ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
04 Ago, 2022 - 20:00

Como limpar um deck exterior de madeira: 7 dicas eficazes

Catarina Milheiro

Não sabe como limpar o deck exterior? Está cansado de experimentar e nada faz efeito? Siga as dicas e comece já hoje a limpeza do seu.

Se também não sabe como limpar o deck exterior de madeira que tem na sua varanda, terraço ou quintal, este artigo é para si.

Ter uma área exterior devidamente limpa e organizada como um jardim, um terraço, uma varanda ou até um quintal é o desejo de muitas pessoas – especialmente nas épocas mais quentes do ano.

O objetivo destes espaços é poder usufruir deles ao máximo, seja para jantar, dar uns mergulhos na piscina ou até mesmo só para relaxar. No entanto, a dada altura, a limpeza destas zonas com deck pode trazer-lhe algumas dificuldades.

Fique connosco e saiba como limpar o deck exterior de forma rápida e eficaz.

Como limpar o deck exterior: são 7 as dicas infalíveis

Está cansado daquele aspeto baço e desgastado que o seu deck aparenta? Está no sítio certo para saber como limpar um deck exterior e mantê-lo sempre bonito e brilhante. Atente nas dicas que temos para si e experimente – garantimos que não se vai arrepender.

1.

Retire todos os objetos do local

O primeiro passo para iniciar a limpeza do seu deck exterior passa por retirar todos os objetos que tem nessa área. Desde cadeiras, mesas, objetos de limpeza da piscina ou até utensílios de jardinagem, o importante é retirar tudo para facilitar a limpeza do local.

2.

No caso de haver um quintal ou jardim à volta, limpe-o primeiro

Para uma limpeza eficaz do deck, é essencial que, primeiramente seja feita uma limpeza do quintal ou jardim ao seu redor (caso existam).

Por isso mesmo, depois de retirar todos os objetos presentes no local, comece por observar bem o seu quintal ou jardim. Retire todas as folhas caídas e se precisar, corte a relva para garantir de imediato um aspeto diferente da área envolvente.

Veja se as plantas ou flores que tem no exterior precisam de ser adubadas ou tratadas e cuide delas. Depois, regue bem.

No caso de existirem outros materiais à volta como pedra, granito ou mármore, deve misturar uma solução de limpeza apropriada com água quente e lavar muito bem. Desta forma, estará pronto para se focar na limpeza eficaz do seu deck.

3.

Utilize uma vassoura de cerdas duras para varrer o deck

Varra o deck com a ajuda de uma vassoura de cerdas duras. O objetivo é eliminar as poerias, possíveis folhas e lixo que se vão acumulando entre as tábuas do deck com o tempo.

Uma boa dica para evitar uma limpeza mais profunda, é varrê-lo com regularidade ou utilizar uma espátula com muito cuidado para não estragar as tábuas.

4.

Verifique se as tábuas do deck estão devidamente presas

Realinhe as tábuas que se tiverem deslocado e se necessário, troque as que apresentarem sinais de deformação ou danos irreparáveis. Normalmente, o deck exterior começa a ficar perigoso se a madeira estiver muito danificada e o problema pode agravar quando se utilizam produtos corrosivos numa lavagem incorreta.

5.

Limpe o deck com sabão mole tradicional

Esta é uma excelente opção para limpar o deck exterior. Trata-se de um produto que pode ser aplicado de formas distintas no exterior, por isso mesmo pode ser adquirido facilmente em lojas agrícolas.

Assim, deve aplicar o sabão não diluído diretamente no deck e utilizar uma escova para esfregar. Este método leva tempo e paciência, mas garante que todas as entranhas do deck ficam devidamente limpos.

No final, basta enxaguar bem a área – para o efeito pode optar por uma mangueira ou um balde.

6.

Utilize cristais de sódio e amido para uma limpeza mais económica

Se preferir, também pode escolher este método de limpeza um pouco mais económico, mas eficaz. Contudo, o recomendado é transformar os cristais de sódio (carbonato de sódio) numa pasta de limpeza. Para isso deve:

  • Misturar em 500 ml de água morna, 2 a 3 colheres de sopa de amido;
  • Misture e agite muito bem até que não existam grumos;
  • De seguida, despeje a mistura num recipiente maior com 5 litros de água morna;
  • Adicione 100 gramas de cristais de sódio e ferva até que o líquido comece a ficar mais grosso.

A partir do momento em que a sua pasta de limpeza está pronta, pode aplicá-la diretamente nas tábuas do deck e espalhá-la com a ajuda de um pincel. O ideal é deixar atuar por 2 horas e no final, enxaguar toda a área sem que restem resíduos.

7.

Aplique um óleo para decks de madeira

Assim que a sua limpeza estiver feita, é necessário deixar o deck secar durante pelo menos 24 horas para poder aplicar o óleo.

Esta é a dica infalível para todos os que pretendem ter um deck sempre bonito e brilhante, garantindo ainda que a madeira fica devidamente protegida. Para o efeito deve aplicar uma de mão anual de óleo ou verniz adequados ao seu tipo de deck.

Se não souber qual o mais indicado, o melhor é dirigir-se a uma drogaria ou a uma loja específica, e indicar o tipo do deck. Pergunte qual o verniz ou óleo mais apropriado e voilà! Basta aplicá-lo com um pincel e deixar secar naturalmente.

Mas atenção: se este processo for realizado com o deck ainda húmido, saiba que a aplicação do óleo pode reter a humidade no interior. O que significa que a madeira do seu deck pode apodrecer ao longo do tempo. Por isso já sabe, não tenha pressa e deixe secar por pelo menos um dia.

Aplique estas dicas de limpeza do deck exterior e veja os resultados por si.

Veja também