Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
09 Out, 2020 - 15:59

Hyundai Kauai 100% Elétrico percorreu 1026 km com uma única carga

André Freitas

Sabia que existem três Hyundai Kauai elétricos que percorreram mais de 1000 quilómetros com apenas uma carga de bateria? Saiba como foi possível.

blue academy: carro elétrico a carregar

A marca sul-coreana realizou um teste numa pista na qual testou três dos seus SUV Hyundai Kauai Electric. O objetivo era provar que todos eles conseguiriam percorrer mais de 1.000 km com apenas um único carregamento eléctrico.

Esta maratona de autonomia ocorreu num circuito fechado na Alemanha, a pista de Lausitzring, e os resultados foram ao encontro do esperado: os três automóveis completaram o teste ultrapassando a marca dos 1.000 km com uma só carga.

Neste artigo vamos explicar em que moldes ocorreu este teste e que conclusões podem ser retirados do mesmo.

Hyundai Kauai Electric: autonomia surpreendente

Hyundai Kauai

Especificações da prova

Para esta prova, os três Kauai Electric foram verificados e pesados, tendo sido também comparados os odómetros e selada a interface dos diagnósticos de bordo, bem como a aba de segurança sob os tablier e sobre a rampa de carga no para-choques dianteiro, para descartar qualquer manipulação do resultado.

A condução dos três veículos foi levada a cabo por um total de 36 condutores que se foram revezando entre si durante os três longos dias de teste.

Tendo em conta o melhor desempenho possível de cada veículo, a prova foi desenhada com certas condicionantes:

  • O sistema de assistência não foi ativado durante esta prova, sendo que todos estes aspetos foram devidamente controlados e vigiados por parte da Dekra, especializada na inspeção de veículos;
  • O uso de energia foi condicionado, com as baterias a serem somente utilizadas para propulsionar o veículo. Pneus de baixa resistência ao rolamento também foram utilizados para esta prova;
  • O prova foi também realizada com uma velocidade média de 30 km/h, o que reflete as condições normais de trânsito na cidade tendo em conta semáforos e paragens, de acordo com a justificação apresentada pela marca sul-coreana;
  • O ar condicionado não foi utilizado, apesar da temperatura exterior ser de 29ºC, e o sistema de infoentretenimento do Kauai também esteve sempre desligado.

Segundo a marca sul-coreana, antes da prova foram feitos vários estudos e foi com base nos resultados obtidos que foram determinadas todas as condicionantes mencionadas anteriormente.

Com base nesses estudos, técnicos da Hyundai estimaram que o Hyundai Kauai Electric conseguiria percorrer entre 984 e 1.066 quilómetros com uma só carga de bateria.

Tendo em conta que os três veículos ultrapassaram, como previsto, a barreira dos 1.000 km de autonomia, fica patente que houve muita “concentração, preparação e paciência” para conduzir com todos os condicionantes e poupar tanta energia.

“Este automóvel, orientado para um estilo de vida moderno e ecológico, combina o design atrativo de um SUV compacto com as vantagens ecológicas de um veículo elétrico. Isso significa que qualquer cliente Kauai Electric irá comprar um veículo com uma gama de tecnologias sofisticadas que permanecem adequadas para o uso diário”, mencionou o diretor executivo da Hyundai Motor Deutchland. 

Hyundai Kauai
Veja também Ensaio ao Hyundai Kauai: um SUV para todos os gostos

Resultados e avaliações ao teste realizado

As primeiras notificações emitidas pelos veículos surgiram apenas no terceiro dia, com mensagens de aviso no painel de instrumentos relacionadas com a capacidade das baterias.

Caso a capacidade das baterias desça para valores inferiores a 8%, o veículo avisa o condutor, através de uma sinalética no computador de bordo, de que é necessária a conexão a uma fonte de energia.

Aos 3% de carga da bateria, o modo de emergência é ativado e o automóvel reduz a potência do motor, permitindo apenas que o veículo percorra alguns quilómetros até travar totalmente com o travão de estacionamento do elétrico, ativado por razões de segurança.

Este teste, designado como “hypermiling”, terminou sem problemas, tendo o primeiro veículo parado completamente aos 1.018,7 km, o segundo aos 1.024,1, e o terceiro aos 1.026.

A nível de gastos de energia da bateria elétrica foram os seguintes:

  • 6.28kWh/100 km para o veículo que percorreu 1018 km;
  • 6.25 kWh/100 km para o que percorreu 1024 km;
  • 6.24kWh/100 km para o que percorreu 1026 km.

Apesar deste SUV ser divulgado pela marca sul coreana como tendo uma autonomia de 449 km com o pack de baterias com 64 kWh, a verdade é que este teste demonstrou que a capacidade deste automóvel é de mais do dobro da autonomia anunciada.

Na verdade, a versão de 64 kWh revela ser ideal para viagens longas.

De uma forma sucinta, apresentamos no próximo quadro as principais especificações do Hyundai Kauai Electric na versão 64 kWh:

Bateria64 kWh
Potência150 kW
Binário395 Nm
Aceleração 0-100 km/h7,6 seg.
Velocidade máxima167 km/h
Autonomia (WLTP)449 km

Conclusão

carros ecológicos hyundai

Após esta prova de condução, o Kauai Electric acabou por demonstrar que supera a concorrência em termos de potencial e eficiência como um SUV de estilo de vida ecológico.

A marca está dedicada também em demonstrar que a aposta em veículos elétricos será encarada como uma prioridade. 

A autonomia acaba por ser um dos melhores aspetos a ter em conta neste carro, não só pela duração da bateria que, com uma condução moderada, pode perfazer valores perto dos 500 quilómetros, mas também pela confiança na eficiência bateria.

A sua preparação para a condução do dia a dia demonstra que o receio e a ansiedade do condutor em relação à autonomia dos carros elétricos é algo do passado.

O Hyundai Kauai Electric está disponível em Portugal desde 2018, com preços a iniciar nos 39.105,17€.

Veja também