Marta Maia
Marta Maia
27 Nov, 2023 - 09:37

Limite de transferência bancária no Multibanco: qual é?

Marta Maia

Conheça o limite de transferências bancárias no Multibanco e saiba que opções tem à disposição se ultrapassar o limite.

Limite de transferência bancária no Multibanco

Por uma questão de segurança, todos os clientes com conta no banco estão sujeitos a um limite de transferências bancárias no Multibanco, independentemente do saldo que têm à disposição.

Qual é o limite de transferência bancária no Multibanco?

Oficialmente, o limite de transferência bancária no Multibanco é definido pela SIBS, que determina que as máquinas ATM não permitem enviar mais de 100 mil euros de uma conta para a outra numa só operação.

De acordo com o Banco de Portugal, esse valor é harmonizado a nível europeu e é aplicável por operação.

Existe, no entanto, liberdade entre as instituições bancárias para estipularem limites diferentes para os seus clientes (desde que sejam menores que o da SIBS) – direito que alguns bancos usam.

Para si, enquanto cliente, o limite final é o do seu banco, se não coincidir com o da SIBS. Ou seja, esse montante pode ser inferior a 100 mil euros.

Motivos para os bancos fixarem limites inferiores

O limite de transferência bancária no Multibanco é um mecanismo de segurança. Se o seu cartão for roubado ou se alguém o forçar a fazer a transferência, o dano pode ser controlado. Por outro lado, se a transferência for fraudulenta ou feita por engano, os bancos têm menos dificuldade em resolver a situação.

Em qualquer dos casos, a limitação serve para protegê-lo a si, ao seu património e, claro, ao seu banco.

jovem questiona-se sobre como cancelar uma transferência bancária que acabou de fazer no multibanco
Veja também Sabe como cancelar uma transferência bancária? Nós explicamos

Como saber qual o limite estipulado pelo meu banco?

A melhor forma de saber o limite de transferências bancárias no Multibanco praticado pelo seu banco é revendo as condições contratuais, que devem estar no contrato que assinou no momento de abertura da conta. Se já não tiver acesso, pode informar-se junto do seu banco.

Note que o limite pode ser atualizado, por isso, se já abriu conta há muitos anos, vale mesmo a pena falar com o banco em vez de confiar unicamente no que diz o contrato inicial.

Os bancos comerciais permitem transferências que vão desde os 2.500 euros até aos 100 mil euros. Por exemplo, a CGD é o banco com regras mais apertadas e só autoriza transferências no multibanco até 2.500 euros.

Já o Millennium BCP permite transferências bancárias no multibanco até 50 mil euros. O  Novo Banco, o BPI e o Santander permitem ir até aos 100 mil euros.

3 formas de contornar o limite de transferências bancárias no multibanco

Fazer várias operações

Uma das formas de contornar o limite de transferências no Multibanco é fazendo várias operações. Na verdade, as regras da SIBS estipulam que 100 mil euros são o limite para a operação bancária, não especificam que são o limite total de transferência. Assim, pode dividir o total a transferir em parcelas mais pequenas e ir fazendo várias operações.

Combinar diferentes canais

Outra forma de ultrapassar o valor limite das operações no Multibanco é usando outra plataforma. Hoje em dia já consegue fazer transferências bancárias, por exemplo, pela internet, e é comum os serviços de homebanking terem limites de transferência diferentes dos que o banco pratica nos terminais de Multibanco.

Dirigir-se a uma agência

Pode sempre fazer a transferência bancária num balcão de atendimento do seu banco, onde, em teoria, não terá limites para o montante a transferir.

Em todo o caso, note que tanto as transferências por homebanking como ao balcão podem (e costumam) ter custos associados – e que esses custos podem ser proporcionais ao valor a transferir. Isto quer dizer que, se ultrapassar os 100 mil euros, pode pagar bastante pela operação. Pode consultar aqui os preçários disponíveis no Portal do Cliente Bancário.

Veja também Recebeu uma doação em dinheiro? Saiba se tem de pagar imposto

Vantagens de fazer transferências no Multibanco?

Ainda que o limite de transferência bancária por Multibanco possa ser um obstáculo em situações específicas, os terminais da SIBS continuam a ser a melhor opção para enviar dinheiro de uma conta para a outra.

Intuitivas e páticas

Por um lado, são muito intuitivas e práticos, e estão há tantos anos em funcionamento que praticamente toda a gente sabe usá-los.

Gratuitas

Por outro lado, as operações feitas pelo Multibanco são gratuitas, contrariando a tendência atual de cobrança de taxas em praticamente todas as plataformas que os clientes bancários têm à disposição. A gratuitidade dos terminais da SIBS está prevista no decreto-Lei n.º 3/2010 de 5 de janeiro.

Acessíveis

Portugal tem uma cobertura muito grande de caixas Multibanco e, existindo uma por perto, não precisa de mais nada. Mesmo que não tenha smartphone, computador ou internet, consegue sempre fazer as suas operações.

Tenha também em atenção que os bancos cumprem critérios de transparência rigorosos e por isso vão comunicar à Autoridade Tributária as transferências de valores mais altos.

Desta forma, espere que as Finanças fiquem a saber sempre que efetuar uma transferência desta dimensão – em particular, o Fisco vai saber quem transferiu, quanto e para a conta de quem.

Artigo originalmente publicado em julho de 2019. Última atualização em novembro de 2023.

Veja também

Artigos Relacionados