Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
26 Jul, 2018 - 11:18

Tem o iPhone lento? Descubra 4 formas de resolver o problema

Nuno Margarido

Um iPhone lento parece algo quase “contra-natura”, porque toda a gente sabe que isso não deve acontecer. Saiba como resolver esse problema.

Tem o iPhone lento? Descubra 4 formas de resolver o problema

Os produtos da Apple são bastante fiáveis e tendem a ser bastante eficazes e rápidos após receberem uma ordem – essa é, pelo menos, a fama de que gozam e o motivo de muitos investimentos. Mas até estes equipamentos podem acabar por ficar lentos após alguns anos de utilização. Saiba o que fazer quando se depara com um iPhone lento.

Como “acelerar” um iPhone lento

iPhone lento

Os motivos que tornam o iPhone lento

Porque é que o iPhone está lento? Podem existir vários motivos para que isso aconteça. Um dos motivos pode residir na quantidade de ficheiros presentes no dispositivo como, por exemplo, as fotografias ou os vídeos.

Quantos mais ficheiros tiver, mais espaço irá ocupar e mais pesado ficará o iPhone – razão mais do que suficiente para que os processos comecem a ficar mais lentos e para que o iPhone também comece a “arrastar-se”.

Outro dos motivos mais comuns – e este foi um que trouxe alguns dissabores à própria Apple, recentemente – é o próprio sistema operativo. Com a evolução da tecnologia, a Apple acaba por produzir software que exige muito mais dos dispositivos. E como o hardware não consegue acompanhar, é natural que comece a ver o iPhone lento.

Não atualizar o software (as apps e o sistema operativo) também pode ser um grande motivo para que o iPhone comece a ficar mais lento. Tal como ter várias apps abertas ao mesmo tempo. Mas há soluções para todos estes problemas.

Como resolver este(s) problema(s)

1. Uma grande quantidade de ficheiros armazenados podem ser um bom motivo para tornar o iPhone lento. Como resolver? Vá a “Definições” > “Geral” > “Sobre” e descubra quanto espaço de armazenamento é que ainda tem. O ideal é ter entre 500 MB e 1 GB. Se quiser libertar algum espaço vá a “Definições” > “Geral” > “Armazenamento do iPhone” e descubra o que é que está a ocupar muito espaço e o que é que pode eliminar.

2. Ter muitas apps abertas também pode “atrasar” o iPhone”. Carregue duas vezes no botão Home e descubra quantas apps é que estão abertas. Para as fechar, basta arrastá-las para cima.

3. Manter o software atualizado é meio caminho andado para não ter um iPhone lento. Vá a “Definições” > “Geral” > “Atualização de Software” e atualize o sistema operativo.

4. Uma medida fácil de aplicar – e poucas vezes utilizada – passa por um simples reiniciar do dispositivo. Faça isso e veja o que acontece.

Em último recurso

Em último recurso pode sempre formatar o iPhone e restaurá-lo para que este pareça como novo.

Veja também: