Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
26 Jun, 2018 - 12:21

Tem um iPhone 16 GB? Estas dicas são para si

Luísa Santos

Se tem um iPhone 16 GB, certamente que se debate com a falta de memória. Deixamos-lhe algumas dicas que pode seguir para contornar o problema.

Tem um iPhone 16 GB? Estas dicas são para si

Existem duas opções que o podem ter levado a comprar um iPhone 16 GB: o facto de pensar que não iria precisar de mais memória, ou o facto de não querer gastar mais dinheiro do que aquele que já estava a gastar. De qualquer das formas, existem algumas dicas que pode anotar e seguir para não ter problemas de memória.

O mais provável é que não tivesse a noção completa de quanta memória um smartphone é capaz de consumir. À primeira vista, pode até pensar que não terá tantas fotografias ou vídeos quanto isso guardados no seu iPhone 16 GB, mas rapidamente se desengana e percebe que há outras funcionalidades que estão a consumir quase toda a memória do seu telemóvel.

Falta de memória no seu iPhone 16GB? Siga estas dicas

Esteja atento ao consumo de memória

Como já referido, nem só as fotografias e vídeos que gravamos e guardamos em smartphones ocupam a memória do telemóvel. Também as aplicações que tem instaladas consomem a mesma memória, mesmo que não as esteja a usar, até porque essas apps estão a consumir memória em segundo plano.

Num iPhone 16 GB, isto pode ser problemático e até causar alguma lentidão na performance do telemóvel. Por isso, tenha em atenção o consumo de memória que está a acontecer, seguindo estes passos:

  1. Definições;
  2. Geral;
  3. Armazenamento no iPhone.

Qualidade do vídeo

Tenha em atenção o formato no qual fotografa e, sobretudo, filma os vídeos num iPhone 16 GB. Quanto maior a qualidade, naturalmente que maior será a memória ocupada.

A melhoria da qualidade implica que seja consumido mais espaço de armazenamento, por isso, deve rever as definições da câmara e optar por filmar em 1080p ou, até, em 720p, que irão garantir, ainda assim, uma boa qualidade de imagem. Para tal, percorra as seguintes etapas e altere as definições de vídeo para poupar espaço de armazenamento no iPhone:

  1. Definições;
  2. Câmara;
  3. Gravar vídeo.
iphone

Utilize o iCloud

A par de outros serviços de armazenamento em cloud, a Apple disponibiliza um semelhante e que pode aceder de forma gratuita no seu iPhone: o iCloud. Por isso, se ele existe, o melhor será mesmo utilizá-lo ao máximo e, nele, guardar toda a sua biblioteca de vídeos e fotografias.

Para tal, e para continuar a usufruir desse serviço de forma gratuita, otimize o espaço de armazenamento do iCloud, seguindo os seguintes passos:

  1. Definições;
  2. Carregue no separador inicial que tem o seu nome;
  3. iCloud.

A partir daí, pode até escolher as aplicações e os serviços que utilizam o iCloud. Personalize estas definições consoante as suas preferências de armazenamento.

Adicione memória extra

Através de uma espécie de disco externo que, apesar de externamente não se assemelhar a um, desempenha exatamente a mesma função: armazenar dados (documentos, cópias, fotografias, vídeos, entre outros).

Hoje em dia, já existem estes discos em forma de pen, que permitem a ligação ao seu iPhone 16 GB através da entrada de carregamento – utilizando um adaptador de entrada muito semelhante àquele que já conhece.

Veja também: