A Licença Internacional de Condução é um documento que habilita a conduzir no estrangeiro. Se está a pensar sair do país e conduzir noutro território, é aconselhável saber se necessita desse documento.
Contacte a embaixada ou o consolado do país para onde vai viajar e informe-se.
Na Europa e nos Estados Unidos da América, a carta de condução nacional é normalmente aceite. Contudo há empresas de aluguer de carros que exigem a Licença Internacional de Condução (LIC).
Com ou sem LIC, nunca se esqueça de levar a carta de condução nacional. Informe-se antes de partir, para evitar surpresas.
Licença Internacional de Condução: o que é
É um documento que habilita um condutor a conduzir no estrangeiro. Para conduzir na Europa e nos EUA não é normalmente necessário obter esta licença, mas há empresas de aluguer de automóveis que a exigem.
A LIC integra o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir e faz parte da Convenção Internacional sobre Trânsito Rodoviário, assinada em Genebra em 1949, e aprovada por Portugal.
Onde tirar a licença
A licença pode ser pedida nos serviços do Instituto de Mobilidade e Transportes (regionais e distritais) por pessoas com carta de condução nacional ou com carta emitida por outros Estados-membros do Espaço Económico Europeu.
O Automóvel Clube de Portugal (ACP) também está habilitado a emitir a Licença Internacional de Condução e até pode pedir a licença internacional de condução por correio.
Documentos necessários
Para pedir a licença necessita:
- Cartão de cidadão/Bilhete de Identidade
- Carta de condução válida ou guia de substituição
- Número de Identificação Fiscal
- Duas fotografias atuais, tipo passe, a cores
- Formulário Modelo 1 IMT (só para situações em que o processo de solicitação da licença é realizado por terceiros)
Por correio ao ACP:
- Original da carta de condução portuguesa, ou de outro país membro do espaço económico europeu, ou documento que legalmente a substitua
- Uma foto tipo passe, a cores
- Modelo 1 IMT, devidamente preenchido
Taxas
Normalmente, a emissão da Licença Internacional de Condução custa 30 euros. Nas instalações do IMT e do ACP é esse o preço praticado. Se não for sócio do ACP, a taxa sobe para 43 euros. Se optar pelo correio, terá ainda se suportar os custos dos portes.
Validade
A licença é válida fora do território nacional por um período de um ano. Caso a carta de condução que serviu de base à emissão da LIC esteja prestes a caducar, a Licença Internacional de Condução fica sujeita a esse prazo.
Veja também