Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
06 Jun, 2018 - 00:00

Ingredientes para ralar: sugestões que nunca imaginou passar no ralador

Mónica Carvalho

Há ingredientes para ralar que talvez nunca tenha pensado antes… Surpreenda-se com truques que transformam os seus cozinhados.

Ingredientes para ralar: sugestões que nunca imaginou passar no ralador

Já deve ter pensado em ralar couve roxa e alho, mas será que imaginou incluir curgete ralada nos cozinhados? E banana ralada? Manteiga ralada? E, que tal, ralar tomate? Conheça uma lista totalmente inovadora de ingredientes para ralar e comece já hoje a inovar nos seus pratos. Surpreenda os seus convidados com apresentações diferentes e dê uma nova vida a determinados alimentos.

Confira as nossas sugestões de ingredientes para ralar.

12 ingredientes para ralar: surpreenda-se e inove na cozinha

Banana

As bananas maduras congeladas são ótimas em pratos de assados. Porém deve seguir este truque: utilizar este fruto sem descongelar, caso contrário apenas obterá uma espécie de papa sem graça nem grande utilidade. As bananas raladas congeladas são ótimas para bolos e pão de banana. Experimente.

Curgete

curgete ralada

Chamam-se “zoodles” e são um dos ingredientes da moda atualmente. Permitem preparar pratos diferentes, mais saudáveis e com tanto estilo que todos irão pensar que foram preparados por um verdadeiro chef de cozinha.

Couve roxa

couve roxa

Obtenha pedaços de couve roxa prontas para preparar saladas variadas e deliciosas. As folhas de folha são as maiores e mais estaladiças e, como tal, as melhores para este efeito.

Ovos

Se quiser dar uma inovação às suas saladas de ovo, com pedaços mesmo pequenos e discretos, então experimente ralar, ao invés de simplesmente cortar.

Chocolate

chocolate

Fonte: Max Pixel

O chocolate ralado derrete mais rapidamente, e ajuda a acelerar o processo de elaboração de qualquer receita. E também é a forma ideal de ter chocolate pronto para polvilhar bolos e outras sobremesas.

Cebola

As cebolas têm um alto teor de água, e com a ajuda de um ralador, poderá aproveitar o sumo extraído para temperar molhos sem a frustração de picar e sem as incómodas lágrimas que lhe escorrerão pelos olhos de cada vez que descasca uma cebola.

Manteiga

manteiga

Para conseguir manteiga ralada, deverá, em primeiro lugar, congelar um pouco de produto. O objetivo é depois ralar e utilizar em massas de bolos, biscoitos e massas. Mas poderá pensar que em nada diferente das receitas que habitualmente segue. Não poderia estar mais enganado… Desta forma, obterá doces mais fofos e crocantes.

Tomate

Está habituado a descascar e cortar tomates. E se fizer algo diferente? Experimente, ralar tomates para conseguir aproveitar a polpa sem desperdícios e sem se sujar nem pintar a cozinha de vermelho.

Pão

pão ralado

Precisa de pão ralado para fazer deliciosos panado? Então, não compre e faça-o em casa! Utilize o pão seco que tem, independentemente do género que for. Mas antes de ralar, coloque-o no congelador por umas horas ou leve ao forno a 180º durante cerca de dez minutos.

Especiarias

especiarias raladas

Fonte: Max Pixel

Não compre as especiarias já em pó, pois além de perderem as suas propriedades mais rapidamente irá pagar mais dinheiro, de forma totalmente desnecessária. E este truque serve para a noz-moscada, pimenta ou gengibre.

Couve-flor

couve-flor

A couve-flor ralada pode ser um excelente substituto para fazer massa de arroz ou base de pizza. Como resultado, obterá uma alternativa de baixas calorias, rica em nutrientes. Certifique-se de, após ralar, espremer bem para retirar todo o excesso de água.

Alho

Pode ser difícil partir um alho em tamanhos mínimos. Mas, não terá tal problema se esfregar um alho num ralado. Rápido e bem simples.

Veja também: