Sabe o que são os injectores de combustível? São componentes, válvulas eletromagnéticas, que são responsáveis pela pulverização do combustível para a câmara de combustão do motor. Esta função indispensável demonstra como é necessária uma cuidada limpeza de injectores.
Os injectores, tal como o nome indica, vão injetar o motor com o combustível pressurizado da bomba, de forma gradual e controlada. O objetivo é que o combustível chegue à câmara de combustão o mais diluído possível, para facilitar o seu “consumo” por parte do motor. Isto faz com que o carro ande melhor. Hoje em dia os sistemas de injectores são controlados eletronicamente, através de sensores.
Os injectores funcionam de forma diferente em motores a diesel ou em motores a gasolina. Podem funcionar de forma direta ou indireta, dependendo da tecnologia aplicada ao motor do veículo. Funcionando bem, os injectores podem reduzir os consumos e ajudar à potência, mas sujos pode ser os responsáveis pelo mau comportamento do motor.
Limpeza de injectores
Há quem esteja mais atento aos sinais de problemas com o motor e há quem espere pela revisão habitual para atribuir a responsabilidade à sujidade dos injectores. De facto, não se deve descurar a verificação periódica de todos os componentes dos motores.
Se notar problemas no funcionamento, consumos demasiado elevados de combustível, falhas na aceleração, perdas de potência, falhas no arranque a frio, leve o carro a uma oficina para que seja feito o diagnóstico.
Se, de facto, a limpeza de injectores for necessária, saiba que existe uma diferença entre limpar e descarborizar. A sujidade dos injectores vem do próprio combustível, por isso há especialistas que defendem que a limpeza química (com um produto pressurizado que vai substituir combustível), não é aconselhada, porque os detritos são lançados para o motor.
Um dos métodos mais recomendados para a limpeza de injectores é a limpeza por ultra sons, uma técnica que retira os injectores do motor e os coloca em buretas de vidro para serem limpos, com um solvente próprio.
Existem kits de limpeza de injectores, que incluem o líquido necessário para a limpeza ultra-sónica. Contudo, se não tem grandes conhecimentos de mecânica, é melhor levar o carro a um profissional. Ainda existe alguma polémica quanto à necessidade de limpar os injectores com frequência, mas vai tudo depender da resposta do motor e da sua relação com a transmissão dos combustíveis.
Veja também: