Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
02 Mar, 2020 - 09:21

Know How: o que significa e porque é tão importante

Inês Silva

Saiba o que significa a expressão Know How no mercado de trabalho e porque é tão importante para profissionais e empresas.

chefe a explicar conceitos à equipa

Know How é já uma expressão usual nos dias que correm, no entanto, por vezes, o seu significado é deturpado pelo uso inadequado. Afinal, o que significa este conceito e porque é tão importante? Continue a ler para saber mais.

A tradução literal desta expressão é “saber como”, mas o que significa na verdade é “saber fazer”. Na prática, em ambiente de trabalho, significa ter o domínio de uma técnica ou de uma área de atuação. Podemos utilizá-la quando falamos de alguém ou de uma empresa que detém conhecimento ou experiência acima da média sobre determinada área.

Este “saber fazer” compreende uma série de competências e capacidades, objetivas e subjetivas, que quando combinadas permitem o alcance de resultados de uma forma muito mais eficiente:

  • Conhecimento teórico;
  • Conhecimento prático;
  • Aptidão;
  • Atitude.

Antes de avançarmos para o conceito em si, deve salientar-se que o primeiro ponto importante a compreender é que teoria e prática devem andar juntas. De nada vale um currículo profissional com um vasto histórico de formação e cursos, se não existir a experiência prática.

O que é Know How e qual a sua importância

mulher a trabalhar ao computador

O que significa esta expressão?

É uma expressão em inglês que significa “saber como” e pode ser traduzida por “saber fazer”. Refere-se ao conjunto de conhecimentos técnicos e práticos próprios de uma determinada técnica ou atividade.

Este conceito pode ser aplicado a uma empresa ou a um profissional, ou seja, ao dizer que alguém ou uma empresa possui know how, estamos a dizer que têm um domínio especializado acerca de um mercado, produto ou serviço.

O domínio especializado torna-os, assim, uma referência em determinada área de atuação, pois têm conhecimentos que outros, com a mesma atividade, não possuem. Ter esta competência é essencial para destacarem-se no mercado de trabalho, em relação aos profissionais, ou em relação à concorrência, no caso das empresas.

Qual a sua importância para profissionais e empresas?

No âmbito empresarial, este conceito refere-se ao capital intelectual, que abrange o conhecimento coletivo e as capacidades criativas. É o capital intelectual que contribui para as empresas desenvolverem novas formas de atuar, permitindo disponibilizar soluções aos seus clientes ou consumidores, bem como adaptarem-se ao contexto do mercado sempre que ocorre alguma mudança.

O mercado está em constante transformação devido à inovação tecnológica que cada vez tem um maior impacto nos meios e formas de produção, bem como nas relações de trabalho.

Há cada vez mais empresas tecnológicas e a capacitação dos seus colaboradores deve ser uma prioridade.

Também para os profissionais o know how é um fator fundamental para quem pretende destacar-se em determinada área ou profissão.

Quanto mais conhecimento técnico e experiência tiver um profissional, maiores são as oportunidades de se destacar no mercado de trabalho e crescer profissionalmente.

Assim sendo, as empresas que apostam na formação dos seus colaboradores têm maior probabilidade de se destacarem na sua área de atuação.

Os profissionais, quanto mais especializados, mais vão contribuir para o crescimento da empresa e para a sua valorização e reconhecimento profissional.

Como potenciar o Know How de empresas e profissionais

Profissionais

Faça da leitura uma rotina

Ler é, provavelmente, a forma mais fácil e barata de obter conhecimento e manter-se atualizado, por isso, é importante que crie hábitos de leitura para se destacar profissionalmente.

Inscreva-se em cursos e formações

Mesmo que tenha frequentado o ensino superior, é importante que mantenha a sua motivação para o estudo. Tente, pelo menos, fazer duas ações dedicadas à sua área anualmente. Procure participar, por exemplo, congressos, palestras, workshops, etc.

Cultive o networking

Outra forma eficiente de aumentar seu know how é o networking. Estabeleça relações mais produtivas, converse mais, troque experiências. Esta é uma forma de ampliar os seus conhecimentos.

Ter uma boa estratégia de networking pode ser a resposta para uma carreira de sucesso.

Empresas

Aposte na criatividade, tecnologia e inovação

Manter as empresas competitivas no mercado significa investir constantemente na criatividade, tecnologia e inovação. Estes são elementos essenciais para oferecer novos produtos e serviços aos consumidores, de acordo com as diversas transformações que vão acontecendo.

Invista nos colaboradores

Como já falado, para ser referência numa área de atuação é necessário oferecer apoio e formação aos trabalhadores para que possam desenvolver-se e contribuir para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Disponibilizar cursos e formações, implementar melhorias no ambiente de trabalho, investir em em benefícios e salários, entre outras ações, vai fazer com que os colaboradores se sintam mais motivados para executar as suas tarefas e funções na empresa, aumentando assim a qualidade e produtividade.

Veja também