Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
27 Abr, 2020 - 10:19

Huawei Mate Xs: definitivamente o melhor foldable do mercado

Luísa Santos

O Huawei Mate Xs é a aposta da gigante tecnológica para o setor dos telemóveis dobráveis. Mas este telemóvel tem muito mais do que só um ecrã que dobra.

Huawei Mate Xs: o melhor foldable do mercado

A Huawei não pára de surpreender e é mais do que sabido que a sua grande aposta se concentra no mercado dos smartphones. O Huawei Mate Xs é mais um exemplo daquilo que os super-telemóveis da marca são capazes de fazer.

review huawei mate xs: um ecrã que dobra, um desempenho premium e a nova rede 5g

O Huawei Mate Xs é a aposta foldable da gigante tecnológica chinesa, que acaba de lançar o seu novo flagship: o Huawei P40 Pro. As novidades não param, sobretudo num mercado onde a rapidez de resposta é essencial.

Conheça melhor o smartphone do futuro.

Design e construção

A componente estética é aquela que mais força tem, e mais se destaca, no Huawei Mate Xs. É impossível não notar o ecrã dobrável, que abre e fecha consoante das funcionalidades que quiser utilizar.

Esta flexibilidade toda deve-se, sobretudo, ao Falcon Wing com uma dobradiça inovadora—um verdadeiro par de asas que abre e fecha de forma verdadeiramente impressionante.

Assim sendo, é possível usar o telemóvel enquanto este está fechado ou, então, abri-lo e usufruir do enorme ecrã imersivo.

Ecrã

O ecrã FullView do Huawei Mate Xs tem 8 polegadas quando está aberto. As cores e definição que apresenta são as mais nítidas de sempre, proporcionando uma experiência totalmente imersiva graças à ausência de margens.

O ecrã principal, quando fechado, tem 6.6 polegadas de igual experiência, enquanto o secundário se fica pelas 6.38”.

Tal como acontece com outros smartphones da Huawei, como o Mate 30, também o desbloqueio facial está disponível no Mate Xs—ainda que, agora, o sensor de impressões digitais esteja colocado na lateral direita do telemóvel, em vez de embutido sob o display

huawei mate xs aberto
Fonte da Imagem: Huawei/Divulgação

O facto de estarmos a falar de um ecrã tão grande (quando aberto) é uma grande vantagem para aqueles utilizadores que gostam de desempenhar diferentes tarefas em simultâneo, sem que isso implique fechar a aplicação em uso.

Com o Huawei Mate Xs, esse “problema” fica no passado, graças à função inteligente “Multi-janelas”, que lhe permite usar aplicações sobrepostas umas às outras ou, então, lado a lado.

Processador, desempenho e memória

O desempenho é um dos pontos mais fortes do Huawei Mate Xs, que conta com o poderoso Kirin 990 5G, a última geração de processadores produzida pela empresa tecnológica chinesa. Aliás, este foi um dos primeiros smartphones lançados pela marca que realmente suporta a rede 5G.

A velocidade de desempenho está, por isso, mais do que garantida neste telemóvel, também graças à arquitetura do CPU de eficiência energética, construído em três níveis.

Por outras palavras, isto significa que o desempenho rápido nunca fica comprometido, garantindo sempre o menor consumo possível. Por sua vez, o NPU Dual-core e o Tiny-core criam uma base sólida para que a utilização da Inteligência Artificial (AI) aconteça no seu máximo potencial.

O Huawei Mate Xs funciona com o EMUI 10.0.1 (construído com base no Android 10) e beneficia ainda dos 8GB de RAM e de uns impressionantes 512GB de memória interna (que podem ser expandidos até 256GB através de um cartão SD).

mate xs mirror shooting
Fonte da Imagem: Huawei/Divulgação

Câmaras

Não é novidade nenhuma que as câmaras são um dos pontos mais fortes da Huawei, por isso este não poderia ser um caso de exceção. Uma vez mais, a marca mantém a sua parceria com a Leica para criar 4 câmaras poderosas:

  • 40MP (Lente Grande Angular);
  • 16MP (Lente Ultra Grande Angular);
  • 8MP (Telefoto);
  • Câmara HUAWEI Time-of-Flight (TOF).

Ora, como este é um telemóvel cujos ecrãs dobram para a frente e para trás, também as câmaras acompanham o movimento, pelo que não existe uma câmara secundária propriamente dita—também conhecida como câmara de selfie.

O Huawei Mate Xs vem equipado com a tecnologia Mirror Shooting, que permite que, tanto a pessoa que está a fotografar, como a pessoa fotografada, conseguem ver (em tempo real) como se está a fotografar.

Como tem sido hábito, também no Mate Xs está incluído um Modo Noite impressionante, que ilumina as fotografias captadas até nos cenários mais escuros.

Bateria

São (muito) poucos os telemóveis que contam com tanta capacidade como aquela que se encontra no Huawei Mate Xs, isto é, 4500 mAh. A par desta espetacular autonomia, está ainda a tecnologia HUAWEI SuperCharge de 55W, que lhe permite carregar 85% do telemóvel em apenas 30 minutos.

Especificações técnicas
EcrãOLED
Aberto: 8”; Resolução de 2.480 x 2.200 píxeis;
Dobrado: 6.6” (principal; resolução de 2.480 x 1.148 píxeis) e 6.38” (secundário; resolução de 2.480 x 892 píxeis)
ProcessadorHUAWEI Kirin 990 5G; Processador Octa-core (2 x Cortex-A76 com base em 2,86 GHz + 2 x Cortex-A76 com base em 2,36 GHz + 4 x Cortex-A55 1,95 GHz); GPU:
16-Core Mali-G76; NPU: Dual Big Core + Tiny Core NPUs (Unidade de processamento de rede neural)
Bateria 4500 mAh
Memória RAM 8GB
Memória ROM512GB (expandíveis até 256GB por cartão SD)
Câmaras Câmara Leica Quad: 40MP (Lente Grande Angular, f/1.8 de abertura) + 16MP (Lente Ultra Grande Angular, f/2.2 de abertura) + 8MP (Telefoto, f/2.4 de abertura, OIS), Câmara HUAWEI Time-of-Flight (TOF)
PreçoA partir de 2303,68€
Veja também