Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
16 Nov, 2021 - 22:33

Instalação de ar condicionado: o seu guia essencial

Catarina Milheiro

A instalação de ar condicionado é um investimento para o ano inteiro. Saiba como o fazer em apenas alguns passos.

instalação de ar condicionado

O processo de instalação de ar condicionado pode parecer um autêntico desafio, principalmente quando precisamos de economizar e de sermos nós próprios a fazê-lo.

A verdade é que os motivos para comprar e instalar ar condicionado em casa podem ser vários: ou porque os ambientes são extremamente quentes no verão e frios nos meses de outono/inverno, ou porque sente que não circula ar suficiente ou até mesmo porque precisa de alguma forma de controlar a humidade de alguma divisão.

Por isso mesmo, para que se consiga ter algum conforto dentro de casa, muitas vezes a solução ideal é mesmo a compra e instalação de ar condicionado.

Apesar de ser um investimento, é importante pensar que a longo-prazo conseguirá obter mais conforto e claro, não esquecer que a sua casa vai ficar valorizada no momento em que quiser vendê-la ou alugá-la, por exemplo.

Vantagens de instalar um ar condicionado

Se reside numa zona do país muito quente no verão e fria no inverno, a instalação de ar condicionado é essencial para manter as casas sempre a uma temperatura agradável. Principalmente para pessoas sensíveis às diferentes temperaturas, como as crianças e os idosos.

No fundo, estes aparelhos acabam por fazer circular o ar nas divisões, sendo que muitos deles estão mesmo equipados com sistemas de filtragem do ar até. Ou seja, acabam por ter um impacto bastante positivo na qualidade do ar que respira em sua casa.

Ainda tem dúvidas? Atente nas seguintes vantagens:

  • purifica o ar;
  • funciona como desumidificador;
  • tem uma ação antialérgica;
  • oferece multifuncionalidade;
  • acaba com o mofo nos ambientes;
  • evita a desidratação corporal.

Instalação de ar condicionado: 4 aspetos a ter em conta

ar condicionado em casa

Se está a pensar em fazer a instalação de ar condicionado em sua casa, saiba que um dos primeiros passos é analisar o local onde o aparelho será instalado. Esta questão fará toda a diferença para garantir o melhor aproveitamento e a eficiência do ar condicionado.

No entanto, há outros aspetos fundamentais para que seja feita uma instalação adequada e eficaz. Tome nota.

1. Atenção às substâncias perigosas

Assim como para qualquer outro aparelho eletrónico do género, também existem restrições relativamente à instalação de um ar condicionado. Por isso, antes de dar início ao processo, saiba quais as substâncias perigosas que podem prejudicar o funcionamento e a segurança do equipamento:

  • ar marítimo;
  • gás sulfuroso;
  • gases combustíveis;
  • óleo de máquinas.

No caso de não existir opção, deverá sempre optar por contactar o fabricante e contratar um instalador para que receba as orientações corretas antes de qualquer tipo de instalação.

2. Cuidado com a unidade interna do ar condicionado

A unidade interna do ar condicionado é um dos seus componentes básicos. Quer isto dizer que, exige alguns cuidados específicos a ter em consideração antes da sua instalação:

  • não deverá interferir com outras instalações elétricas ou de gás que existam na casa;
  • é essencial que o aparelho tenha espaço suficiente quer para a instalação, quer para as futuras manutenções;
  • os espaços da unidade interna também têm de ser compatíveis com a caixa do aparelho escolhido.

3. Cuidados específicos com a unidade externa

Assim como a unidade interna, a unidade externa do ar condicionado também requer cuidados bastantes específicos para garantir uma instalação eficaz:

  • não deve instalar a unidade externa em locais sujeitos à forte incidência de sol, vento, chuva ou poeiras;
  • não instalar próximo a fontes de calor, aparelhos de exaustão ou gases inflamáveis;
  • não colocar em locais desnivelados ou irregulares;
  • não instalar em locais isolados ou com uma baixa circulação de ar (como casas de banho ou lavandarias, por exemplo);
  • não exceder a inclinação máxima de 5 graus em relação ao plano horizontal.

4. Faça a correta manutenção do aparelho

Além de todos os cuidados que deve ter na instalação de ar condicionado em sua casa, é importante saber que tem ainda de contar com as manutenções do equipamento.

Na verdade, não há como determinar ao certo de quanto em quanto tempo deverá ser feita esta manutenção. Afinal, tudo depende da frequência de utilização dele.

Contudo, sabemos que a vida útil do ar condicionado está diretamente relacionada com os cuidados e manutenções que faz ao aparelho. Por isso mesmo, é importante que esteja atento ao correto funcionamento do mesmo.

Caso comece a reparar em pequenos problemas como ruídos, mau-cheiro, água a pingar ou mau funcionamento em geral, talvez signifique que é necessária uma manutenção.

Assim, o ideal é mesmo fazer uma manutenção do aparelho regularmente, antes que comece a apresentar este tipo de problemas.

Como instalar um ar condicionado sozinho em 10 passos

É sempre possível contratar um técnico para fazer a correta instalação do ar condicionado em sua casa, mas se está a pensar fazer a instalação sozinho, vamos ao passo a passo.

De antemão, avisamos: esta é, efetivamente, uma forma mais económica e, ao mesmo tempo, desafiante de fazer a instalação do ar condicionado.

  1. Posicione o suporte do ar condicionado na parede e, com a ajuda de um lápis, marque os espaços onde irá precisar de furar.
  2. Verifique se está linear com um instrumento para indicar ou medir inclinações (um nível).
  3. Assim que verificar se a parede não esconde nenhum tipo de cano ou fio elétrico, perfure e coloque cavilhas (são umas peças pequenas cilíndricas, normalmente de metal, plástico ou madeira). O importante é que sejam robustas.
  4. Prenda o suporte com uma broca e de acordo com as instruções do fabricante, determine onde fará o furo pelo qual a conexão do refrigerador irá passar.
  5. Ainda com a ajuda das indicações do fabricantes, verifique o diâmetro do furo. Depois fure com uma broca equipada com uma serra de orifício. Assim que sentir que está do lado de fora, pare.
  6. Do lado de fora, pare de furar e de seguida coloque o ar condicionado no seu suporte (enquanto passa o tubo e o cabo de alimentação no orifício).
  7. Prenda o tubo de drenagem o mais longe possível da parede externa. Para isto, volte a utilizar um nível.
  8. Fixe a unidade exterior ao chão com parafusos grandes.
  9. Ligue a mangueira e o cabo de alimentação (leia atentamente o manual de instruções).
  10. No final, basta ligar o ar condicionado. Se funcionar, tape os orifícios da parede com argamassa ou outro tipo de enchimento.
Veja também