Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
18 Set, 2018 - 11:59

iPhone XS Max vs Samsung Galaxy Note 9: qual o melhor?

Luísa Santos

No duelo iPhone XS Max vs Samsung Galaxy Note 9 confrontam-se os topos de gama das duas principais marcas de smartphones à escala mundial. Quem ganhará?

iPhone XS Max vs Samsung Galaxy Note 9: qual o melhor?

Atualmente, é este o confronto que impera: iPhone XS Max vs Samsung Galaxy Note 9. Separados por apenas um mês (no que diz respeito ao lançamento), ambos os smartphones são muito poderosos e ocupam, hoje em dia, o lugar de “topo de gama” dos topos de gama.

iPhone XS Max vs Samsung Galaxy Note 9: frente a frente

Design e construção

Ambas as marcas têm lançado smartphones com um design muito minimal e elegante e uma construção duradoura, que recorre a materiais muito resistentes (como o metal e o vidro). Tanto num modelo como no outro, o vidro frontal ocupa a quase totalidade do telemóvel, sendo o Samsung Galaxy Note 9 sete gramas mais pesado que o iPhone XS Max.

O dispositivo da Apple está disponível em três cores (dourado, cinzento sideral e prateado), enquanto que o modelo da Samsung está disponível em apenas duas cores: azul oceano e preto meia-noite.

Ambos são resistentes ao pó e à água, sendo que o iPhone pode ser submergido até 2 metros de profundidade, enquanto o Samsung não pode ultrapassar os 1,5 metros. Pontua, nesta categoria, o iPhone XS Max.

Veredito: iPhone XS Max 1 x 0 Samsung Galaxy Note 9

Ecrã

O iPhone XS Max foi anunciado como o maior smartphone de sempre e nós não deixamos mentir: é mesmo. Tem 6,5”, com resolução de 2688 x 1242px e densidade de 458ppi. O modelo da Samsung tem, também, um ecrã OLED de 6,4” com resolução QHD+ (1440p) e densidade de 516ppi.

Apesar da diferença, ambos os telemóveis garantem uma excelente experiência ao utilizador. Enquanto que o iPhone XS Max tem suporte 3D Touch e um ecrã TrueTone, o Galaxy Note 9 suporta anotações (graças à S Pen que traz incluída) e ainda a possibilidade de gerir notificações com o ecrã bloqueado. Ambos pontuam nesta categoria.

Veredito: iPhone XS Max 2 x 1 Samsung Galaxy Note 9

Câmara

O smartphone da Apple tem uma dual camera traseira de 12MP (abertura de f/1.8) + 12MP (abertura de f/2.4). Tem estabilização ótica, também em vídeos 4K a 60 fps e pode filmar em câmara lenta Full HD a 240 fps. A câmara frontal tem 7MP e abertura de f/2.2.

Por sua vez, o Galaxy Note 9 tem, também, uma dual camera de 12MP + 12MP, mas com números ligeiramente maiores, principalmente no que diz respeito a fotos noturnas. Também pode filmar a 4K a 60 fps e tem uma super câmara lenta (HD) que filma a 960 fps. A câmara frontal tem 8MP com abertura de f/1.7, mas perde em relação aos sensores extra frontais da Apple.

Nesta categoria, ambos apresentam vantagens e desvantagens em relação um ao outro, mas é justo que, tanto um como outro, pontuem. Tire as suas próprias conclusões no vídeo abaixo.

Veredito: iPhone XS Max 3 x 2 Samsung Galaxy Note 9

Processador e Memória

No duelo iPhone XS Max vs Samsung Galaxy Note 9, também o nível de desempenho é muito importante. O iPhone XS Max vem equipado com o novo A12 Bionic com seis núcleos e 4GB de memória RAM. Por sua vez, o modelo Android traz um chip Snapdragon 845 octa-core de 2,8 GHz e duas opções de memória: 6GB de RAM + 128GB de armazenamento interno ou 8GB de RAM + 512GB de memória interna, ambas com entrada para microSD de até 2TB.

O iPhone XS Max mantém a mesma memória RAM, mas tem três versões disponíveis de capacidade interna: 64, 256 ou 512GB. Ambos não desiludem neste campo, sendo igualmente rápidos. Pontua o modelo da Samsung tendo em conta a memória que disponibiliza.

Veredito: iPhone XS Max 3 x 3 Samsung Galaxy Note 9

Bateria

A Apple não divulgou, ainda, os mAh da nova bateria do iPhone XS Max, afirmando, apenas, que tem uma autonomia de mais 1,5 horas em relação ao iPhone X (quando carregado sem fios). É que ambos suportam esse tipo de carregamento, mas o modelo da Apple não disponibiliza a dock necessária para o efeito, tendo de ser comprada à parte.

A autonomia do dispositivo Apple pode atingir as 25 horas, contra os 4000mAh da Samsung, que promete durar um dia inteiro. Também no caso da Samsung, a dock tem de ser comprada à parte. Ambos pontuam.

Veredito: iPhone XS Max 4 x 4 Samsung Galaxy Note 9

Preço

O modelo da Samsung pode ser comprado a partir de 889,00€, enquanto o modelo da Apple tem o preço inicial de 1279,00€. Com qualquer um destes modelos ficará (muito satisfeito), mas é inegável a diferença de preços, por características que são, realmente, muito próximas.

Não esqueçamos a S Pen do Galaxy Note 9 que lhe permite fazer praticamente tudo. Desde anotações a tirar fotografias e controlar o telemóvel à distância. Esta funcionalidade não está disponível no telemóvel da Apple que, até à data, nunca incluiu uma pen do género nos seus smartphones. Ganha o Samsung pela diferença de preço.

Veredito: iPhone XS Max 4 x 5 Samsung Galaxy Note 9

Veja também: