Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
05 Jun, 2018 - 13:05

Limpar cache dos seus dispositivos: quando, como e porquê

Nuno Margarido

Computadores, smartphones, tablets… Todos estes dispositivos têm uma cache. Mas o que é a cache? E para que serve? E porque é que se deve limpar cache?

Limpar cache dos seus dispositivos: quando, como e porquê

Há vários dispositivos eletrónicos que usamos diariamente que possuem uma cache para facilitar a utilização dos mesmos. Mas será que vale mesmo a pena ter a cache cheia para proporcionar uma melhor experiência ao utilizador? E quando é que se deve limpar cache? Saiba tudo neste artigo.

Porquê e como limpar cache

mulher a usar iphone

O que é a cache

A cache, de uma forma muito simples, é um depósito temporário de memória que pode ser acedido a qualquer altura para agilizar a experiência do utilizador.

Imagine que o utilizador já visitou, por exemplo, uma página web cuja imagem de fundo pode ser rosa, amarela e vermelha. Na primeira visita, o utilizador define que a cor que pretende ver na página é a vermelha e essa informação é guardada em cache para que o utilizador não seja obrigado a definir essa opção novamente quando regressa a essa mesma página.

O mesmo acontece com qualquer aplicação existente nos smartphones. A cache permite guardar certas preferências do utilizador para que a utilização do smartphone e das apps seja mais satisfatória e rápida.

Porque se deve limpar cache

Não se pode dizer que é obrigatório limpar a cache de um dispositivo, mas pode ser bastante útil quando este começa a ficar demasiado lento.

Ao longo da vida do smartphone, o utilizador vai instalando umas apps e eliminando outras. O problema? Quando uma app é eliminada, a cache retém as informações dessa mesma app. Ao fim de algum tempo, a cache acaba por guardar informações que não são precisas – tornando-se, obviamente, útil e necessário limpar a cache. O mesmo acontece no caso dos computadores pessoais.

Quando se deve limpar cache

É difícil definir um prazo para que seja feita uma limpeza à cache de um dispositivo, até porque uma utilização exaustiva de um smartphone, de um computador ou de um tablet exige uma maior preocupação com a cache e com a memória disponível.

Assim, pode dizer-se que uma cache deve ser limpa de dois em dois meses para utilizadores intensivos, ou de seis em seis meses, para utilizadores comuns.

Como limpar cache

Nos smartphones é necessário aceder às “Definições” dos mesmos e procurar pela opção que permite explorar a memória do dispositivo. Nessa opção irá aparecer a possibilidade de limpar a cache. Outra boa solução passa pela utilização da app Clean Master para poder libertar alguma da memória do dispositivo.

Felizmente para muitos utilizadores, a Clean Master também existe para o computador e permite limpar grande parte do lixo que o dispositivo acumula, nomeadamente no que diz respeito à memória que o navegador utiliza. Ver app >>

Veja também