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Inês Pereira
Inês Pereira
12 Jun, 2018 - 10:20

Kombucha: o que é, benefícios e como fazer

Inês Pereira

A kombucha é uma das grandes tendências de bem-estar. Fique a saber tudo sobre esta bebida adorada pelos adeptos da vida saudável e aprenda a fazê-la.

Kombucha: o que é, benefícios e como fazer

Com a popularidade do estilo de vida saudável a crescer a olhos vistos, não é de admirar que todos os dias surjam novos produtos com inúmeros benefícios para a saúde. Talvez por isso a kombucha ande nas bocas do mundo e se tenha tornado uma grande tendência no que se refere à procura de bem-estar.

Apesar de a palavra ser estranha, esta é uma bebida tradicional asiática que remonta a 221 A.C. É verdade: este chá é consumido nos países asiáticos há já muito tempo. Contudo, só recentemente viu a sua popularidade crescer na Europa.

Chegou a altura de ficar a conhecer a kombucha de A a Z e de saber o que fazer para poder beber uma chávena desta bebida que promete cuidar da sua saúde.

O que é a kombucha

A kombucha é uma bebida milenar feita a partir da fermentação controlada do chá (verde ou preto, geralmente), ao qual é adicionado um fungo a que se dá o nome scoby.

O aspeto não é convidativo, já que se trata de uma espécie de disco gelatinoso que deve flutuar no chá, mas os benefícios são muitos. Depois do tempo de fermentação, que tem de ter uma duração mínima de 7 dias, poderá consumir a sua bebida.

A kombucha, uma bebida desintoxicante e antioxidante, é rica em ácidos orgânicos, enzimas e vitamina B. O sabor, esse, é agridoce e assemelha-se a algo entre a sidra de maçã e o vinho.

Benefícios

conheça os benefícios da kombucha

Os benefícios da kombucha são muito superiores aos do chá preto ou do chá verde quando consumidos na sua forma original e sem a fermentação que origina esta bebida:

  • Regula o apetite, pelo que ajuda a emagrecer;
  • Previne infeções intestinais;
  • Combate a gastrite;
  • Equilibra a flora intestinal;
  • Desintoxica o organismo;
  • Alivia e previne problemas como o reumatismo e as pedras nos rins;
  • Reduz dores de cabeça e enxaquecas;
  • Reduz os níveis de stress e as insónias;
  • Fortalece o sistema imunitário;
  • Previne doenças como a diabetes e o cancro;
  • Previne infeções urinárias;
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Equilibra a pressão arterial.

Importa referir que, apesar de não existirem efeitos adversos comprovados em relação à ingestão desta bebida, deve ter atenção ao consumo excessivo de kombucha, uma vez que podem surgir distúrbios gastrointestinais ou reações alérgicas. Em caso de dúvidas, não hesite em consultar um médico para ter aconselhamento adequado.

Como ter kombucha em casa

aprenda a fazer kombucha

Se ficou curioso e quer provar esta bebida, que pode ser consumida quente ou fria, fique a saber que pode prepará-la de forma caseira ou comprá-la pronta a beber. No caso da segunda opção, basta dirigir-se aos supermercados biológicos ou às lojas de produtos saudáveis.

Ingredientes para fazer em casa:

  • 4 litros de chá preto ou verde;
  • 1 chávena de geleia de arroz ou puré de tâmaras (também pode usar especiarias ou frutas para dar sabor);
  • 1 scoby (terá de pedir a alguém que já tenha feito kombucha, uma vez que é algo que se forma a partir da fermentação);
  • 1 pote onde fazer a fermentação.

Modo de preparação:

1. Preparar o chá que vai servir de base e deixar arrefecer, uma vez que o resto do processo é feito com o líquido frio;

2. Dissolver a geleia de arroz ou puré de tâmaras no chá e colocar o preparado no pote onde vai deixar a fermentar;

3. Colocar o scoby e tapar o pote;

4. Esperar que fermente pelo menos 7 dias (deve estar num local seco);

5. A partir dos 7 dias, deve ir controlando o sabor da kombucha e poderá consumir quando estiver do seu agrado;

6. Guarde o scoby para futuros chás de kombucha.

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