo para quem gosta de ter o mar por perto.

Trata-se de uma quinta antiga totalmente remodelada e convertida num design hotel de 4 estrelas, com quartos confortáveis e acolhedores, restaurante com vistas inebriantes, spa e uma série de atividades e programas de lazer ao dispor.

Veja também