Luana Freire
Luana Freire
15 Nov, 2021 - 15:13

Como tirar manchas da madeira: todas as dicas para móveis e chão

Luana Freire

Marcas de copo, caneta, café? Podemos prevenir, mas também podemos tratar. Saiba como tirar manchas da madeira.

como-tirar-manchas-da-madeira

A casa é um espaço que se quer vivo, em movimento. Ora fazemos um jantar de família, ora temos amigos para celebrar. E, no dia a dia, há sempre as marcas que nós próprios deixamos no nosso lar. A rotina de limpeza existe, mas nem sempre ela inclui boas técnicas para manter tudo como novo. Se os móveis e o chão estão a precisar de um upgrade, saiba agora como tirar manchas da madeira e ter tudo como novo.

Como tirar manchas da madeira: guia essencial e todos os truques

polir e envernizar pisos em madeira

Primeiro, analise qual é o tipo de madeira

Há distinto tipos de madeiras e importa saber defini-los para avaliar qual será o melhor método para eliminar as manchas.

As madeiras mais claras, ao contrário daquilo que muitos acreditam, são mais sensíveis a nódoas. Madeira de pinho, por exemplo, é mais porosa e, por isso, absorve mais dos elementos que vão deixar marcas e, também, dos produtos que vamos utilizar para limpar a madeira.

As madeiras mais escuras e menos porosas, por sua vez, são mais resistentes às manchas.

O segundo passo é avaliar a profundidade da mancha

Para saber como tratar uma mancha na madeira, antes é necessário avaliar até que ponto o móvel está comprometido. De acordo com a profundidade da nódoa, será mais simples definir qual o melhor método para solucionar a questão.

Por exemplo: uma mancha superficial pode ser tratada apenas com um método selador, enquanto que uma mancha mais profunda poder exigir lixar.

Está na altura de definir como vai tirar a mancha da madeira

Com óleo: um óleo específico para tratar madeira pode ser o suficiente para eliminar uma mancha mais simples. O óleo infiltra-se na superfície da madeira e é capaz de restaurar a sua cor. Depois de aplicar, basta deixar que seque e finalizar com um produto para polir, como uma cera de lustrar móveis.

Lixa: as lixas são indicadas para tratar manchas mais profundas. Será necessário lixar a região manchada com uma lixa fina, sempre no sentido das fibras da madeira, para evitar riscos. Danos mais intensos podem exigir que toda a superfície seja lixada e tratada, para um resultado homogêneo. Por fim, será preciso usar um verniz (se o móvel tiver efeito de madeira natural) ou pintar com uma tinta semelhante à original.

Ferro de engomar: muitas vezes, para eliminar manchas superficiais, o calor pode ser um aliado. Experimente usar um pano húmido sob a mancha e passar com o ferro de engomar. Insista no processo pelo tempo suficiente, até que perceba que a marca começa a desaparecer. Depois, basta polir o móvel como habitual, ou utilizar um produto com efeito lubrificante – como o WD40.

Agora vamos saber como tirar, de forma eficiente, manchas mais comuns da madeira.

Como tirar manchas de copos da madeira

As manchas redondas e claras na madeira indicam que houve contacto prolongado com humidade. Há duas formas simples, caseiras e económicas de tratar destas manchas.

Vaselina: passe uma camada de vaselina sobre a área afetada da madeira e deixe de um dia para o outro. Para finalizar, lustre com um pano húmido.

Bicarbonato e pasta dos dentes: deve usar esta técnica com alguma cautela para não arranhar o móvel. Junte uma colher de sopa de bicarbonato de sódio à quantidade suficiente (e generosa) de pasta dos dente – o objetivo é obter uma pasta bastante homogênea. Use esta solução caseira sobre a mancha, com os movimentos que faz para lustrar. Utilize um pano húmido para retirar os resíduos.

Como tirar mancha de café ou vinho da madeira

Prepare uma solução de água morna e álcool, em partes iguais, e aplique sobre a zona manchada da madeira – use um pano macio, como uma flanela.

Como tirar mancha de caneta da madeira

Manchas de caneta, se não forem muito antigas, podem desaparecer da madeira sem que tenha de recorrer a uma lixa.

Para isso, utilize detergente neutro com água, numa mistura que seja mais concentrada do que que usa para as limpezas domésticas habituais.

Como tirar manchas de gordura da madeira

As manchas de gordura cedem bastante bem à ação de um detergente desengordurante. Aplique diretamente sobre a mancha e esfregue.

Tenha apenas cuidado com o excesso do produto e com o tempo de ação, uma vez que pode manchar o verniz da madeira.

sala com chão de madeira
Veja também Chão de madeira: o tipo de pavimento que nunca sai de moda

Previna as manchas na madeira

Para evitar estes trabalhos, é boa ideia adotar algumas medidas que previnam as manchas sobre os móveis de madeira.

É essencial proteger a madeira durante a utilização. Durante as refeições, por exemplo, use uma toalha sobre a mesa, bases de copos e suportes para tachos e panelas. Não deixar um móvel de madeira exposto ao sol é outra das dicas que não lhe pode escapar.

Também a manutenção regular dos móveis é uma das formas de mantê-los como novos. Superfícies de madeira que não são limpas com regularidade tendem a ficar manchadas.

Uma dica para a manutenção das madeiras: uma vez por mês, use um óleo mineral para hidratar, polir e proteger.

Veja também