Luísa Santos
Luísa Santos
30 Jul, 2019 - 10:57
Instagram esconde likes: mais conteúdo, menos distração

Instagram esconde likes: mais conteúdo, menos distração

Luísa Santos

São o ponto forte da rede social, mas agora o Instagram esconde likes. Tudo para que o conteúdo seja cada vez mais uma prioridade.

O artigo continua após o anúncio

A decisão não é propriamente recente, até porque o Instagram já tinha revelado intenções de esconder os likes dos utilizadores de forma permanente. A primeira fase de “testes” começou em abril e concentrou-se apenas nos utilizadores residentes no Canadá, estendendo-se agora ao resto do mundo. A verdade que o Instagram esconde likes e quer melhor conteudos.

Instagram esconde likes: guerra de popularidade

A ideia é melhorar a utilização desta que é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo. Desde o seu lançamento que a “caça aos likes” tem crescido gradualmente, existindo utilizadores que apenas publicam conteúdo com base nos gostos que vão (ou que querem) receber.

Existe mesmo uma “guerra” no Instagram que leva utilizadores a competir pela fotografia ou vídeo com mais likes. Este é um fator que parece medir a popularidade de uma pessoa nesse meio digital, no qual muitos se concentram aquando da produção do seu conteúdo.

A rede social tem muitas funcionalidades que tem vindo a implementar ao longo dos anos, com o objetivo de melhorar cada vez mais a utilização da plataforma. Desta forma, ficou decidido que o Instagram esconde likes de uma publicação, uma medida que já começou a ser implementada face à forma como alguns utilizadores “dependem” do número de gostos que recebem.

likes

Há quem compre gostos e seguidores

Sim, é verdade, e é também um dos motivos pelos quais o Instagram quer esconder o número de likes de toda e qualquer publicação. Atualmente, existem packs à venda na Internet que permitem a qualquer pessoa comprar seguidores e até mesmo “gostos” nessa rede social.

Esta tem sido uma prática cada vez mais recorrente e que, na verdade, torna cada vez mais difícil distinguir quem são os verdadeiros influencers. De facto, esses são os que saem mais prejudicados desta medida, uma vez que têm parcerias com várias marcas de forma a promover os seus produtos. Para que isso aconteça, a interação com os utilizadores é fundamental.

Os likes não vão desaparecer totalmente

Quem o diz é o próprio Instagram, que recorrei ao Twitter para dar a conhecer a novidade. Foram milhares os utilizadores que não concordaram com a ideia, mas a verdade é que a empresa já confirmou que não irá fazer desaparecer os gostos de forma permanente.

A única pessoa que poderá ter acesso aos gostos de uma publicação é o próprio utilizador, sendo que apenas os seus seguidores, bem como todos aqueles que interagem com o conteúdo partilhado, é que não poderão ver quantos gostos cada post tem.

O artigo continua após o anúncio

Com esta medida, a rede social espera que não exista tanta pressão entre os utilizadores para “dependerem” da quantidade de gostos que recebem. O tempo que passamos nas redes sociais parece aumentar cada vez mais e a ideia é que exista uma utilização consciente e melhor a cada dia.

A novidade deve estender-se a todos os países rapidamente, mas, para já, só está em vigor na Austrália, Irlanda, Brasil, Itália, Japão e Nova Zelândia.

Veja também: